O meu medo

Viviane Freitas

  • 28
  • Dez
  • 2013

O meu medo

  • 28
  • Dez
  • 2013

É engraçado como algumas coisas acontecem e nem nos damos conta.


Passei um bom tempo para ver, ou melhor, perceber o meu medo; ele sempre esteve ali – dentro de mim – mas eu nunca o percebi. Agia como um ladrão, sem que eu o visse! Só percebia o estrago ou a perda no final.

Ir para outro país fez-me descobrir várias coisas diferentes, inclusive sobre mim. Trabalhar e morar com pessoas desconhecidas não é fácil (Incluo o meu esposo também, pois como estamos recém-casados, existem aspetos nele que eu ainda não conheço, como certas reações, manias, costumes, etc…).

Descobri o meu medo, ou o maior deles, convivendo com essas pessoas. Ninguém gosta de ser repreendido, inclusive eu, mas pior do que ser chamada à atenção injustamente, é quando sou chamada à atenção por um erro meu. Foi aí que percebi o meu medo, que é o de errar; errar com as pessoas, com as autoridades, com o meu esposo, comigo mesma e principalmente com Deus.

Mas como não sou perfeita, notei que certos erros são inevitáveis, e eles servem para minha maturidade.

Venci o meu medo, enfrentando-o! Fui mais atrevida na hora de falar, e fazer, sem medo de errar. Fui chamada à atenção algumas vezes – para minha alegria – pois assim pude aprender com pessoas que estavam dispostas a ensinarem-me, e não a humilhar-me ou prejudicar de alguma forma.

Pude amadurecer errando, e acertando depois dos erros.

Lembrei-me de um ditado que me fez seguir, e perceber, que estou no caminho certo:

“Por medo de errar, muitas pessoas perderam a oportunidade de acertar!”

Não quero ser uma dessas pessoas, então…

Se for certo ou errado, só vou descobrir tentando, arriscando, e não sendo orgulhosa. Estar sempre apta a aprender, mesmo que seja através de um erro e, logo após, uma repreensão.

O importante é sempre estar pronta para mudar!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

16 comentários

  1. Muitas vezes acabo deixando de fazer algo, por conta do pensamento: Pra que vou fazer, tudo ela diz que está errado mesmo?! Pois é, pensando assim, eu não faço mas vem outro e faz por mim e acaba levando a minha oportunidade.

    Ver mais
  2. Es verdad eso estaba aconteciendo conmigo, por miedo de cometer un error incluso el hecho de hablar una palabra que alguien interpretara mal me asustaba, me estaba aislando y dejando de ser yo misma.

    Ver mais
  3. Eu estou numa luta para vencer o medo de errar. É duro ouvir de alguém uma repreensão mas faz parte para crescer, para aprender cada vez mais mas este sentimento reles de ter medo de errar anula completamente essa aprendizagem como se eu nascesse ensinada, não é? Não tem lógica este medo, por isso, cada vez que oiço uma repreensão ou algo do género eu combato contra o medo com tudo em cima para não cair no orgulho, assim nem conseguirei aproximar-me de Deus. Há que usar a inteligência!

    Obrigada pelo seu depoimento e um bom ano 2014! Tudo de bom e um ano na Presença de Deus (:

    Ver mais
  4. Olá! Eu percebi que este também é o meu erro: “Ter medo de errar”, mas agora vou lutar para vencê-lo. Obrigada

    Ver mais
  5. Puxa, como isso me ajudou! Eu faço exatamente isso! Sempre com medo de errar, decepcionar os outros!
    Pela Graça de Deus, pude ler este post, pois me ajudou muito. Passarei a agir mais, em vez de ficar com medo de errar.
    Muito obrigada por esta direção.
    Que Deus te abençoe sempre.
    Beijos

    Ver mais
  6. É pura realidade, pois o maior medo que me assombra é justamente o medo de errar, porque errar e com quem errar, mas como foi dito, tem a melhor parte aprender como erro e ter e aproveitar a oportunidade de conserto.

    Ver mais
1 2 3