Como você reage na prova? Oferece ou retém?
- 29
- Mai
- 2015
Olá a todos os internautas!
É um prazer estar aqui convosco todas as semanas, falando acerca da Palavra de Deus que nos transmite fé; uma fé inteligente que nos faz refletir na nossa vida.
Não é uma “palavra” fútil ou que machuque, mas uma Palavra real, verdadeira e que separa o que é certo e o que é errado.
Acompanhe comigo em Hebreus 11.17:
“Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque…”
Não vou ler o restante do versículo porque este início, para mim, já revela o bastante! Especialmente porque quando eu fui colocada à prova e apercebi-me que estava resistente, pensei para mim mesma:
“Meu Deus, porque é que eu não fui como Abraão? Porque é que quando o Senhor pediu eu não ofereci, eu não me dispus? Porque é que tive medo e fiquei preocupada? Será que eu não sabia quem era o Senhor?”
É verdade, amiga internauta! Por vezes a sua fé está lá em cima … Enquanto outras vezes está lá bem em baixo.
E quando é que isso acontece? Quando permite as circunstâncias manipularem o seu “eu”, sobrepondo-se ao seu objetivo de servir a Deus. E esta situação pode acontecer a qualquer momento!
Veja que as nossas lutas diárias surgem contra a nossa própria vontade, tentando afastar-nos de Deus. Justamente por isso é que ouve falar de “manter a salvação”!
Abraão quando foi posto à prova ofereceu Isaque! Quando somos colocados à prova por Deus e Ele nos pede algo, como reagimos instantaneamente?
Essa é a minha pergunta!
Porque obviamente aconteceu comigo a prova, e depois de um certo tempo eu ofereci… Agora imagine amiga internauta, se Deus chegasse no determinado momento em que eu estava na luta, em “guerra” contra os meus sentimentos… Eu não estava entregue da forma que eu deveria estar, não é verdade?!
Veja que a salvação, a nossa fé, tem que ser continuamente avivada. Devemos vigiar o tempo todo, priorizando a Deus.
Porque quando existe necessidade, algo “gritante” na nossa vida, aí entra a prova: Quem vai priorizar? Deus ou a sua necessidade?
E aí entra quem mais prioriza!
E quando existe uma luta é porque naquele momento está a ser levada pela sua vontade.
E se nós estivermos atentos, disponíveis (não lhe digo que vamos ser perfeitos), mas se estamos vigilantes, como acha que vamos agir?
Vamos oferecer e entregar aquilo que nos custa. É ou não é?!
E é para esse aspeto que eu quero chamar a sua atenção, amiga interrnauta, para que esteja disponível, disposta…
Lembro-me que existe um versículo, a parábola do servo vigilante, em Lucas, que diz o seguinte:
Que quando o Senhor Jesus vem, há aquele servo que abre logo a porta…
E isto refere-se precisamente ao momento em que é colocada à prova, estando imediatamente disponível e atenta a si mesma para resolver tudo o que for necessário.
É esse servo vigilante que tem de ser na fé e concernente a tudo: A filho; marido; necessidades; vontade; vida financeira; seja o que for.
Deve estar disponível a oferecer sempre para Deus. Porque se estiver disponível é porque realmente está a vigiar e a priorizá-Lo.
Minha amiga internauta, isto serve para colocar as suas “barbas de molho”! E eu também!!!!
Porque no respeitante à fé, é algo que temos de exercitar continuamente, pois neste mundo nunca chegamos ao nível de “salvos para sempre”.
Enquanto estivermos nesta vida, vivos, estaremos a combater a cada instante a nossa carne, as nossas necessidades, etc.
E temos que salvar a “nossa pele”, ou seja, a nossa alma a todo o instante.
Assim sendo, quando é colocada em prova, amiga internauta, ofereça e faça-o de coração, não indignada, murmurando ou reclamando, mas de coração alegre, porque Deus merece.
Amiga internauta, eu gostaria de ler o seu comentário!
O que tem a dizer? Como tem sido a sua fé?
Será que quando é colocada à prova, oferece?
Então reflita e escreva aqui no blog para eu saber um pouquinho de si.
Um grande abraço e até para a semana!
Nancy reyes
Junho 3, 2015 às 18:39
Esta palabra es muy cierta, cuando viene la prueba y Dios pide algo reaccionamos muy rápido y muchas veces uno se aferra a algo colocando el “yo” en primer lugar y dejamos de dar prioridad a Dios, tenemos que estar despojados de todo pues no podemos estar queriendo la salvacion y estar aferrados a las cosas de este mundo , cuando colocamos a Dios en primer lugar estamos listas para todo.
Márcia ribeiro
Junho 3, 2015 às 18:26
D vivi em primeiro lugar gostava de lhe dizer que tem sido uma experiência muito bom puder aceder ao seu mundo, conseguir entender o segredo de ser uma mulher forte e de Deus como a senhora é. E o que vejo no seu segredo é ser trasparente a d vivi não coloca as suas vontades à frente da necessidade das almas pois pública sempre sobre as suas fraquezas lutas de forma a passar espírito de forma a ser um testemunho e acredite que tem sido . Eu comecei a acompanhar mais o seu blog desde que estou no rush e noto que quando leio as suas mensagens fica uma sede muito grande dentro de mim de querer mais, de ler mais e procurar mais essa água viva, li o seu diário em dois dias eu andava na faculdade em todos os intervalos e tempos livres atenta a cada pormenor e andei em espírito pois o seu diário transmite fé, sacrifício uma entrega e despojamento. A cada mensagem me surpreende quando penso que não pode colocar algo melhor sempre vai de encontro às minhas necessidades, Deus usa o seu blog para falar comigo em muitos momentos inclusive hoje ao meditar nesta mensagem eu vi que tinha reservas para Deus que tenho algo sim que preciso entregar e foi bom ver isso , vi que passo luta porque ainda não entreguei tudo porque me custa sacrificar mas eu identifiquei o que faltava eu vi o meu Isaque e decidi hoje entrega lo, esvaziar me do meu eu .
Obrigada pela oportunidade que é cada mensagem, tem sido um tesouro a descobrir a cada dia.
Sula Laiane
Junho 3, 2015 às 10:42
Na verdade, acabei me deixando levar pelo medo e resistindo ao que Deus me pediu. Mas vou entregar, não quero deixar de ter parceria com Deus.
ariel vidal
Junho 3, 2015 às 1:58
Vencer o eu, é realmente o grande inimigo do homem, e eu tenho visto isso a todo momento comigo, pois se eu me deixo levar pela emoção, pela impulsividade já era… acontece uma besteira, tem coisas que ja me vacinei através da fé, mas outras só pela misericórdia de Deus, e claro o meu esforço pra isso mudar. Obrigada D Viviane, eu passei por uma prova e tudo o que eu precisava era uma palavra! Pra me levantar! Que o Espírito Santo lhe ilumine mais e mais.
Cátia Fernandes
Junho 3, 2015 às 0:04
Boa noite, D. Viviane!
Eu, na semana passada, eu fui posta à prova e inicialmente eu estava a resistir, dizendo para mim que eu estava a precisar daquilo, logo, priorizava as minhas necessidades acima de Deus, porém, eu tive que decidir, ou continuar naquela situação, usufruindo daquilo que não estava disposta a sacrificar ou partir para o tudo ou nada, oferecendo o meu tudo (e que ainda ofereço nessa mesma fé) para revolucionar a minha vida. Cansei de colocar as minhas necessidades na dianteira e não ver nada, tudo igualzinho, miserável mesmo!
Obrigada pelo áudio, D. Viviane. A senhora tem sido uma mãe para mim.
jessica
Junho 2, 2015 às 16:39
Es verdad a veces nos cuest trabajo sacrigicar para Dios. aun sabiendo quien es Dios mas siempre tenemos que priorizar la salvación por que no hay nada mas precioso y despues de la prueba viene la recompensa por mas que duele es dar pra Dios y el dara lo.mejor