Comparação – As dúvidas que surgem
- 19
- Nov
- 2012
Já reparou que quando se compara a uma amiga, a um familiar ou a uma companheira de trabalho, surgem dúvidas a seu respeito, ou talvez insegurança e auto crítica?
Vou provar uma coisa…
Veja que quando está no “seu mundo”, onde se considera auto-confiante, as pessoas respeitam-na e isso transmite mais segurança à sua personalidade. Mas quando é levada a outra realidade, onde não tem o controle; onde as pessoas nem reparam em si ou lhe dão a devida atenção, o seu mundo desmorona. E aí surgem as comparações… As comparações com aquela que é bem sucedida e que tem toda a atenção.
E pondera: Porque se sente tão frustrada ou inferior? Porque não é igualmente natural, à semelhança de quando está na sua “área de segurança”?
Pois é… amiga leitora.
Aquela alegria; a espontaneidade, ficam de lado… E você questiona e procura saber a razão e o motivo de se sentir tão insegura.
As dúvidas surgem acerca de si mesma: Se realmente é segura como pensava; a frustração coloca em causa se é tão bem sucedida como parecia; a insegurança questiona quem você realmente é; a crítica e a desaprovação pessoais são tão cruéis, que se revisse o filme de suas atitudes… não suportaria encarar aquilo em que se tornou.
E acaba por rejeitar a sua própria identidade, naquele mundo onde não se sente valorizada, questionando tudo a seu respeito.
Porquê?
Porque todas as seguranças que você tinha… dão lugar à incerteza.
A realidade é que tanta gente age assim… Comparando-se. E, ao fim… ficam cada vez mais inibidas e ausentes da sua verdadeira identidade.
A Palavra de Deus traz-nos uma definição. Não nos põe em dúvida… mas separa; corta, e vai direto à nossa necessidade, quando nesta se medita e valoriza, como vinda do Próprio Deus.
A Palavra de Deus fornece-nos um espelho, onde nos podemos enxergar e ver as atitudes e ações que tomamos em prol daquilo que cremos. E ouvimos quem cremos.
A crença separa os deuses. Como assim?
O deus do nosso ego. O deus das emoções. O Deus da verdade – que é Jesus.
A quem valoriza?
Se valoriza o Deus da Verdade… então não terá mais frustrações porque vai valorizar a Sua palavra e obedecer.
A crença em Deus, como em qualquer outros deuses é materializada pela obediência.
É tão forte o poder da obediência, que nos sentimos amados… Quando nos obedecem com temor e respeito e não por obrigação.
Então o meu conselho a todos… É comparar a realidade das suas ações com a Verdade da Palavra de Deus. E CRER; basear-se nela, e mais nada.
Adriana Coutinho
Novembro 20, 2012 às 0:47
Boa noite!
Quando eu era mais jovem, nunca estava satisfeita comigo mesma, pois era muito quieta enquanto que algumas de minhas conhecidas eram totalmente estrovertida, e por isso elas tinham a minha admiração, lembro-me que eu queria ser como elas, e até orava pra isso,um dia Deus me mostrou que eu tinha que me amar do jeito que eu era, e não querer ser igual a ninguém, pois Deus havia me feito de um jeito muito especial, Ele me fez única, aliás cada uma de nós somos únicas pra Ele. A palavra de Deus nos traz segurança e através dela nos tornamos cada vez melhor, isso claro, quando praticamos o que aprendemos.
Bjs.
Iracelma Santo - Fj Império
Novembro 20, 2012 às 0:22
Muitas vezes eu sou levada a me comparar devido as diversas situações em que outros brilham e eu não.
E realmente é verdade, quando estamos no nosso ambiente sentimos seguras e os outros nos valorizam por isso, mas quando saímos dele todo o auto estima vai por água a baixo.
Não temos que nos comparar com ninguém, temos sim que obedecer e crer na palavra de Deus – nos valorizar.
Bjx
Ligia Maquinez
Novembro 19, 2012 às 23:47
Quando saimos da nossa “zona de conforto” nos sentimos ameaçados. Parece que nada nunca é suficientemente bom, o que tudo que fazemos, somos ou pensamos é inferior.
Eu por muitas vezes já me vi nesta situação, estando emum meio de dúvidas causadas por minhas insegurança.
E o único jeito de vencer isso é usar a fé. Custe oque custar.
Como a sra escreveu, crer e somente crer. Quando penso nisso tenho uma imagem na minha cabeça de uma pessoa que pula de uma precipício com uma venda nos olhos…Não sabe o que tem na frente ou embaixo, mas sabe que Alguém irá resgatar!
O crer nos traz confiança, e acaba com a necessidade de comparação ao outro.
Muito forte! Beijinhos Dna Vivi
Anderli Souza
Novembro 19, 2012 às 23:39
Boa noite Vivi, cada menssagem que leio sua aprendo, ou confirma o que ja estava fazendo, è verdade temos que nus espelharmos na palavra de Deus somente, pois ela è eficaz, è como uma espada que penetra o mais profundo da nossa alma, pra nus ensinar, nus orientar, por isso a importancia de nus espelharmos somente na palavra de Deus, obedencendo o que o Esperito Santo fala aos nossos coraçoes e principalmente em nossa mente.
Catarina Saeger
Novembro 19, 2012 às 23:24
Olá Vivi,
Temos que nos comparar somente com a Verdade da palavra de Deus, crer, ser obediente e colocar em pratica. Agindo assim não haverá lugar para as frustações, dúvidas e inseguranças. Seremos defenidas!
Cidália Santos
Novembro 19, 2012 às 23:22
Boa noite Vivi
Durante todo o dia fiquei meditando na sua mensagem de hoje.
Durante muito tempo o meu ego foi um deus que comandou a minha vida, quando ele era tocado pela indiferença das pessoas que me rodeavam eu desmoronava, me achando desprezada.
Mas Deus conhecendo essa minha fraqueza me provou muitas vezes, e me levou a entender que o Único de quem eu tenho que desejar valorização é do Meu Senhor, e hoje isso me basta. Quando vejo que agrado a Ele isso é recompensa mais que suficiente, e tudo o que faço é com o objectivo de agradar ao Meu Senhor.
Bjs