Ousadia da Fé
- 22
- Out
- 2012
Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel…” (At 2:13–16)
Veja que Pedro não ficou sentado e nem calado! De imediato, tomou uma atitude contra a ironia ou afronta que aquelas pessoas ousavam proferir.
Eles não sabiam o que estava a acontecer; estavam desorientados, considerando até mesmo “engraçado” o que sucedera no meio dos que foram selados com o Espírito Santo. Mas Pedro… Após ser selado com o Espírito Santo, não ousava mais calar-se ou fugir.
Lembre-se que Pedro, de antemão, era covarde em professar o nome do Senhor Jesus, mas agora… Qualquer problema diante dele, era motivo para manifestar a sua fé e também provar que o Espírito que desceu sobre ele, não era covarde.
No dia em que fui batizada, era essa a audácia que se apoderava de mim.
É aqui… Que cristãos deixam a desejar: Temem, acovardam-se e permitem as pessoas dizerem o que bem lhes apraz. Perante os demais, calam-se, e ainda permanecem no seu lugar, ao invés de se levantar… Ou, senão, fogem calados.
Incrível!! Parece que o Espírito Santo faz as pessoas tímidas, covardes, “educadas”, discretas, para não expôr e nem impor as suas ideias. Mas não é isso… Nutrem é uma insegurança relativamente ao que há de vir sobre si.
Mas porquê tal insegurança? Qual é o motivo disso? Para quê procurar a aprovação das pessoas, se o Espírito da Verdade e de Poder está sobre nós?
O problema não é o Espírito Santo! Mas as dúvidas, a insegurança, o medo; os pensamentos relativamente à opinião alheia, que se tornam cruciais nestes momentos, naturalmente impedindo a manifestação da fé.
Qual é a razão disto?
O motivo pelo qual a pessoa se permite dominar por esses malditos sentimentos, é porque está cheia de si mesma, e não de Deus. Ao invés de estar em espírito, permanece mais atenta ao que sucede no exterior. Fica preocupada; materializando assim uma fé emotiva.
Mas quando permanece de vigia à sua fé, tem um objetivo bem firmado; não há ninguém que a amendronte. Ela fica só, mas apenas com uma certeza dentro de si: Partir para cima do seu sonho! Agride o medo; a insegurança e age em conformidade com a total confiança do Espírito Santo.
Na verdade, o ódio contra a injustiça transmite-lhe força para enfrentar todas as barreiras adiante. “Parte para cima” como nunca.
Quem é você? Insegura? Porquê?
Qual o motivo: Falta do Espírito Santo ou cheia de si mesma? E porque não venceu ainda? Porque tarda tanto tempo?
Jesus, não disse, que o Espírito Santo nos guiaria a toda a verdade? Então porque ainda insiste nesse caminho de ilusão e frustração?
Que Espírito é esse… O d’Ele ou o seu?