A vida de Jacó – 5º dia

Viviane Freitas

  • 29
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 5º dia

  • 29
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui, especialmente porque estamos a viver o dia a dia da Igreja, através do relato da vida de Jacó.

E hoje, já é o quinto dia que abordamos este tema, aqui no Blog.

_“Então, entregou a Jacó, seu filho, a comida saborosa e o pão que havia preparado._

_Jacó foi a seu pai e disse: Meu pai! Ele respondeu: Fala! Quem és tu, meu filho? Respondeu Jacó a seu pai: Sou Esaú, teu primogénito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te, pois, assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes._

_Disse Isaque a seu filho: Como é isso que a pudeste achar tão depressa, meu filho? Ele respondeu: Porque o Senhor, teu Deus, a mandou ao meu encontro._

_Então, disse Isaque a Jacó: Chega-te aqui, para que eu te apalpe, meu filho, e veja se és meu filho Esaú ou não._

_Jacó chegou-se a Isaque, seu pai, que o apalpou e disse: A voz é de Jacó, porém as mãos são de Esaú._

_E não o reconheceu, porque as mãos, com efeito, estavam peludas como as de seu irmão Esaú. E o abençoou. E lhe disse: És meu filho Esaú mesmo? Ele respondeu: Eu sou._

_Então, disse: Chega isso para perto de mim, para que eu coma da caça de meu filho; para que eu te abençoe. Chegou-lho, e ele comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu”_ (Gn.27:17.25)

5ºDIA – O SACRIFÍCIO

Jacó apresentou um suposto sacrifício, dando continuidade à sua mentira. Primeiro, afirmou que o seu nome era Esaú e, depois, disse que Deus enviara a caça ao seu encontro. Se reparar, ele mentiu, usando o nome de Deus e, mais do que isso, ele referiu: _“Porque o Senhor, TEU DEUS…” _Isto disse, porque era distante de Deus, não se referindo ao
Senhor como seu. QUERIA A BÊNÇÃO DA PRIMOGENITURA, MAS ESTAVA DISTANTE, POIS NÃO TINHA CONSCIÊNCIA DA IMPORTÂNCIA DE SER A PRÓPRIA BÊNÇÃO.

O SACRIFÍCIO NÃO É RÁPIDO OU AUTOMÁTICO. DIGA-ME: O QUE SE FAZ RAPIDAMENTE, QUE INCLUA SACRIFÍCIO? NADA!

Se estuda para advocacia, a formação acontece em um dia? NÃO!

TUDO O QUE INCLUI SACRIFÍCIO REQUER TEMPO. NÃO APENAS ALGUMAS HORAS, MAS INVESTIMENTO E DEDICAÇÃO AO OBJETIVO QUE SE PRETENDE CONQUISTAR.

Existe preparo e entrega naquilo que se faz. O sacrifício não é rápido, mas demanda de nós, tempo… muito tempo. É necessário usar as “armas” que temos, “caçar” e “cozinhar”. Ou seja, usar a fé em Deus, correr riscos para achar o que se pretende e, ainda, fazer o sacrifício, vivendo essa fé.

Acima de tudo, não pode ser qualquer coisa. Deve ser uma “comida saborosa”. Como um presente, pois É AQUILO QUE NOS REPRESENTA E, POR ISSO, NÃO PODE SER FEITO DE QUALQUER MANEIRA.

_“Vou pegar o salário que tenho, e já está!”; “Vou pegar isto ou aquilo, e pronto!” _Não é assim tão simples… Exige, realmente, preparo e entrega. Não se fundamenta naquilo que eu acho, mas é fruto de uma atitude racional. Penso: _“O QUE ESTOU A OFERECER, É REALMENTE O QUE MELHOR TENHO PARA OFERTAR?”_

É exatamente isto que significa o sacrifício, revelando, assim, a consideração e o valor daquilo que pretendo conquistar.

Bom, amiga, pense neste aspeto e reflita sobre o seu sacrifício, para que não apresente de qualquer forma a sua entrega.

Talvez tenha feito, durante tantos anos, sacrifícios reprováveis, dos quais não obteve resposta, resultando em frustração interior. Não tem havido, por isso, realização, equilíbrio emocional ou sustentação na fé. Por isso, estamos a orientá-la, de forma a que apresente o seu sacrifício da maneira correta.

Até amanhã.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

177 comentários

  1. Oi Sra. Viviane,

    Na realidade tudo o que vem fácil e rápido vai fácil e rápido, ou seja, para que o meu sacrifício seja completo existe um processo, é algo que requer tempo, requer que eu viva o sacrifício, eu gere e corra riscos. E isso vai me levar a sair da minha zona de conforto e a usar as minhas armas.

    E o tempo demonstra a dor, pois assim como Abrãao ia sacrificar o seu filho Isaque, ele teve que caminhar com o seu filho até ao cimo do monte mesmo sabendo que sacrificio ele iria apresentar… O tempo nos faz analisar a nós mesmas, pois é no tempo que eu mostro onde esta a minha confiança.

    Muito profundo…

    Ver mais
  2. Cuando nuestro sacrificio es hecho en una entrega y hecho con tadas nuestra fuerza y no dependiendo de nadie,las bendiciones son de DIos y dentro de nosotras hay una seguridadad y tranqueidadad por que sabemos que lo que cuesta viene de Dios.

    Pero cuando nuestro sacrificio es hecho en la base de los de mas , en el apollo de otros y en la direcion y consejos de otros y no hay un verdadero sacrificio,es cuando interiormente nos sentimos vacias y sin ser realizadas y insastifechas , mas nunca hubo un encuentro con Dios y ninguna esperiencia con El.

    Ver mais
  3. Bom dia D. VIviane,
    Estava a pensar na atitude de Jacó quando ele mentiu todas as vezes para Isaque…
    E pensei o seguinte:

    – Jacó criou um cenário, assumiu a identidade e características do seu irmão para beneficiar da Bênção (quantas vezes pensamos que ter a aparência de bem educada, bonitinha, timidazinha… mas essa aparência esconde uma tendência para o facilitismo);

    – Jacó tinha o seu objectivo muito bem definido, mas ele escolheu o meio mais fácil para conquistar a Bênção (por vezes até sabemos o que queremos, mas não existe confiança suficiente em Deus para esperar pela sua intervenção);

    -Jacó reconhecia o valor da Bênção do pai, mas não reconhecia o Deus de Seu pai (Quando existe conquistas sem Deus, a tendência é que se torne um fardo essa bênção, pois Deus é quem nos capacita para saber fazer uso dessa Bênção);

    – Jacó não quis lutar para conquistar a Bênção, mas depois precisou de desenvolver a capacidade de defesa contra as perseguições de seu irmão (é importante perceber qual é o verdadeiro interesse de Deus quando nos leva a Sacrificar, pois é no momento do caminho do sacrifício que descobrimos as nossas debilidades, e nos apegamos de forma mais intensa a Deus, a caminhada do sacrifício nos ajunta mais a Deus, e é ai que temos experiências pessoais com Deus que vão alimentar e desenvolver a nossa intimidade e confiança em Deus. E isso é a base para que depois da conquista conseguiremos manter);

    – Quando Deus nos chama para lutar, é para descobrirmos a nossa força; Conhecer os nossos limites e deixar bem claro que existe um limite que só pode ser ultrapassado quando estamos na dependência de Deus, nessa altura é quando Deus toca na nossa coxa para deixar bem claro que não somos auto-suficientes.

    A caminhada do Sacrifício é a pedra basilar para conseguir estabelecer a Bênção conquistada.

    Ver mais
  4. Caçar significa ir atras usar a fe na ficar parado lutar, e cozinhar significa preparar-se sacrificar-se, muito forte nao podemos apresentar nosso sacrificio de qualquer maneira tem que haver um preparo!

    Ver mais
  5. O meu sacrificio me representa diante de Deus no altar ,muito forte !!!

    Ver mais
  6. Realmente dona Vivi, o verdadeira sacrifício, não é feito do dia para a noite, requer entrega, dedicação, preparação! E eu tenho feito isso, é mais um sinal de que estou no bom caminho!
    Agora é a minha vês!

    Muito obrigada, dona Vivi!

    Ver mais
1 23 24 25 26 27 30