Obreira, como conciliar todos os afazeres?

Luisa Teixeira

  • 17
  • Out
  • 2013

Obreira, como conciliar todos os afazeres?

  • 17
  • Out
  • 2013

“Olá! Gostaria que um dia o tema do post fosse, de como uma obreira poderia conciliar faculdade, trabalho e vida espiritual, já que há tantos “tristemunhos” de ex-obreiras que esfriaram na fé, por não conseguirem conciliar tais atividades. Outras temem por estar na faculdade, estudar, trabalhar, ajudar em casa, na igreja, e acabarem por ficar sem tempo, ou cansadas demais para sua a vida espiritual…”.

Querida Obreira,

Realmente este é um assunto bastante sério e preocupante, pois quando ficamos “atulhadas” de afazeres, a tendência é de descurar alguma área da vida, e infelizmente, o que temos presenciado, é que a parte mais afetada, é a espiritual. E porquê? Por falta de ser de Deus? Por falta de orientação? Não é por aí!

O problema é que quando estamos muito ocupadas, acabamos por não ter espaço para pensar, para olhar para dentro de nós, e isso prejudica-nos muito, no sentido de deixarmos de ouvir a Voz de Deus e de procurar a Sua direção para a nossa vida.
Só pensamos em dar conta das nossas responsabilidades, pois não queremos deixar a desejar, e é dessa forma que a vida espiritual se vai definhando. Essa é uma das armadilhas mais sagazes, que o diabo tem usado para aprisionar a muitos servos.

A realidade é que quando assumimos inúmeros compromissos, tendemos a nutrir uma ansiedade que bombardeia uma intensa preocupação na nossa mente, e o pior de tudo, são as consequências que colhemos desse desequilíbrio: Desgaste mental e físico, perda de sono, e ainda a famosa frustração, por causa de não conseguir cumprir com todo o trabalho que estava em suas mãos.

De que adianta tudo isso? O que vai trazer de benéfico para a nossa vida?

Eu sei que se pergunta agora mesmo: “Mas como é que vou conciliar os meus muitos afazeres? Não posso abandonar as minhas responsabilidades…”

Concordo consigo, não deve abandonar! Porém, deve fazer uma pausa para observar com muita atenção, até que ponto o ritmo que tem levado, está a prejudicar a sua vida espiritual. Se chegar à conclusão de que realmente não tem estrutura para suportar tanta carga de trabalho, então deverá, urgentemente, fazer escolhas, abrir mão de algo, menos do seu compromisso com Deus! Muitas ficam frias na fé, por causa desse síndrome da “super mulher”, de querer abraçar o mundo.

Não se esqueça que para entrar no Reino dos Céus, tem que haver renúncia, e muitos não estão dispostos a pagar esse preço, acabando por cair na ansiosa solicitude da vida, como está escrito em Mateus, no capítulo 6, dos versículos 25 ao 34.

Quem é mais importante para si? Pense bem!

Você não vai deixar de fazer o que é necessário, é obvio! Mas também não deve colocar nada à frente de Deus, pondo em risco a sua Salvação. Um conselho que lhe dou: Pense muito bem antes de assumir outras responsabilidades, que vão requerer de si mais esforço e tempo, impedindo a sua ligação com Deus e o empenho a 100% no seu chamado, que é ganhar almas!

Cada um é como cada qual! Como assim? Cada um tem a sua estrutura… uns conseguem conciliar muitas coisas, outros nem tantas. Cabe a nós fazer essa avaliação.
Agora, uma coisa é certa: “… buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu mal” (Mateus 6:33;34)

Pergunto ainda: Conseguiu entender a gravidade da situação? Alguma vez passou por isso, ou está a passar? Conte-nos! Deixe o seu comentário; não se esqueça que a sua opinião pode ajudar a muitos.

Siga-nos: http://www.facebook.com/obreiros.em.foco.europa

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

71 comentários

  1. Olá! Sou obreira e tenho passado por isso, e essa mensagem me chamou a atenção. Entendi a importancia de sempre priorizar a nossa vida espiritual, de colocá-la a frente de qualquer coisa e de nos organizar, organizar nossas prioridades. Obrigada! Abraços!

    Ver mais
  2. Já passei por isso, por estudar, trabalhar, responsabilidades em casa, na igreja…..enfim. Organização, essa é a palavra chave. Organizando os afazeres saberei o que é prioridade e o necessário, mas nunca deixar a minha vida espiritual de lado!!

    Ver mais
  3. Muito bom o post um alerta…afinal os dias estão encurtando parecem não ter mais 24hs mas com certeza devemos vigiar pra não deixar o espiritual de lado, desde qdo me converti sempre que vou fazer algo a longo prazo primeiro penso será q vai me atrapalhar…e isso eu não deixo, afinal sofri muito pra conseguir nascer de novo me limpar e ser uma nova criatura…e depois receber o Espirito Santo…era humilhante estar na igreja e não ser um novo ser…e isso serviu pra mim não abandonar…tudo que conseguimos com dificuldade…tbm é difícil abandonar!!!Na fé sempre 🙂

    Ver mais
  4. Bom dia! Vivemos em um século em que todos requerem muito de nos,ser uma boa filha,boa funcionaria,boa aluna,boa esposa e ai vai…Mas de nada adianta sermos boas em tudo se não formos boas filhas de DEUS .Nada ‘e mais importante do que nossa comunhão com DEUS,não da para abraçar o mundo.

    Ver mais
  5. Olá dona Luisa,

    eu já passei por situação semelhante, hoje eu não mais obreira mas, me reergui na fé e estou voltando novamente como obreira! Pois, recebi ajuda e orientações dos pastores de minha igreja que são grandes homens de Deus.

    Eu comecei a trabalhar e estudar, e com um tempo me senti muito encarregada de muitos afazeres, foi aí que me esfriei espiritualmente, ao ponto de chegar até o pastor e reconhecer que realmente estava precisando de ajuda, pois, não estava mais colocando o meu uniforme! Então, pedi a ele pra eu sair de obreira pois, queria cuidar de minha Salvação, não queria perder o meu bem mais precioso! Hoje me reergui, o pastor me revelou que não havia necessidade de eu sair de obreira mas, ele me respeitou pois, foi uma escolha minha. Recebi ajuda, e hoje estou firme e nunca mais deixei que as coisas desse mundo pudessem ocupar mais o meu tempo do que as coisas de Deus, inclusive já abandonei trabalho simplesmente por ver que ele estava tomando todo o meu tempo de estar na casa de Deus! Se a obreira não tiver tempo para se alimentar espiritualmente tanto em casa, como na casa de Deus com as orientações e aulas que os pastores e as esposas fazem acabaremos por perde a visão das coisas de Deus, e assim ocorreu comigo, hoje tudo é diferente, e agradeço a Deus por me resgatar e me dar uma nova chance, estou como candidata recomeçando, e logo logo, estarei de volta na guerra dona Luisa, tenho aprendido muito com os seus posts aqui no blog, e eles tem me ajudado muito a vigiar mais e cuidar mais da minha intimidade com Deus, um forte abraço bom dia!

    Ver mais
  6. olá Dn luzia vou deixar aqui uma experiência que eu passei por que creio que vai ajudar muitas obreiras… teve um tempo que estava com muitas responsabilidades na igreja em casa e no trabalho e como ainda não concluir os estudos ainda tenho escola e muitas das vezes em que eu esquecia da minha vida espiritual… deixando de orar de ler a bíblia e com isso fui ficando fraca e não sabia o por que, então chegou uma época em que tudo estava saindo do lugar dava um pouco aqui outro ali e sempre fazendo relaxada mente na verdade era falta de organização então parei e pensei como posso organizar o meu tempo? então comecei a separar o tempo para o meu Deus e pode comprovar de fato o que o Senhor Jesus diz: Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33… quando priorizei a minha vida com Deus tudo ia dando certo tudo saia certo por que antes de tudo Deus era comigo assim eu venci!

    Ver mais
1 7 8 9 10 11