Comparação – As dúvidas que surgem
- 19
- Nov
- 2012
Já reparou que quando se compara a uma amiga, a um familiar ou a uma companheira de trabalho, surgem dúvidas a seu respeito, ou talvez insegurança e auto crítica?
Vou provar uma coisa…
Veja que quando está no “seu mundo”, onde se considera auto-confiante, as pessoas respeitam-na e isso transmite mais segurança à sua personalidade. Mas quando é levada a outra realidade, onde não tem o controle; onde as pessoas nem reparam em si ou lhe dão a devida atenção, o seu mundo desmorona. E aí surgem as comparações… As comparações com aquela que é bem sucedida e que tem toda a atenção.
E pondera: Porque se sente tão frustrada ou inferior? Porque não é igualmente natural, à semelhança de quando está na sua “área de segurança”?
Pois é… amiga leitora.
Aquela alegria; a espontaneidade, ficam de lado… E você questiona e procura saber a razão e o motivo de se sentir tão insegura.
As dúvidas surgem acerca de si mesma: Se realmente é segura como pensava; a frustração coloca em causa se é tão bem sucedida como parecia; a insegurança questiona quem você realmente é; a crítica e a desaprovação pessoais são tão cruéis, que se revisse o filme de suas atitudes… não suportaria encarar aquilo em que se tornou.
E acaba por rejeitar a sua própria identidade, naquele mundo onde não se sente valorizada, questionando tudo a seu respeito.
Porquê?
Porque todas as seguranças que você tinha… dão lugar à incerteza.
A realidade é que tanta gente age assim… Comparando-se. E, ao fim… ficam cada vez mais inibidas e ausentes da sua verdadeira identidade.
A Palavra de Deus traz-nos uma definição. Não nos põe em dúvida… mas separa; corta, e vai direto à nossa necessidade, quando nesta se medita e valoriza, como vinda do Próprio Deus.
A Palavra de Deus fornece-nos um espelho, onde nos podemos enxergar e ver as atitudes e ações que tomamos em prol daquilo que cremos. E ouvimos quem cremos.
A crença separa os deuses. Como assim?
O deus do nosso ego. O deus das emoções. O Deus da verdade – que é Jesus.
A quem valoriza?
Se valoriza o Deus da Verdade… então não terá mais frustrações porque vai valorizar a Sua palavra e obedecer.
A crença em Deus, como em qualquer outros deuses é materializada pela obediência.
É tão forte o poder da obediência, que nos sentimos amados… Quando nos obedecem com temor e respeito e não por obrigação.
Então o meu conselho a todos… É comparar a realidade das suas ações com a Verdade da Palavra de Deus. E CRER; basear-se nela, e mais nada.
Joyce Holanda
Novembro 19, 2012 às 21:57
Olá vivi!
Palavras sábia que usastes, pois o porque continuo me comparando com as pessoas?
O que vou ganhar com isso, se a palavra de Deus é real e verdadeira que me revela quem eu realmente devo ser e exemplos que devo seguir!
Olha não aceito mais isso na minha vida, quero desenvolver nesse lado, estar vigilante.
E chegar diante desse “espelho” e me enxergar como deve ser! Não quero basear a minha vida em sentimentos e emoções, pois a palavra de Deus é vida e é dela que devo extrai a plena verdade, ai sim não restará duvidas!
Beijinhos 🙂
Michelle Ribeiro
Novembro 19, 2012 às 21:56
Olá
Eu ja fui assim, espelhava muito nas pessoas, queria ser uma imitadora, me sentia inferior a todo, mas sempre culpava as pessoas e nunca olhava para a minha propria vida, hoje tem sido tudo diferente, Deus esta me fazendo ser uma outra pessoa. BJimm
Carla Medeiros
Novembro 19, 2012 às 20:37
É verdade eu tenho que olhar para mim, comparar as minhas acçoes com a palavra de Deus e analisar se obedeço por religiosdade ou por amor e temor a Deus. Ninguém é igual a ninguém e não existe razão para me comparar com quem quer que seja, já passei por isso e sei que é um grande sofrimento se inferiorizar, por isso não quero mais voltar a ser como era. Sou livre e assumo a minha fé, eu sou eu e creio na palavra de Deus e isso me basta.
Francinete Figueiredo
Novembro 19, 2012 às 20:30
Querida Vivi,
Por muitas vezes estive assim, me comparando com os outros, e anulando a mim mesma… Hoje vejo que enquanto eu focava nos outros, não investia no meu potencial, e isso só atrasava a minha vida, perdi tempo.
Quando eu me comparo com os outros eu digo para mim mesma que eu me acho incapaz.
Deus nos criou únicos e cada um com a sua peculiaridade, podemos ser parecidos mais nunca seremos idênticos a ninguém, a partir do momento em que eu decido ser eu mesma, independente do lugar em que esteja ou com quem esteja, terei uma personalidade uma identidade própria e um caracter e, todos passam a conhecer verdadeiramente a minha pessoa e não um personagem.
Um beijo.
Sandra Machado
Novembro 19, 2012 às 20:26
Quando tento imitar alguém deixo de ter minha própria personalidade . Passo a viver a vida da outra pessoa e esqueço da minha.
E aquilo que Deus tem para mim onde fica? Assim aquela pessoa a qual tento copiar se torna um referencial, ao ponto de achar a pessoa perfeita e esquecendo de Deus.
Por isso, não busco imitar ninguém, mas sim em aprender aquilo que uma outra pessoa tem de bom para me passar.
Susana Gomes
Novembro 19, 2012 às 19:32
Boa noite, Vivi,
Este tema tem sido abordado várias vezes, pois eu creio que Deus está nos despertando para vermos quem realmente somos. Se somos sinceras e humildes para ouvir a Sua Voz e obedecer, então vemos que Ele nos quer moldar á Sua Imagem e não á imagem de nenhuma outra pessoa. Não podemos nos comparar ou querer ser igual a ninguém. E quando eu me comparo a alguém, sou frustrada e entristeço ao Espirito Santo. Deus nos fez diferentes, porém á Sua Imagem e semelhança e quando eu me deixo moldar por Ele, então eu sou feliz.
Obrigada por compartilhar connosco sempre o que Deus fala consigo, pois Ele tem cuidado de nós, através da sra.
Deus abençoe e bjinhos.