A vida de Jacó – 8º Dia
- 2
- Jul
- 2013
Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.
“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)
8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida
Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.
Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…
Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.
De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.
Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.
E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.
Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.
Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.
patricia aparecida da rocha costa
Julho 2, 2013 às 18:13
aprendi refletindo sobre o texto que nao é a oportunidade que passa e sim nós que desviamos dela e la perdemos quando deixamos de andar pela fé, e nao olhamos somente pro alvo que é Jesus.
Por isso ele nos deixou como simbolo da vitoria a cruz vazia pq foi ali onde ele venceu o mundo, e pra vencer o mundo ele teve que vencer e passar pelo deserto pelas dores e tribulaçoes, mas sem desviar do caminho nem mesmo quando o fardo pesava e Ele nao podia mais ele manteve a confiança por isso venceu o que nos faz vencer nao é apenas lutar e sim perseverar.
Jesus foi sincero e verdadeiro quando se entregou por nós ele obedeceu por isso venceu
se a entrega é sincera e verdadeira a vitoria é certa.
Kátia Mendes
Julho 2, 2013 às 16:58
Olá dona Vivi, olá á todas… 🙂
Realmente temos que pagar o preço para recebermos a benção, e regra geral o preço para recebermos a benção faz doer a nossa carne. Deixar as nossas vontades de lado, olhar para nós mesmas e tomarmos a atitude que nos trará a resposta.
Pois se não tomamos uma atitude, deixamos a benção passar, e certamente outras aproveitarão a oportunidade.
*bjinhos para todas*
doni
Julho 2, 2013 às 16:51
estou me descobrindo agora e quanto tempo eu perdi com a vida dos outros as atitudes dos outros e nunca via os meus.
achava que aquela palavra servia para todo mundo menos para mim. estou procurando a me observar mais e ver o quanto eu preciso mudar, deixar a minha vida mais nas mãos de DEUS e ouvir e meditar mais na sua palavra. Nunca tinha entrado em nenhum blog . Não tinha computador e nem me interessava por isso, agora que descobri quero sempre estar entrando e fazer testes comigo mesma. OBRIGADA pelas as palavras e ensinamentos que estão fazendo com que eu me questione e veja quem realmente eu sou. QUERO e SEI que posso mudar e para melhor . para o meu espirito ser de DEUS eu ser VERDADEIRAMENTE UMA MULHER DE DEUS. MUITO OBRIGADA.
Lucélia
Julho 2, 2013 às 16:45
Olá d. Viviane.
As vezes passamos por situações difíceis e complicadas mas junto com elas estão também as oportunidades. Se atuarmos com olhos carnais vamos ver apenas como injustiças e vamos nos fazer de vitimas. Porém se nossa visão for sempre espiritual, se olharmos sempre para nós mesmos e confiarmos em Deus, vamos aproveitar cada situação para fazer dela uma grande oportunidade.
Um abraço e até a próxima.
Edmisa - FJEViseu
Julho 2, 2013 às 15:41
Muitas vezes investimos no que os olhos vêem, ou nos ocupamos com os muitos afazeres enquanto o nosso interior está em ruinas.
Mas quando investimos no interior, o resto é consequência.
“Buscai em primeiro lugar o reino dos ceus e a sua justiça e as demais coisas serão acrescentadas”.
amelia mate
Julho 2, 2013 às 14:07
E muito forte DN.viviane por isso que temos que colocar um basta para nos termos resultados pois jacó teve a sua resposta porque ele já estava cansado daquela situação ,ate porque a Biblia diz “E Não vos conformei com este século mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. e só quem esta revoltado e inconformado , agora e a minha vez