A vida de Jacó – 13º Dia

Viviane Freitas

  • 7
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 13º Dia

  • 7
  • Jul
  • 2013

 

Olá, estamos no 13º dia em que falamos sobre a vida de Jacó.

“Assim, despediu Isaque a Jacó, que se foi a Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
Vendo, pois, Esaú que Isaque abençoara a Jacó e o enviara a Padã-Arã, para tomar de lá esposa para si; e vendo que, ao abençoá-lo, lhe ordenara, dizendo: Não tomarás mulher dentre as filhas de Canaã; E, vendo, ainda, que Jacó, obedecendo a seu pai e a sua mãe, fora a Padã-Arã; sabedor também de que Isaque, seu pai, não via com bons olhos as filhas de Canaã, foi Esaú à casa de Ismael e, além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael, filho de Abraão, e irmã de Nebaiote.”
(Gn.28:5-9)

13ºDia – Os detalhes

A atitude de Esaú é de defesa; de quem não está a viver pela fé. E porquê isto? Porque vivia como uma pessoa comum, apesar de ter o exemplo do avô, Abraão, e do pai, Isaque. Enquadrava-se apenas na história; fazia unicamente parte da descendência.

Sempre que somos preteridos ou perdemos a oportunidade, podemos ter o mesmo tipo de ações, quando não as “cortamos”.

Sabemos da “história”, e podemos estar dentro da Igreja, mas ainda assim, permitir que os sentimentos conduzam a nossa vida, pois somos dotados de livre arbítrio; livres para fazer a nossa própria escolha.

Os sentimentos surgem por intermédio dos sentidos: Ouvir, ver, tocar… E Esaú viu o pai a abençoar Jacó, o qual obedeceu, não tomando mulheres daquela terra. E Esaú ficou com “raiva”, pois já tomara esposa dentre aquele povo. Assim, ainda fez pior, tomando uma mulher descendente de Ismael, opondo-se, diretamente, a seu pai, Isaque.

Quem não obedece, permite-se ficar com inveja, com raiva, perante determinadas circunstâncias. Por isso, devemos observar os detalhes.

Será que não nos permitimos, também, por vezes, ficar com uma “ponta” de inveja? Por exemplo, as solteiras que já apresentam uma certa idade… Perante o casamento de uma colega, ignoram-no e até se negam a comparecer. Porquê? Porque no afã do momento, têm reações naturais; reagem contrariamente à fé e, assim, deixam de vigiar as suas atitudes. Tornam-se pessoas desagradáveis!

Outro exemplo: Uma amiga ou conhecida que desenvolve no seu trabalho, da qual todos falam bem… E de si, ninguém fala. O que faz? Inveja e ignora!

Há muitos detalhes que permite que prevaleçam, demonstrando uma fé emotiva: Vai à Igreja, dá ofertas, dízimo, mas não está atenta aos pormenores, e são estes que fazem mudar a sua visão.

– Quando atenta para os detalhes, está a vigiar, negando ser negativa, pessimista, invejosa, orgulhosa, egoísta;

– Quando observa os detalhes, é porque já reparou que não é confiável; que os seus sentimentos a enganam e a fazem sentir coisas contrárias à fé.

Não estamos a falar de, ou para “anjos”, mas com seres humanos, de acordo com a realidade de cada um. Por isso, devemos reparar nos detalhes, pois aqui será definido o meu tipo de fé e o relacionamento que tenho com Deus.

A fé inteligente obedece! Não age por inveja ou impulso.

Então, amiga, não aja de acordo com uma fé emotiva, precipitando-se ao tomar uma atitude errada.
Atente para os detalhes, pois são estes detalhes, da Palavra de Deus, que estão a fazer a diferença na nossa vida.

Até amanhã.

 

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

44 comentários

  1. Olá D.Vivi,
    O ditado que fala que os detalhes fazem toda a diferença é bem verdade.
    Foi quando eu deixei de ir levando a vida e comecei a ficar atenta aos detalhes que comecei a detectar os meus erros, e não só detectar mas agir a fé e assim desenvolver como mulher e como filha de Deus.
    E como mulher penso que todas nós temos essa personalidade detalhista dentro de nós…ás vezes pensamos em tudo para colocar dentro da nossa mala ou big mala, mas ás vezes não pensamos em precaver e prevenir a nossa fé de ficar emotiva, fraca e debilitada.
    A cada audio tenho aprendido bastante e visto esses detalhes em mim.
    Beijo enorme

    Ver mais
  2. É verdade o grande detalhe é a palavra de Deus eu tenho q está sempre vigiando não fica dando ouvido a emoção a fé não depende do ouvir nem do falar do ver mais siim crer, só há diferença na vida daqueles q reconhece q todo dia tem q mudar.

    Ver mais
  3. Olá D. Vivi, hoje o que trouxe para mim com este post foi os detalhes! E como eles fazem toda a diferença…provavelmente no passado se eu estivesse mais atenta a estes detalhes nao teria cometido alguns erros que cometi, erros que aparecem por sentimentos, por me deixar levar por eles..nem sempre quando fazemos uma auto analise encontramos coisas que nos agradem mas é necessário estarmos sempre atentos porque so estando atentos podemos corrigir e evitar principalmente estes tipos de erros e viver por uma fé racional.
    Beijinhos

    Ver mais
  4. É bem visível que todos os que chamaram à atenção de Deus no passado eram homens/mulheres de poucas palavras, mas de Grandes Atitudes.
    Esse tem sido o meu foco ao ouvir e participar dos podcasts, nao ser “papagaio” mas que a minha vida mostre em Quem creio e quem eu sou.
    Quando temos uma fé inteligente pesamos na balança :um lado minhas promessas “de boca”, do outro minhas reais atitudes. Essa é a forma de verificar quem sou.
    Obrigada pela oportunidade,
    Beijinho Bárbara

    Ver mais
  5. Olá querida!!
    Pois são os pequenos detalhes que na frente fazem a diferença às vezes estou atenta ao meu redor as minhas atitudes porém somente naquilo que sobressai mas o que está escondido lá no fundo é que parece pequeno mas me impede de alcançar …tenho vigiar a cada dia Tudo.
    Pois tenho ser meu tudo por tudo de Deus
    Bjs

    Ver mais
  6. Boa tarde,

    Os detalhes fazem a diferença, causam a revolução em toda a nossa vida. Posso ver a acção de Deus nesses mesmo detalhes, o Seu cuidado, o Seu zelo por minha alma. E olhando minuciosamente para nossos próprios detalhes interiores, coisinhas pequeninas que muitas vezes relativizamos , reacções, manias, atitudes provamos a nossa fé, conseguimos detectar o que habita dentro de nós. E mudar, arrancar pela raiz. É muito forte. Temos de olhar profundamente para dentro de nós, para nosso carácter e para o que nosso comportamento revela.

    Beijinho a todas

    Ver mais
1 3 4 5 6 7 8