Comparação – As dúvidas que surgem
- 19
- Nov
- 2012
Já reparou que quando se compara a uma amiga, a um familiar ou a uma companheira de trabalho, surgem dúvidas a seu respeito, ou talvez insegurança e auto crítica?
Vou provar uma coisa…
Veja que quando está no “seu mundo”, onde se considera auto-confiante, as pessoas respeitam-na e isso transmite mais segurança à sua personalidade. Mas quando é levada a outra realidade, onde não tem o controle; onde as pessoas nem reparam em si ou lhe dão a devida atenção, o seu mundo desmorona. E aí surgem as comparações… As comparações com aquela que é bem sucedida e que tem toda a atenção.
E pondera: Porque se sente tão frustrada ou inferior? Porque não é igualmente natural, à semelhança de quando está na sua “área de segurança”?
Pois é… amiga leitora.
Aquela alegria; a espontaneidade, ficam de lado… E você questiona e procura saber a razão e o motivo de se sentir tão insegura.
As dúvidas surgem acerca de si mesma: Se realmente é segura como pensava; a frustração coloca em causa se é tão bem sucedida como parecia; a insegurança questiona quem você realmente é; a crítica e a desaprovação pessoais são tão cruéis, que se revisse o filme de suas atitudes… não suportaria encarar aquilo em que se tornou.
E acaba por rejeitar a sua própria identidade, naquele mundo onde não se sente valorizada, questionando tudo a seu respeito.
Porquê?
Porque todas as seguranças que você tinha… dão lugar à incerteza.
A realidade é que tanta gente age assim… Comparando-se. E, ao fim… ficam cada vez mais inibidas e ausentes da sua verdadeira identidade.
A Palavra de Deus traz-nos uma definição. Não nos põe em dúvida… mas separa; corta, e vai direto à nossa necessidade, quando nesta se medita e valoriza, como vinda do Próprio Deus.
A Palavra de Deus fornece-nos um espelho, onde nos podemos enxergar e ver as atitudes e ações que tomamos em prol daquilo que cremos. E ouvimos quem cremos.
A crença separa os deuses. Como assim?
O deus do nosso ego. O deus das emoções. O Deus da verdade – que é Jesus.
A quem valoriza?
Se valoriza o Deus da Verdade… então não terá mais frustrações porque vai valorizar a Sua palavra e obedecer.
A crença em Deus, como em qualquer outros deuses é materializada pela obediência.
É tão forte o poder da obediência, que nos sentimos amados… Quando nos obedecem com temor e respeito e não por obrigação.
Então o meu conselho a todos… É comparar a realidade das suas ações com a Verdade da Palavra de Deus. E CRER; basear-se nela, e mais nada.
Gladia
Novembro 21, 2012 às 13:36
Cada pessoa tem uma maneira de ser que a faz especial. Sempre estamos em busca de algo a mais e até mesmo ser reconhecidos. Fiz muitas vezes estas comparações, mas tenho percebido mais nitidamente esta separação do meu eu acontecendo dentro de mim, e, justamente porque tenho sido mais empenhada no ouvir e detalhista, criteriosa no obedecer.
Katia Lima
Novembro 21, 2012 às 11:15
A palavra de Deus é o meu espelho , tenho que olhar para ela e ver quem eu sou , comparar minhas atitudes com os mandamentos de Deus , reparar meus erros , só assim vou passar a ser uma pessoa segura , livre e autêntica . Vou refletir o Deus que eu creio !!
Alcina Pinto Cenáculo Porto
Novembro 21, 2012 às 11:05
Olá querida Viviane,esta realidade estava acontecer comigo,complexo de inferioridade eu enquanto me comparei com as demais pessoas,eu não dava fruto,na minha comunhaõ com Deus e no meu ministério.O fato de ter puco tempo na presença de Deus eu alimentei o sentomento ´´não sou capaz´´isso me fez atrazar muito a minha vida,eu não me via compreendida por ninguem, mas a realidade era que eu tambem não me entendia a mim mesmo,até o dia que a ficha me caiu,e me revoltei contra este sentimento coloquei toda minha força e persegui,hoje sim estou a caminha e a ver fruto na minha vida e no meu ministério….
Bjss
Carla Queiroz
Novembro 21, 2012 às 10:12
Por várias vezes cheguei a me comparar com outras pessoas o que me causou muito mal,vivia frustada,sempre achando que todos eram melhores do que eu.Mas quando eu encherguei a plena verdade sobre mim apartir deste dia resolvi colocar um ponto final a minha insegurança e agir somente pela fé baseada na palavra de Deus.
Tenho o Senhor Jesus como meu único referêncial.
Tenho usado e colocado a minha fé em prática independente do que os outros achem,mas também sei que devo estar a vigiar todos os dias para que este sentimento não renasça dentro de mim.
Na Fé.
Orlanda
Novembro 21, 2012 às 9:50
Essa mensagem é forte D, Vivi, eu já tenho o meu Deus para me comparar com ele, quando eu não sabia e não conheceia a palavra de Deus eu procurava imitar outras mulheres mais quando foi revelado para mim a verdadeira palavra de Deus que é tudo para mim então passei a quer ser como Deus é a ele que tenho que imitar e procuro encontrar isso todos os dias não apenas quando vejo.
Elisandra Machado
Novembro 21, 2012 às 9:15
Quando eu li está mensagem passou um filme na minha cabeça que foi a minha própria vida, quando sai do brasil para vim para Portugal me senti desta maneira, foi uma luta muito grande comigo mesma, cultura diferente, preconceito e muitas criticas da minha maneira de ser.
Me fechei no meu mundo e foi muito difícil sair dele, mais me revoltei comigo mesma, olhei no espelho do meu banheiro e disse que está acontecendo? eu não sou assim? e envergonhada por saber que sempre fui assim mais estava escondido, mais ouve uma revolta contra esse maldito sentimento que me fez tão mal, e enquanto eu não reconheci não houve uma mudança dentro de mim, hoje sou livre deste sentimento maldito.