A Vítima

Viviane Freitas

  • 13
  • Abr
  • 2013

A Vítima

  • 13
  • Abr
  • 2013

Madrid, há alguns anos atrás… Chove e faz frio, levanto-me: tantas coisas para fazer!

Vou trabalhar na reunião das 7hs, logo vou evangelizar, faço a comida, leio a Bíblia, arrumo a igreja, atendo o povo etc. Na igreja, vêm mais pessoas, que bom… Tudo parece perfeito, mas, falta algo. O quê? Eu não sei responder!

Dentro de mim há muitos conflitos; não há paz, o que está a acontecer?
Participo na vigília, derramo-me diante de Deus, as minhas lágrimas correm. Nesse exato momento, há um alívio. Vou para casa, sigo a minha rotina, limpo a casa, sirvo ao meu marido, trabalho nas reuniões, evangelizo, mas ainda existe esse conflito, não parou! Por que será que me sinto assim?

Hoje é dia de ir atender os telefones na tv, são 8hs da manhã, levanto-me… ui! Estou atrasada, sou chamada à atenção.
“Ah! Mas também, estás cansada, é normal… Não entendem que tens tantas coisas para fazer.”
Uma voz de fundo, fala à minha mente. Bem é verdade, as pessoas não entendem…

Então vem aquele pensamento: “fulana” não é assim, nunca chega atrasada; é mais responsável do que tu! E começa a entrar o sentimento de frustração de ver outras amigas a vencerem, serem mais responsáveis, e eu não desenvolvo…

“O que se passa contigo? És tão boazinha, já superaste tantos momentos difíceis na obra de Deus, tu és de Deus!”

Oro, leio a bíblia, sou uma pessoa agradável, mas no meu interior há algo que me diz que as coisas não vão bem.
Assisto às reuniões, as palavras são tão fortes! Aceito com muita alegria, mas isso é algo passageiro. Mais uma vez, aquela voz dentro de mim, não se cala: algo não está bem!

Vivi assim por muitos anos, com essa sensação de bem-estar, confundida, que estava servindo a Deus no altar, justificando-me com um uniforme, vivendo da glória do passado, buscando a aprovação dos outros, mas não travando a minha própria batalha, não enfrentando a mim mesma. Vivia uma fé que não me trazia nenhum benefício; só frustração.

Os meus sentimentos só aumentavam o meu estado de “vitimismo” (tadinha de mim!), eu não me via tão mal assim, e este é o pior estado a que podemos chegar. Sabe porquê? Porque você acaba sendo senhora de si mesmo.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ás riquezas”. (Mt.6:24)

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

32 comentários

  1. Olá Sra. Viviane!!!É verdade,ainda hoje estava conversando com o meu esposo e falávamos sobre as maravilhas do jejum de Daniel.Me lembrei de uma pregação do Bispo Macedo ,quando disse que as vezes, colocamos a nossa vida espiritual no piloto automático.Exatamente como sita esta mensagem…Com a correria do dia-a-dia,vamos agindo muitas vezes sem refletir,ou seja,automaticamente.Na ocasião,ouvi a mensagem,até entendi,mas não refleti ao ponto de me auto analisar.Durante o jejum,vi que em algumas situações estava agindo assim e,somente agora,pude entender exatamente o que o Espírito Santo queria me dizer a um tempo atrás…Ah que dias foram esses de conexão com Deus.Fui muito abençoada e agora sei que, preciso ser mais vigilante e praticante de tudo o que aprendi…
    Deus a abençoe
    Com carinho…
    ????Ellen Correia

    Ver mais
  2. D. Elisabete, obrigada por compartilha conosco sua experiência. Não são poucas as vezes que nos achamos vítimas, sempre atarefada, atrasadas, em busca de fazer tudo certo esquecemos o mais importante: que é está bem com Deus o único e verdadeiro Senhor.

    Ver mais
  3. Boa noite,
    Esse post me mostrou que ás vezes nos falta algo para nos completar e nos sentimos assim. Fazemos de tudo mas aquilo fica nos martelando….Mas o que devemos mesmo é buscar em Deus, pois somente com a comunhão com Ele podemos ouvir o que Ele quer de nós, e assim o Espírito Santo nos completar….

    Ver mais
  4. Muitas vezes também me senti assim… e ainda pensava que estava tudo bem comigo… nesse estado nem conseguimos ouvir a voz de Deus, não porque Ele não fale connosco mas porque estamos tão cheias de nós mesmas que não conseguimos ouvir por mais que Ele fale… ouvimos a nossa própria voz, e as nossas justificações, afinal temos sempre uma para dar em cada situação, todo esse sentimento começa a gerar dentro de nós duvida e insegurança e quando damos conta estamos fracas e sem entender o porque… Deus tem de ser o primeiro na nossa vida, temos de deixar- Lo falar connosco esvaziar-mo-nos de nós mesmas e ser humildes para que possamos estar cheias Dele.

    Ver mais
  5. Boa tarde
    Apenas quando olhamos para os factos, para nosso estado e paramos de nos refugiar em justificações ou comparações é que Deus age. Durante muito tempo atrás vivi o papel de vitima, de coitadinha mas odiei esse estado, odiei esses sentimentos que alimentei. Só quando me enxerguei por dentro é que consegui me perdoar, ver-me como alma se denta e necessitada e também única. Deus quer nossa revolta, não uma acomodação, ou um estado de dormência. Os factos podem ser feios, mas se os transformamos por meio da entrega sincera e transparente Deus honra. Lutando comigo, contra a minha carne e meu eu, sacrificado meu interior pelo desejo de possuir essa fonte Viva dentro de mim, deixando de viver de aparência, ou apoiada em outros mas herdando de Deus as suas promessas na minha vida como fruto de viver essa fé.

    Ver mais
  6. É uma palavra muito forte, e tenho que reconhecer que muitas vezes me sinto assim, reconheço que me falta algo, mas não consigo alcançar, me derramo na presença de Deus, mas ainda assim o vazio continua lá…

    Ver mais
    1. Ola Lilian,
      quando nos sentimos assim é porque falta a atitude de mudança de nossa parte, sentimentos nao resolvem, até mesmo a maneira como nos dirigimos a Deus, tem que ser de maneira racional, sincera e específica. Nao podemos nos dirigir a Ele sentindo isto ou aquilo… nao funciona, termina a oraçao e tudo volta ao mesmo, porque? porque foi pura emoçao…
      Mas quando usamos nossa ineligencia para falar com Ele, aliada á sinceridade, entao vemos os resultados.

      Ver mais
1 2 3 4 5