A vida de Jacó – 8º Dia

Viviane Freitas

  • 2
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 8º Dia

  • 2
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Estamos de volta. É o 8º Dia que falamos sobre a vida de Jacó.

“Respondeu Isaque a Esaú: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido. Que, pois, poderei eu fazer por ti, meu filho?
Disse Esaú a seu pai: Porventura tens uma única bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a voz, e chorou.
Respondeu-lhe Isaque, seu pai: Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, longe do orvalho do alto céu; pela tua espada viverás, e a teu irmão, servirás; mas quando te tornares impaciente, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.” (Gn.27:37-40)

8ºDia – Esaú: A oportunidade perdida

Quem diria… Esaú fez tudo certinho, mas chegou atrasado, pois não o fez no momento devido. Não se deu conta, anteriormente, porque tinha o seu irmão como o único“ enganador”, acusando-o de traição, quando ele próprio, pela fome, vendera o seu direito de primogenitura. Isso, Esaú não avaliou e, como consequência, perdeu a sua oportunidade.

Quantos de nós perdemos oportunidades, quando olhamos para os erros alheios? Esperamos que os demais mudem, quando somos nós que devemos fazê-lo. E a oportunidade passa…

Fez-me recordar, que será exatamente como no momento em que o Senhor Jesus voltar: “E agora… eu fiz tudo. Estava como obreira, a atender, na reunião. Dava as minhas ofertas e dízimos. Porquê?!”
Porque não se deu conta; não olhou para si, mas apenas para o que os outros deveriam mudar.

De fato, Jacó não estava certo, mas Esaú também não tinha credibilidade para apontar o erro do irmão, pois também havia errado.

Muitas vezes, isso é o que acontece: A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro. E isto é muito problemático, pois enquanto olhar para os demais, não alcançará mudança. Isto só acontecerá, quando sentir a sua própria dor.

E é o Espírito Santo que revela a nossa condição. Isto não acontece “à força”, ou baseando-se em atitudes alheias: Fazer porque os demais fazem, e participar porque ficaria “chato” não fazê-lo.
Quer dizer, age para aparentar aos demais ou igualar-se a eles, mas não reconhece as próprias falhas. Então, perde a sua oportunidade. E quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, porque fez algo enganoso, irreal, que não revela uma entrega sincera e verdadeira.

Se está a participar na campanha “Agora é a minha vez!”; “Cansei de seu eu!”, dê um BASTA a tanto engano e ilusão. Reconheça o seu próprio estado, para que, então, não passe a sua oportunidade.

Encontramo-nos amanhã, em continuação à vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

80 comentários

  1. Ola boa tarde, esta Campanha “Agora é a minha vez!” é a oportunidade certa para eu mudar, e eu não a deixei rei passar.
    Como Jacó eu também lutarei com Deus.

    Ver mais
  2. é verdade dona Viviane quando o Espirito Santo mostra aqueles erros que estão bem escodidinho, que achávamos que não tínhamos mais, sentimos vergonha e uma dor enorme… é desta forma que acordamos para corrigir aquele erro não é facíl mas depois vem um alivio na alma . nesta fogueira santa eu estou investindo tudo em mim , porque mesmo antes de começar a campanha o Espirito Santo já havia me mostrado o que eu deveria mudar em mim, por isto para mim esta sendo muito forte esta campanha.

    Ver mais
  3. Bom dia dona Viviane ,

    “…A pessoa sente-se forte para acusar o outro, mas não tem a mesma força para encarar o próprio erro…”

    O egoísmo e o orgulho cegam a pessoa a seu próprio respeito , sendo visível apenas as falhas de terceiros.
    Como a senhora AFIRMOU : ” Quando chegar a hora de procurar resultados naquilo que investiu, não os achará, Porque fez ALGO ENGANOSO , IRREAL … ”
    Depois sairá a culpar a todos , porque vê-se injustiçada perante os resultados alcançados por aqueles que também investiram , mas o ” DETALHE QUE FEZ A DIFERENÇA É QUE ESSAS PESSOAS Verdadeiramente SE ENTREGARAM 100% a Deus , abrindo mão do seu jeito , manias , costumes , orgulho , mentiras , ou seja , desfazendo-se da capa que traziam consigo !!!

    Mas ela própria ainda não conseguiu chegar a conclusão que o que fez a diferença entre o resultado obtido por aqueles que alcançaram o resultado e foram surpreendidos pelos mesmos , é que ELA não foi sincera nem consigo mesma e nem com Deus , pois tudo o que fez e investiu foi para suprir o seu próprio interesse egoísta e orgulhoso .

    Mas hoje Deus proporciona-nos a Oportunidade da nossa vida !!! Aproveitemos com unhas e dentes .

    Eu já fui essa pessoa cheia de si mesma , e um dia eu fui a caça de respostas do porquê de tantos fracassos mesmo estando dentro da igreja e o Espírito Santo me mostrou pela misericórdia de Deus ( mesmo ) e revoltei-me contra mim mesma e dei um basta , e disse pra Deus eu vou fazer a minha parte e o Senhor terá que a sua , porque se nada acontecer eu prefiro a morte a ter que continuar vivendo essa vida que eu mesma criei .

    Hoje já não sou a enganadora , Deus mudou o meu nome Amiga e tenha a certeza que ELE também mudará o seu , faça a sua parte !!!!

    Forte Abraço

    Ver mais
  4. Bom dia!

    Estes posts que incitam a reflectir sobre a vida de Jacó têem sido um incremento na minha vida interior e no relacionamento com Deus…
    Quem sou? O que quero realmente? Sou e ajo para quem e para quê? São estas questões que se erguem do mais íntimo do meu ser… Estou a crescer e isso já não posso parar ou calar..

    Tem me ajudado muito com estas reflexões!

    Obrigado Deus por tudo e por seres um Pai paciente comigo nesta caminhada.
    D. Viviane que as bençãos do Senhor sejam mulltiplicadas na sua vida!

    Ver mais
  5. Ola dona Vivi!

    É verdade dona Vivi, quantas vezes eu mesma não perdi oportunidades por conta de olhar para fulano e ciclano, esquecendo de olhar para mim mesma, apontar os meus próprios erros! Não é para me criticar a mim mesma, mas é olhar e reconhecer que errei e tomar uma atitude de mudança, desse jeito, nenhuma oportunidade passará por mim, sem que eu tome posse dela!

    Esses áudios que a senhora tem colocado aqui no blog, tem me feito refletir, e analisar, como tenho me apresentado diante de Deus!

    Beijinhos!

    Ver mais
  6. DONA Viviane
    Concordo com a senhora, porque o tempo q perdemos a olhar para o erro dos outros, perdemos a chance de concertar a nossa vida perante a Deus. Obrigado mais uma vez pela mensagem, pois eu estava precisando ouvir isso.
    obrigado.

    Ver mais
1 2 3 4 5 14