Comparação – As dúvidas que surgem
- 19
- Nov
- 2012
Já reparou que quando se compara a uma amiga, a um familiar ou a uma companheira de trabalho, surgem dúvidas a seu respeito, ou talvez insegurança e auto crítica?
Vou provar uma coisa…
Veja que quando está no “seu mundo”, onde se considera auto-confiante, as pessoas respeitam-na e isso transmite mais segurança à sua personalidade. Mas quando é levada a outra realidade, onde não tem o controle; onde as pessoas nem reparam em si ou lhe dão a devida atenção, o seu mundo desmorona. E aí surgem as comparações… As comparações com aquela que é bem sucedida e que tem toda a atenção.
E pondera: Porque se sente tão frustrada ou inferior? Porque não é igualmente natural, à semelhança de quando está na sua “área de segurança”?
Pois é… amiga leitora.
Aquela alegria; a espontaneidade, ficam de lado… E você questiona e procura saber a razão e o motivo de se sentir tão insegura.
As dúvidas surgem acerca de si mesma: Se realmente é segura como pensava; a frustração coloca em causa se é tão bem sucedida como parecia; a insegurança questiona quem você realmente é; a crítica e a desaprovação pessoais são tão cruéis, que se revisse o filme de suas atitudes… não suportaria encarar aquilo em que se tornou.
E acaba por rejeitar a sua própria identidade, naquele mundo onde não se sente valorizada, questionando tudo a seu respeito.
Porquê?
Porque todas as seguranças que você tinha… dão lugar à incerteza.
A realidade é que tanta gente age assim… Comparando-se. E, ao fim… ficam cada vez mais inibidas e ausentes da sua verdadeira identidade.
A Palavra de Deus traz-nos uma definição. Não nos põe em dúvida… mas separa; corta, e vai direto à nossa necessidade, quando nesta se medita e valoriza, como vinda do Próprio Deus.
A Palavra de Deus fornece-nos um espelho, onde nos podemos enxergar e ver as atitudes e ações que tomamos em prol daquilo que cremos. E ouvimos quem cremos.
A crença separa os deuses. Como assim?
O deus do nosso ego. O deus das emoções. O Deus da verdade – que é Jesus.
A quem valoriza?
Se valoriza o Deus da Verdade… então não terá mais frustrações porque vai valorizar a Sua palavra e obedecer.
A crença em Deus, como em qualquer outros deuses é materializada pela obediência.
É tão forte o poder da obediência, que nos sentimos amados… Quando nos obedecem com temor e respeito e não por obrigação.
Então o meu conselho a todos… É comparar a realidade das suas ações com a Verdade da Palavra de Deus. E CRER; basear-se nela, e mais nada.
Christiane de Souza
Novembro 19, 2012 às 23:18
Olá Vivi,
Enquanto eu me comparava com os outros vivia frustada, triste, pois no final não conseguia ser igual, me enganava. Queria mostrar fazendo, chamava a atenção no trabalho físico, mostrando que sei alguma coisa. Hoje vejo que não sou nada, não sou melhor do que ninguém, mas sei que tenho valor para o meu Deus, que é o principal de tudo. Hoje agrado a Ele, obedecendo a sua palavra.
Beijos
Na fé
Silvia Macieira
Novembro 19, 2012 às 23:07
Boa noite Vivi, a comparaçao se verifica muito quando saimos do nosso “mundinho” da nossa zona de conforto, e por isso no sentimos vulneraveis, como se estivessemos numa estrada sem chao. De todas as vezes que me comparei a outra pessoa me senti frustada e isso mostra a falta de confiança na Palavra de Deus, pois esta è a unica que jamais nos frustarà. Sim è verdade ela corta , limpa , corrige mas è essa Verdade que nos faz ser livres. Temos ser definidas naquilo que queremos ser, pois para Deus cada uma de nòs è uma pedra preciosa insubstituivel, mas cabe a cada uma de nòs ser fiel e obedecer em TUDO, concerteza assim jamais nos sentiremos inferiores ou abandonadas. Beijinho
Sueli Carleti
Novembro 19, 2012 às 22:43
Boa noite Vivi!
Quando damos ouvidos a palavra de Deus e obedecemos,nos sentimos fortes,somos definidas e nao mais inseguras. Onde quer que estejamos nos sentimos importantes porque sabemos que o somos para Deus e que Ele nos valoriza. Essse sentimento de frustraçao nao nos atinge mais,pois por mais que ele queira sobressair sabemos como ignorà-lo. Temos a nossa autodefesa mediante a palavra de Deus e ela nao nos traz dùvida mas certeza e confiança.
Beijinhos…
Barbara Rocha
Novembro 19, 2012 às 22:41
olá a todas,
Esta realidade aconteceu comigo,quando eu “perdi” a credibilidade das pessoas,”perdi responsabilidades e posição”então quis me comparar diversas veses,quis não querer ver quem realmente eu era,na verdade quis fugir para não enfrentar o meu próprio Ego….mais pensei comigo em uma reunião de quarta-feira onde o Espirito Santo me falou que se eu não enfrentasse quem realmente eu estava sendo então estaria perdida,estaria entregue a insegurança e por ai vai….foi muito difícil para mim,foi mesmo horrível a situação que passei,me vi insegura e queria a torto e direito “provar que não era daquela forma feia”….mais enquanto eu não vi a verdade e a aceitei tendo como objetivo mudar radicalmente então eu não entendia…..
eu tive que me ver como realmente era,e vi nitidamente a insegurança que produzia em mim o medo, e esse medo me levava a ser como marioneta nas mãos de todos!
to be continuação…..
Kátia Corrêa
Novembro 19, 2012 às 22:32
Boa tarde,
Quando nos comparamos as demais pessoas estamos mostrando um sentimento de pobreza, querendo ser igual ou melhor aos demais. Mas, pra quem usa a fé inteligente pensa e se compara com a verdade que é a palavra de Deus, que nos torna livre desse sentimento mesquinho.Eu já fui assim muito preocupada com o que as pessoas iam pensar de mim, mas graças a Deus estou livre desse sentimento.
Beijinhos.
DedéiaBsb
Novembro 19, 2012 às 22:22
Olá.
Eu não gosto muito de comparações não.Não gosto de receber comparações e nem gosto de me comparar com outras pessoas.Eu acredito muito que Deus faz as pessoas cada uma com sua própria identidade e exclusividade.Com relação a crenças eu gosto de ler a Bíblia meditar sobre a mesma e me comparar com a mesma.E sempre que faço esse exame eu vejo o que esta legal e o que eu preciso mudar.É muito até divertido.