A vida de Jacó – 5º dia

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 5º dia

  • 29
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.

E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.

_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._

_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._

_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._

_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._

_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._

_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._

_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)

5ºDIA – O SACRIFÍCIO

Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.

O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!

Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!

TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.

Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.

Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.

_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_

É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.

Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.

Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.

Até amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

177 comentários

  1. para mi todo el mensaje tiene un significado valioso, lo que destaco es el hecho de que no basta solo cocinar y sí que la comida esté buena es decir no basta, solo presentar el sacrificio. Tiene que quedar bueno , perfecto.
    y no a mis ojos sino a los ojos de Dos, (a veces uno cocina y le parece que la comida está perfecta y buena y luego llega el marido y te dice le falta sal, ó no se, le falta algo no está del todo bien y te quedas sorprendida por que para ti estaba perfecta. ¡y todo esto por no haber preguntado antes y arreglarla!).
    así, es con el sacrificio si es necesario hay que preguntar a Dios las veces que sean necesarias, asta que sea el bueno verdadero y perfecto sacrificio

    Ver mais
  2. d. Viviane, tremi e temi quando li seu post…e chorei porque quantas oportunidades perdi de Agradar a Deus com o sacrificio que ofereci. Como tenho aprendido, obrigada seu blog tem me ajudado a ser melhor p/ Deus e p/ as pessoas ao meu redor.

    Ver mais
  3. “Não o reconheceu…” Isso aí chamou a minha atenção.
    Com tantas investidas por parte de Jacó e Rebecca, o seu pai não o reconheceu…
    Realmente! Quando é que Deus não nos reconhece? Jacó perguntou, “És meu filho Esaú mesmo?” Olha só, o pai não soube destinguir…

    E então… me faz pensar, como é que eu tenho que apresentar o meu sacrifício… Quero chegar no altar e ver que Deus me reconhece como filha, como alguém que deu o seu tudo, só de olhar para o meu sacrifício reconhecer logo, “essa é a Nagoma, a minha filha.”
    Não seria um impacto diferente se o pai mesmo cego reconhecesse o seu próprio filho. Sem que o filho falasse algo, mas só de sentir o cheiro do cozinhado (o sacrifício) ver logo, “Esse é o meu filho Jacó.”
    Pois é, se fizermos de qualquer Jeito, os olhos de Deus não estarão em nós! Ele não vai nos reconhecer, porque os filhos dão o melhor, os revoltados vão além, quem está decidido a mudar o seu nome a sua história verdadeiramente, Deus reconhece ele, na hora!

    Forte abraço dona Viviane!

    Ver mais
  4. Bom dia D.Viviane Deus nos mostra quando nosso sacrifício é verdadeiro ou não, pois por varias vezes Esau perguntou ao Jaco quem ele era e ele preferiu continuar na facilidade mentindo ao seu pai e a ele mesmo, Deus é tão maravilhoso que ele nos ensina a sacrificar e mesmo quando ararmos Ele nós da oportunidade de até o ultimo momento de nos arrepender e fazer o verdadeiro SACRIFÍCIO.

    Na Fé

    Ver mais
  5. Jacob did not recognize what was his fault, because he insisted on it 2 times to lie to your own father. it is not now so much that many are proud to recognize their errors they want to remain in the right even though they know it’s wrong in the end Jacob recognized and wrestled with God and that is what we should do recognize our mistakes and our live completely in God’s hands lay

    Ver mais
  6. Tá Ligado temos que ver o que realmente e o verdadeiro Sacrificio.

    Ver mais
1 24 25 26 27 28 30