Obreira, como conciliar todos os afazeres?
- 17
- Out
- 2013
“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.
Querida Obreira,
Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!
O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.
A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.
De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?
Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”
Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.
Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.
Quem é mais importante para si? Pense bem!
Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!
Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)
Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.
Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa
valquiria/quarai fronteira c uruguay
Outubro 24, 2013 às 12:31
Bom dia dona olha Deus tem usado a sras de um jeito extraordinario,vejo o quanto o Espirito Santo nos ama e cuida de nós.Estou nessa situacao,amo servir a Deus ,mas ultimamente tenho me sobrecarregado ,nao vou a faculdade porem é marido,filhos trabalho (em casa),casa p organizar,nucleo de oracao 2 vzes por semana eu ultimamente ando c meu corpo cansado,percebi q ate quando deito p dormir nao descanzo porque estou tensa p o dia seguinte,em minhas oracoes peso a DEus q me de forzas e me renove .Um abrazo
Gislaine Farias
Outubro 23, 2013 às 20:43
Olá amiga, vivo também uma situação como esta, e no inicio quando comecei a Faculdade não foi nada facil, deixei a desejar com a minha comunhão com Deus e me esfriei, ,mas devido a sinceridade do meu coração Deus me renovou e eu entendi pincipalmente no Jejum de Daniel que mesmo que tenhamos pouco tempo se estivermos em Espirito e Fazendo propósitos espirituais iremos nos manter na Fé, as vezes uma oração no banheiro durante o horario de almoço ou levantar 30 min mais cedo para orar e ler a biblia ajuda bastante, espero ter ajudado
Kathy Valente
Outubro 23, 2013 às 17:51
Boa Tarde D. Ana Luísa,
Este é um assunto muito profundo, eu acho que se for perguntar quase 100% das obreiras passaram ou estão passando esta situação. E eu não fui diferente, antes do jejum de Daniel, eu estava num trabalho que me consumia meu tempo todo, eu ganhava bem mas entrava as 9 da manhã e as vezes saía as 9, 10 da noite, segunda á sábado e as vezes inda ia trabalhar domingo á tarde. Claro que já pouco tempo ficava para o meu marido e tarefas domesticas o que dirá ir a igreja ou ter tempo para as minhas tarefas como obreira.
Até que um dia percebi que não poderia continuar assim e tive de fazer opções. uma delas foi deixar o meu trabalho e entregar-me de corpo e alma neste jejum de Daniel para ser renovada.
Quer que seja sincera consigo D. Luísa? só me arrependo de não o ter feito antes, ter estado tao atarefada que não dei por mim a ficar para trás.
Agora tenho montes de coisas para fazer mas não deixo que isso se coloque a frente da minha comunhão com Deus. pois se o colocamos em primeiro lugar na nossa vida todas as outras coisas vem por acréscimo.
Obrigada D. Ana Luísa por mais uma mensagem e que Deus a use cada vez mais.
nilce
Outubro 23, 2013 às 15:38
olá
estou vivendo exatamente isso. trabalho, faculdade afazeres na igreja. estava realmente precisando dessa mensagem, esse alerta espiritual. são tantas responsbilidades que nós mesmo nos impusemos que chega um momento que parece que o corpo vai entrar em colapso e o pior é que não conseguimos mais sucesso em que estamos fazendo pois estamos com a força tão dividida. já houve dias em que cheguei na igreja á noite e estava muito cansada mesmo que por mais que o meu espírito quisesse ir adiante o meu corpo simplesmente gritava: pare! pare! resultado: não produzi como eu poderia ter produzido. fico triste e revoltada também pois muitas vezes nem posso ir a igreja ou mesmo sair com os grupos para o trabalho nas ruas,mas não posso desistir tenho pedido a Deus que me ajude e me oriente pois não quero deixar Ele em ultimo lugar e hoje através deste post Ele me respondeu, aleluia!!. vou verificar minhas maiores prioridades, não posso jogar minha salvação no lixo por causa de meus projetos de vida. quero que os projetos dEle se cumpram em mim.
Samanta Morais
Outubro 22, 2013 às 20:30
Olá D Luisa, já tive situações assim, que cada dia parecia mais uma matatona, tinha muitos afazeres, e teve uma hora que eu tive de escolher, pois estava atrapalhando a minha vida com Deus. E cheguei a conclusão de que há certas pessoas que conseguem fazer inúmeras coisas e bem feitas, outras não. E cabe a cada um se analisar e ver que estrutura tem, e o importante é ser sincera consigo mesma, eu tive medo de abrir mão de algumas coisas da igreja, mas era necessário para o bem da minha salvação, e como a sra disse, nada deve interferir esse relacionamento com Deus.
Na fé.
Kelly
Outubro 22, 2013 às 15:38
Olá D Luisa obrigado por este post, estava realmente precisando, isso acontece comigo sempre, pois tenho algumas responsabilidades na igreja, e quando recuso mais alguma tarefa não sou bem vista, mas tenho dentro de mim que não podemos abraçar o mundo e como irei conseguir fazer o melhor se tenho muitas coisas para fazer???, Por isso no que me proponho a fazer faço 100%, e com certeza a Vida Espiritual está em 1º lugar sempre, acredito que por este motivo Deus tem me renovado e me sustentado até hoje a na Sua Presença, mesmo sem merecer.
Obrigado pelas mensagens sempre edificantes.
Bjs
Kelly Cunha