Comparação – As dúvidas que surgem

Viviane Freitas

  • 19
  • Nov
  • 2012

Comparação – As dúvidas que surgem

  • 19
  • Nov
  • 2012

Já reparou que quando se compara a uma amiga, a um familiar ou a uma companheira de trabalho, surgem dúvidas a seu respeito, ou talvez insegurança e auto crítica?

Vou provar uma coisa…

Veja que quando está no “seu mundo”, onde se considera auto-confiante, as pessoas respeitam-na e isso transmite mais segurança à sua personalidade. Mas quando é levada a outra realidade, onde não tem o controle; onde as pessoas nem reparam em si ou lhe dão a devida atenção, o seu mundo desmorona. E aí surgem as comparações… As comparações com aquela que é bem sucedida e que tem toda a atenção.

E pondera: Porque se sente tão frustrada ou inferior? Porque não é igualmente natural, à semelhança de quando está na sua “área de segurança”?

Pois é… amiga leitora.

Aquela alegria; a espontaneidade, ficam de lado… E você questiona e procura saber a razão e o motivo de se sentir tão insegura.

As dúvidas surgem acerca de si mesma: Se realmente é segura como pensava; a frustração coloca em causa se é tão bem sucedida como parecia; a insegurança questiona quem você realmente é; a crítica e a desaprovação pessoais são tão cruéis, que se revisse o filme de suas atitudes… não suportaria encarar aquilo em que se tornou.

E acaba por rejeitar a sua própria identidade, naquele mundo onde não se sente valorizada, questionando tudo a seu respeito.

Porquê?

Porque todas as seguranças que você tinha… dão lugar à incerteza.

 

A realidade é que tanta gente age assim… Comparando-se. E, ao fim… ficam cada vez mais inibidas e ausentes da sua verdadeira identidade.

A Palavra de Deus traz-nos uma definição. Não nos põe em dúvida… mas separa; corta, e vai direto à nossa necessidade, quando nesta se medita e valoriza, como vinda do Próprio Deus.

A Palavra de Deus fornece-nos um espelho, onde nos podemos enxergar e ver as atitudes e ações que tomamos em prol daquilo que cremos. E ouvimos quem cremos.


A crença separa os deuses. Como assim?
O deus do nosso ego. O deus das emoções. O Deus da verdade – que é Jesus.

A quem valoriza?

Se valoriza o Deus da Verdade… então não terá mais frustrações porque vai valorizar a Sua palavra e obedecer.

 

A crença em Deus, como em qualquer outros deuses é materializada pela obediência.

É tão forte o poder da obediência, que nos sentimos amados… Quando nos obedecem com temor e respeito e não por obrigação.

Então o meu conselho a todos… É comparar a realidade das suas ações com a Verdade da Palavra de Deus. E CRER; basear-se nela, e mais nada.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

55 comentários

    A palavra de Deus é a maior segurança que podemos ter! Quem a guarda, pratica e medita é segura. Faz-nos crer e depender de Deus, mas também a nos valorizar. O facto de nos questionarmos permite-nos melhorar e aprender.

    Ver mais

    Já fui muito insegura, pois é um dos piores sentimentos ,pois no momento em que há insegurança tem um bloqueio e deixo de ser eu mesma para me fazer passar por outra imagem , mas a obedecendo junto com a crença no Senhor Jesus me faz segura para superar qualquer comparação e obstáculo.

    Ver mais

    Olá Vivi,

    eu não posso basear minha vida nas outras pessoas,posso até admirar,mas nunca me comparar.Essa é a lição que tirei depois de ter passado por várias experiencias de me comparar, me diminuir
    pois, isso gera um turbilhão de sentimentos negativos creio , hoje, com a minha nova mente,que cada um tem seu valor.mas isso não imunisa dos sentimentos , tenho que me policiar dia a dia.
    forte abraço ! Su

    Ver mais

    estava aqui lendo e meditando:

    será que eu estou sendo eu mesma? ou querendo ser igual a alguém que eu admiro (seja lá quem for ) , essa pergunta temos que nós fazer todos os dias, pois muitas das pessoas que eu vi e presenciei querendo ser igual a alguém a sua queda foi feia e muito feia e sabe porque ? não é real mais tenta imitar a alguém e sabe o que acho dessas pessoas, me desculpe a minha sinceridade
    não tem personalidade própria , não é livre , se esconde atrás de uma mascará , é por isso que procuro ser eu mesma, transparente ,ainda que eu tenha que pagar um alto preço (porque nem todos entenderão essa transparência )…

    um abraço bem apertado dona vivi

    Ver mais

    Eu creio sim no Deus da Verdade e obediência, mas lembro-me que à alguns anos atrás eu era assim, insegura, desconfiada, tímida, sempre a comparar-me com alguém e por isso era uma pessoa frustrada, triste e completamente vazia. Hoje tento somente comparar-me com O Senhor Jesus, sei que ainda tenho muita coisa a vencer e devo procurar melhorar sempre mas também sei que com esforço e perseverança chego lá.
    Obrigado, bjs…

    Ver mais

    Realmente só vencemos a insegurança e qualquer outro sentimento quando obedecemos a Palavra de Deus.
    Pois em todas as situações que vivi, o sentimento veio com a palavra que me levavam para baixo, querendo me fazer incapaz e impotente diante daquilo.
    Mas a palavra de Deus é sempre contrária ao sentimento, pois ela nos capacita para ir adiante.
    Eu aprendi, e essa palavra, tem só me libertado de mim mesma e me guiado dia após dia.

    Beijinhos

    Ver mais
1 3 4 5 6 7 10