A vida de Jacó – 8º Dia

Viviane Freitas

  • 2
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 8º Dia

  • 2
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.

“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)

8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida

Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.

Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…

Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.

De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.

Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.

E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.

Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.

Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

80 comentários

  1. Bom dia!
    Falar de oportunidade é bem interessante.
    As vezes acontece situações que aos meus olhos parece mais um problema do que solução, mais quando olho como uma oportunidade de vencer os obstaculos é gratificante.

    Se eu olhar para quem está a minha volta ou pra situação então deixo de investir em mim e ver o resultado provocado pela minha perseverança.

    Ver mais
  2. Olá D. Viviane,

    Isso é mesmo muito sério!!!
    Já perdi oportunidades porque olhei somente o erro da outra pessoa e deixei de investir em mim, investir no altar e ficar na dependência de Deus.
    Olhar por este prisma faz toda a diferença…
    Pois quando surgem os problemas é a oportunidade para exercer a nossa fé, e não se fazer de vitima do problema.
    Assim a resposta é certa ! Porque Deus não falha.

    Um beijo

    Ver mais
  3. Siempre estamos solucionando la vida del otro .porque es fácil .Dios que me muestre cara a cara resolver la mía gracias Senora Dios la bendiga gracias .

    Ver mais
  4. Doña Vivi,

    Es algo sumamente importante , nao posso fazer e sin ser para Deus , e preocuparse con a vida da otra persona e sin ser , de todo corazon e será aceito , cuando olho para minha vida sinto dor e essa dor faz toda a diferença .

    muchas Gracias
    beijos
    Dri

    Ver mais
  5. Bom dia 🙂

    Eu descobri a pouco tempo que eu só focava, investia na parte fisica e nao na espiritual , por que eu me iludia em trabalhar e achava erros em todo mundo e tinha forca pra apontar eles ….nao conseguia me enxergar , sentir a dor do meu erro e mudar. É muito forte por que quando eu comecei a me enxergar eu tirei o foco dos outros , mas só agora que eu entendi a minha condicao e decidi tomar atitude , viver …é que eu tenho forca uma forca de verdade que vem do Meu Querido Senhor… Eu tinha certeza de que antes mesmo de acabar esse propósito Ele iria me responder e posso afirmar que isso já comecou a acontecer. Existe dor sim em me enxergar , nao gostei do que vi mas, é a verdade… o que importa é que há revolta e a certeza da oportunidade que tenho em “Ser” mais linda para o meu Querido Senhor e nao ficar focando em outras coisas. Vou em frente.

    d Viviane obrigada pelo cuidado com todas nós. Os posts deste blog sempre fizeram diferenca na minha vida. Estou sempre divulgando o blog por aí…

    bjinhos na fé.

    Ver mais
  6. Olá Dn. Viviane
    Quando comparamos nossa vida com as falhas de outra pessoa, é como colocar uma capa sobre mim, escondendo meus erros e não enfrentando eles. O certo e o errado devo verificar no que Deus diz, e não pelo que o outro fez ou deixou de fazer, pois no dia em que prestarmos conta à Deus, não serão os erros das pessoas ao meu redor que me justificaram, mas sim minhas próprias atitudes se foram de acordo a Verdade.
    Um grande abraço!

    Ver mais
1 2 3 14