Obreira, como conciliar todos os afazeres?

Luisa Teixeira

  • 17
  • Out
  • 2013

Obreira, como conciliar todos os afazeres?

  • 17
  • Out
  • 2013

“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.

Querida Obreira,

Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!

O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.

A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.

De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?

Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”

Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.

Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.

Quem é mais importante para si? Pense bem!

Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!

Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)

Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.

Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

  1. Olá Dn. Luisa.Sou obreira a 3 anos e meio e vim conta o que aconteceu comigo..
    Já passei por uma experiência parecida com esta que se não tivesse ficado atenta, poderia ter colocado em risco a minha salvação.
    Estava desempregada na época que entrei na obra, e me revoltada por querer ajudar mais financeiramnete falando e não ter condições. Foi ai então que me apareceu um emprego que eu “achava” que era de Deus…
    No começo mil maravilhas, havia tempo para estudar, trabalhar ir a igreja e ter minha intimidade com Deus..
    Mai scom o passar do tempo me vi trabalhando de domingo a domingo, onde já estava sem tempo suficiente para estudar, ia para a igreja todos os dias mais havia entrado no automatico.. Ia só para não deixar de cumprir um “compromisso”, e Deus não estava se agradando disso. Tinha tempo d eir para a igreja, mais a vida com Deus que vai além da porta da igreja, que é o nosso tempo pessoal com Deus em oração, jejum, buscar em casa e etc, já não existia mais..
    Foi quando parei em meio aquela correria da minha vida e vi como o diabo estava qerendo me enganar, mostrando que mesmo na correria dava tempo de ir a iurd, colocar o uniforme, e então tava tudo certo..
    Ali me revoltei e resolvi largar tudo!! Abri mão daquele emprego que me afastada de Deus, e no mesmo dia DEus me deu outro ue todo mundo gostaria de ter..
    Amigas, não tenham medo de sacrifcar o que for pela nossa comunhão com Deus, Ele nunca nos deixará na mão se mostrar-mos para Ele que é a nossa prioridade.
    Eu aprendi isso e só me ajudou em todos os sentidos da minha vida.
    Deus as abençoe
    Beijinhos
    Mari

    Ver mais
  2. Isso é verdade, no inicio desse ano me matriculei no curso que eu desejava a anos mas, comecei a me perguntar o que seria de mim depois de ano indo a igreja só aos domingos,logo eu que detesto acordar cedo, e ainda estava vivendo um momento muito difícil e não conseguia achar saída as vezes nem tinha forças pra orar, então quando veio a fogueira santa eu peguei meu curso e coloquei no altar foi até difícil da instituição me reembolsar pois o valor só veio uma semana depois da data de cumprir o voto mas, mesmo assim eu peguei outro envelope e fiz o que tinha prometido…Depois dessa fogueira meus olhos se abriram, tinha uma experiência maravilhosa com Deus… Ainda pretendo estudar mas não nas condições de antes, também não me encho de tarefas na igreja pois como uma esposa de pr. me disse do que adianta fazer e não ser, pois a minha frieza espiritual começou porque eu tinha muita responsabilidade a igreja e quando elas diminuíram eu comecei a viver problemas que não tinha antes, ou melhor eu que não via pois eles sempre existiram…

    Bjus,
    Leila.

    Ver mais
  3. Minha rotina também é essa: trabalho,faculdade,casa,marido e o principal minha comunhão com Deus.
    Não é tarefa para muitas,mas procuro colocar Deus em primeiro lugar, pois sem Ele nada terá sentido.
    Quando estou na igreja procuro me dedicar 100%.

    Ver mais
  4. Olá dona Luísa!
    Eu já passei por isso sim, tantos afazeres como escola, cuidar das coisas de casa, responsabilidades na igreja, cuidar do povo, fazer jantar, etc..faziam com que todos os dias a minha agenda estivesse cheia, sem ter espaço para mais nada, depois vem o cansaço físico que é só encostar na cama e pronto só acordar no outro dia de manha bem cedo!
    Não tinha tempo para parar e olhar para dentro de mim, não tinha tempo para ouvir a voz de Deus, a vontade dEle para mim e isso fez com que eu enfraquecesse espiritualmente falando, pois não tinha nada de novo, nada de Deus, nenhuma experiência intima com Ele.
    Até que eu entendi quer eu tinha de me organizar e claro priorizar a minha vida com Deus.
    Tive de escolher e por ter escolhido O certo hoje consigo conciliar os meus afazeres com a minha vida espiritual.

    Ver mais
  5. Bom dia D.Viviane , é evidente que devemos priorizar em absoluto as coisas de Deus o que não quer dizer também que surgem situações no dia a dia que não possamos ir a uma determinado dia ao culto talvez por um assunto impossível de ser adiado e termos que nos ausentar,ou então conciliar os horários a casos que não dá mesmo ,mas é importante a nossa comunhão com Deus .

    Ver mais
  6. Olá,
    Tenho passado exatamente por essa situação. Escrevo este comentário deitada na cama e atrasada para faculdade, por ter ficado acordada até tarde adiantado o almoço de hj!!!! Desde que a minha mãe falaceu ha 1 mês, eu praticamente assumi toda responsabilidade doméstica; mais trabalho e faculdade, me deixando exaustada; e confesso que tenho deixado a desejar com minha vida espiritual!!!! Mas creio q este post veio ao meu encontro, pois tenho pedido direção a Deus de como mudar essa situação, e mais claro que isso impossível!!! Obrigada 😉

    Ver mais
    1. Ola Caroline eu nao entendí do porque fala ahí e imposible? Deixeme te decir algo,si Dios permitió es por algo y porque voce pode, se acha que Ele iría conceder algo pra que te destruya o pra q voce destruya, yo tengo una situación parecida soy madre soltera de 24 anhos,y ahora soy madre de uma herma adolescente,casa hermaos trabalho,a obra sabe? Estos días eu estou viendo como uma universidade Deus esta me moldeando y convirtiendo me en una mujer virtuosa, yo no cual es o teu sonho Talvez esta viendo como dificidmas chegar ate ele mas levanta ahora, si Dios te esta dando la dirección entonces ve porahi Deus e contigo viva esa dependencia en El un abrazo,disculpa o meu portugués

      Ver mais
    2. Oi Dna, é verdade tem horas que temos que pesar o que temos na nossa responsabilidade e ver se realmente estamos priorizando o nosso Deus. Digo por experiência própria, porque me casei a pouco mais de um ano e trabalhava numa loja e fazia faculdade (EAD). Antes saia do trabalho e já ia para reunião da noite, mas quando casei ficou muito dificil conciliar tudo, tinha que limpar e cozinhar também, além de dar atenção ao meu marido, foi ai que decidi, larguei três anos de trabalho e fui estagiar com carga horária menor e consequentemente salário também. Mas tinha isso dentro de mim que Deus me honraria porque estava fazendo em primeiro lugar pela minha vida com Ele. Hoje trabalho pouco, ganho bem melhor que no estágio, e tenho tempo para buscar e servir o meu Deus, estudar e cuidar da minha casa.
      Por isso não sintam medo de abrir mão de algo por Deus, Ele é fiel e justo para nos dar o melhor em troca!!

      Na fé.

      Ver mais
    3. Este post me ajudou muito, pois tenho me sentido atarefando demais, sem saber conciliar minhas tarefas. O que mais temos e deixar de lado minha vida Espiritual, mas creio que não irá acontecer. Com esta mensagem, pudeaprender bastante!!! Bjs

      Ver mais
1 2 3 11