Ouvir

Silvia Alvarenga

  • 25
  • Jun
  • 2012

Ouvir

  • 25
  • Jun
  • 2012

Você já parou para pensar sobre a importância de ouvir?

Para aprender você precisa de ouvir, para se tornar numa pessoa flexível também é necessário ouvir. Para ser um bom profissional é imprescindível saber ouvir a opinião alheia. Na realidade o ouvir é o inicio para tudo na vida.

No entanto, nós só ouvimos alguém quando estamos atentos, quando paramos para escutar o que há para dizer.

A verdade é que temos certas ideias fixas na nossa cabeça, que não queremos ceder a nenhuma outra ideia. Talvez devido à experiência do passado.

Obviamente que é muito mais prazeroso falar, ser a popular do grupo, mas… o ouvir parece que é ficar para trás, ou não ter personalidade. É ou não é, o que acontece quando alguém fica calado diante dos outros?

Mas é justo no ouvir que podemos medir, pesar e avaliar. Colocar na balança e ver o que convém.

Mas a que ponto podemos verdadeiramente ouvir? Ter ouvidos para ouvir?
Temos ouvidos, mas as vezes apenas servem para ouvir o que queremos ouvir e não atentar para o que os outros tem a dizer.

Quer saber, mesmo? Te interessa?

É quando você necessita de uma direção. Quando todas as suas perspectivas falharam e já não se vê a si mesmo com a resposta para todos os planos.

E aí… aparece Deus para falar.

“Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei, uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.” Gn 12:1- 2

Quando Deus fala com um indivíduo, não tem como ele ignorar, pois a sua voz é forte e capaz de trazer uma luz para todas as perguntas.

Deus é assim. Ele fala. Mas nem sempre estamos dispostos a ouvi-Lo, porque ainda achamos que temos o direito e capacidade de discernir o que nos convém. Pensamos que somos maduros e independentes para resolver tudo.

Mas, eu vejo que não. Cada dia… eu falho. E só vem a confirmar que é necessário eu ouvir a voz de Deus para minha vida.

Isso consequentemente me faz dependente de Deus!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

25 comentários

  1. Dona Viviane, eu procuro sempre ouvir a opnião dos outros para que eu venha aprender mais e ser cada vez melhor, principalmente ouvir a voz de Deus, mas a senhora disse algo que me intrigou um pouco, a senhora disse que quando ouvimos nós não temos personalidade, me desculpe se estiver errado, mas eu discordo, eu sempre procuro escutar porém também tenho minha personalidade, por exemplo, procuro sempre me vestir bem de acordo a mostrar minha personalidade (porém me visto decentemente claro) mas sempre me coloco em meu lugar para escutar o que os outros tem a dizer. Enfim, isso que eu fiquei meio intrigado.

    Ver mais
  2. Quando gostamos de ouvir normalmente gostamos de aprender, e consequentemente nos tornamos pessoas melhores,mais instruidas… Mais gostar de ouvir a voz de Deus é mais dificil, até mesmo para aqueles que querem se tornar pessoas melhores, pois a Sua voz normalmente nos mostra que devemos sair da nossa zona de conforto, largar tudo o que nos faz sentir seguras e confiarmos Nele, e isso é dificil e sempre será, mais quando decidimos prestar atenção e seguir a Sua voz, aí reconhecemos a nossa pequenez e descobrimos o quanto somos amadas.

    Maravilhoso!

    Obrigada pela postagem D.Vivi, temos realmente que parar para ouvir.

    Ver mais
  3. Isso é verdade D Vivi,

    Muita das vezes quando uma pessoas é muito calada ninguém quer ficar perto dela, mais Deus não ver assim e não despreza ninguém…

    Já Deus ele sempre esta a falar connosco, mais somos nos que fazemos a escolhe, de escuta-lo e praticar aquilo que foi falado, ou se intimidar e agradar o seu EU.

    Toda as vezes que tomei uma atitude de acordo o meu “saber”, depois eu me arrependi.

    Mais quando eu ouvir a voz de Deus, e fiz oque Ele havia me ordenado, logo coloquei em pratica, a dúvida nem passou pela a minha cabeça, nem muito menos o medo.

    Foi rapidinho, quando Deus fala você tem que tomar aquela atitude naquele exacto momento…

    Muito bacana!

    Ver mais
  4. poxa que bacana sabe eu nunca tinha parado para
    pensar nisso. e algo que mim tocou muito foi “temos ouvidos mas apenas servem para ouvir o que queremos ouvie e não atentar para o que os outros tem a dizer.” caramba e eu estava dessa forma queri ouvir na hora que eu achasse que era certo um pequeno detalhe que faz toda difrença e aparti de hoje Ja mudei!!! preciso
    aprender a ouvir…obrigada!!!

    Ver mais
  5. BOM DIA D.VIVIANE,TENHO GRANDES EXEMPLOS NA MINHA VIDA,MESMO DEPOIS DE CONHECER A VERDADE,POR VEZES NAO TINHA OUVIDOS PARA OUVIR,E POR ESSA RAZAO APANHEI MUITO NA MINHA VIDA,PORQUE SE TIVESSE DADO OUVIDOS HA VOZ DE DEUS,NAO TERIA TOMADO DECISOES PRECEPITADAS,QUE AINDA TOU A SOFRER AS CONSEQUENCIAS,MAS CREIO QUE ME SERVIU DE EMENDA,PORQUE HOJE DOU MAIS OUVIDOS A DEUS,E SO ELE CONTA PARA MIM.BJS.PARA A SENHORA.DEUS A ABENCOE,MAIS E MAIS.

    Ver mais
  6. Dª Vivi!
    eu hoje passei por isso… fui esclarecer umas duvidas acerca de emprego e srª q me atendeu passou o tempo a “atacar-me”, à medida que me atacava eu respondia… enfim!
    acabei por me aperceber, q não vale estar a falar qndo tenho de ouvir (mesmo sendo injustiçada, ás vezs não é mesmo necessário respondermos)

    Ver mais
1 2 3 4 5