A vida de Jacó – 10º dia
- 4
- Jul
- 2013
Olá a todos. Continuando a falar sobre a vida de Jacó, hoje já é o 10º Dia, e o seu comentário é muito importante, sobretudo para que se avalie.
Gostaria que tirasse proveito de cada mensagem, para que reflita, e não apenas refira a história, sobre a qual meditamos.
“Disse Rebeca a Isaque: Aborrecida estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete, tais como estas, as filhas desta terra, de que me servirá a vida?” (Gn.27:46)
10º Dia – Resolver problemas
Entendo exatamente Rebeca, no sentido de querer evitar que Jacó casasse com as filhas de Hete, pois Esaú já era casado com duas mulheres desse povo, o que se tornara uma amargura para os seus pais.
Então, como Rebeca vivia de circunstâncias, se Jacó casasse com uma dessas mulheres, para ela, a sua vida acabaria.
Tudo na vida de Rebeca tinha a influência do exterior, e as suas atitudes refletiam-se na resolução dos problemas por ela própria. Recorre ao engano, ao marido, mas não a vemos a falar com Deus e a recorrer a Ele.
Como muitas pessoas, hoje, assistem a testemunhos, dos quais não tiram proveito e continuam a reagir de uma forma emotiva. Ao invés de resolver o problema do seu interior, com Deus, reagem na emoção. Batem palmas, mas não dizem: “Agora é a minha vez!; A minha oportunidade de sacrificar, subir ao altar e falar das maravilhas que Deus fez na minha vida.”
Não condeno Rebeca, porque não sou perfeita, mas vejo um erro gravíssimo, o qual temos de avaliar, pois somos mulheres e, por isso, dadas a sentimentos. Não é porque somos de Deus e da fé, que não sentimos, mas por aqui se revela o nosso temor e entrega; faz-se a separação, de quem é quem.
Às vezes, criamos uma “tempestade” por causa de um problema, mas não adianta! O que vai resolver é que faça uso do mesmo para materializar a sua fé; a sua crença.
Exercite a fé nesse Deus pelo Qual vai à Igreja e ouve a Palavra. É para exterminar o problema, e não para ficar desesperada, desacreditada, ou, sequer, levá-lo adiante, para outra pessoa sentir por si; ficar na dependência que alguém o resolva em seu lugar.
Rebeca, Esaú, Jacó, estavam dentro da Igreja e tiveram o exemplo de Abrão e Isaque. Eles tinham conhecimento de quem era Deus através do exemplo dos patriarcas, mas só houve uma transformação, quando Jacó quis a prática do que ouvira, na sua própria vida.
E você, dentro da Igreja, deve usar a fé racional, pois a consciência não resolve o problema, mas sim a prática. Quando a pessoa sacrifica para o Deus vivo, e não em prol dos seus instintos, torna-se a própria bênção.
Jacó foi sacrificado pelas suas atitudes, pois quis fazer à sua maneira, e Rebeca também. Cada um de nós, ou seremos sacrificados, ou sacrificaremos para Deus. A escolha é nossa!
Ficamos por aqui, e amanhã estaremos de volta, falando sobre a vida de Jacó.
Cátia Guerreiro
Julho 5, 2013 às 10:32
Como a senhora falou é muito importante avaliarmos a nossa vida e ver que tipo de atitudes temos tomado. Será que temos participado a DEUS a nossa vida, os nossos problemas e também as nossas alegrias?
Eu tenho-me avaliado, e quanto mais eu paro para me avaliar mais coisas eu descubro que estou a fazer da maneira errada e que preciso mudar.
Nesta fogueira santa eu já falei que AGORA É A MINHA VEZ, e o meu sacrifício vai provar que não são meras palavras, mas sim atitudes.
Ana Santos - Dublin, Ireland
Julho 5, 2013 às 10:03
Bom dia D. Viviane, um dia um Pastor falou para nos na reuniao que o tamanho do problema depende da forma como o olhamos. Se colocamos o nosso foco no problema nao teremos condicoes de o resolver sem misturar nossos sentimentos. Mas se olhamos esse problema como uma situacao a resolver, e olhamos ele do alto entao podemos agir a Fe. E como a senhora diz, nos somos muito emotivas mas esta e a campanha que pode tambem colocar um ponto final a tanta emotividade, eu estou determinada a isso pois a emocao nunca me levou a lado nenhum, pelo contrario, so trousse ainda mais problemas a minha vida.
Deus abencoe a senhora.
Nathalia - Russia
Julho 5, 2013 às 9:35
Ola dna Vivi muito forte essa mensagem nao adinata querer criar um tempestadde com o problema tem que se resolver o problema
Jaco e rebeca foram sacrificados por suas proprias atitudes! E sera que nao temos sidos sacrificados tambem por causa de nossas atitudes? por querermos sempre dar um jeitinho nas situaçoes a nossa volta? É para refletirmos ! Muito bacana.
Letícia Figueiredo - Rússia
Julho 5, 2013 às 8:46
Muito forte!
Quando sacrifico fica claro o valor que eu dou a benção do Pai, por isso me coloco na dependência de Deus através da minha entrega, mostrando para Ele que eu QUERO e estou disposta a tudo para receber a benção!
Joana Albuquerque
Julho 5, 2013 às 6:21
Olá Dna Vivi e Dna Sara
Toda vez que eu tomo uma atitude ou decisão baseada em meus sentimentos, anulo a voz a fé dentro de mim. Passo a ficar no controle dos meus próprios passos. E é exatamente aonde surge os medos, duvidas e ansiedades, pois como seres humanos a nossa visão está no presente, naquilo que consigo ver. Diferente de quando tomo a escolha de buscar em Deus uma resposta, aonde Ele vem a nossa frente e derrama a fé sobrenatural que nos faz vencer!
Um grande abraço!
Mikaela Marcos - Almada
Julho 5, 2013 às 1:10
Olá D. Viviane, tem sido muito bom acompanhar sobre a vida de Jaco no seu blog, tenho aprendido imenso mas nao adianta apenas aprender e conhecer tem que haver pratica e tenho buscado por esta pratica na minha vida! Porque como a senhora disse na vida de Jaco so aconteceu a transformação quando houve pratica, e para eu poder dizer ” agora é a minha vez” tenho que por em pratica!
Obrigada, beijinhos