A vida de Jacó – 10º dia

Viviane Freitas

  • 4
  • Jul
  • 2013

A vida de Jacó – 10º dia

  • 4
  • Jul
  • 2013

Olá a todos. Continuando a falar sobre a vida de Jacó, hoje já é o 10º Dia, e o seu comentário é muito importante, sobretudo para que se avalie.
Gostaria que tirasse proveito de cada mensagem, para que reflita, e não apenas refira a história, sobre a qual meditamos.

“Disse Rebeca a Isaque: Aborrecida estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete, tais como estas, as filhas desta terra, de que me servirá a vida?” (Gn.27:46)

10º Dia – Resolver problemas

Entendo exatamente Rebeca, no sentido de querer evitar que Jacó casasse com as filhas de Hete, pois Esaú já era casado com duas mulheres desse povo, o que se tornara uma amargura para os seus pais.
Então, como Rebeca vivia de circunstâncias, se Jacó casasse com uma dessas mulheres, para ela, a sua vida acabaria.

Tudo na vida de Rebeca tinha a influência do exterior, e as suas atitudes refletiam-se na resolução dos problemas por ela própria. Recorre ao engano, ao marido, mas não a vemos a falar com Deus e a recorrer a Ele.

Como muitas pessoas, hoje, assistem a testemunhos, dos quais não tiram proveito e continuam a reagir de uma forma emotiva. Ao invés de resolver o problema do seu interior, com Deus, reagem na emoção. Batem palmas, mas não dizem: “Agora é a minha vez!; A minha oportunidade de sacrificar, subir ao altar e falar das maravilhas que Deus fez na minha vida.”

Não condeno Rebeca, porque não sou perfeita, mas vejo um erro gravíssimo, o qual temos de avaliar, pois somos mulheres e, por isso, dadas a sentimentos. Não é porque somos de Deus e da fé, que não sentimos, mas por aqui se revela o nosso temor e entrega; faz-se a separação, de quem é quem.

Às vezes, criamos uma “tempestade” por causa de um problema, mas não adianta! O que vai resolver é que faça uso do mesmo para materializar a sua fé; a sua crença.

Exercite a fé nesse Deus pelo Qual vai à Igreja e ouve a Palavra. É para exterminar o problema, e não para ficar desesperada, desacreditada, ou, sequer, levá-lo adiante, para outra pessoa sentir por si; ficar na dependência que alguém o resolva em seu lugar.

Rebeca, Esaú, Jacó, estavam dentro da Igreja e tiveram o exemplo de Abrão e Isaque. Eles tinham conhecimento de quem era Deus através do exemplo dos patriarcas, mas só houve uma transformação, quando Jacó quis a prática do que ouvira, na sua própria vida.

E você, dentro da Igreja, deve usar a fé racional, pois a consciência não resolve o problema, mas sim a prática. Quando a pessoa sacrifica para o Deus vivo, e não em prol dos seus instintos, torna-se a própria bênção.

Jacó foi sacrificado pelas suas atitudes, pois quis fazer à sua maneira, e Rebeca também. Cada um de nós, ou seremos sacrificados, ou sacrificaremos para Deus. A escolha é nossa!

Ficamos por aqui, e amanhã estaremos de volta, falando sobre a vida de Jacó.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

58 comentários

  1. Boa tarde , vejo que nas dificuldades tenho que olhar para dentro de mim, e ver que aquilo que eu tenho (Espírito Santo) é muito maior do que os problemas que se levantam contra mim. Tenho que usar sempre a fé racional, pensar e só depois agir. Agora chegou a minha vez! Através do sacrifício vou ter a resposta de Deus.
    Na fé

    Ver mais
  2. Olá D.Vivi e D.Sara!

    Se nós nos deixarmos influenciar pelas circunstâncias viveremos de altos e baixos, sempre reféns dos sentimentos.
    A solução para os nossos problemas só acontece quando falamos com Deus e estamos dispostas a fazer o que a Fé inteligente nos dirigir.

    Beijinhos

    Ver mais
  3. Buenos dias Sra VIVIANE, esa era mi realidad, querdar inquieta, y pasando mis angustias para los demas, pero se acabo, Gracias por este mensaje, hoy entiendo lo que tengo que hacer y mi respuesta ya esta. gracias.

    Ver mais
  4. Por muitas vezes agi assim, na emoção, no sentimento, ao invés de recorrer a Deus, levei o problema para meu marido, achando que poderia ser solucionado quando na verdade estava agindo no sentimento e a situação ficou ainda pior.

    Ver mais
  5. Bom dia,
    Na hora da decisão, do aperto, se revela que tipo de fé temos, que tipo de pessoa somos.
    Sendo mulher temos uma benção, o poder de influenciar para o bem,ou uma maldição, o poder de influenciar para o mal, mas a escolha é de cada uma.
    E o que temos alimentado mais? O nosso eu, que é naturalmente mau, ou a vontade de Deus em mim, que é perfeita e agradável na minha vida?
    É algo que devemos sempre vigiar, estar atentas as nossas reacções ou aos erros que cometemos.
    Bjs

    Ver mais
  6. A minha reação diante do problema mostra o tipo de fe que eu estou vivendo.
    Sou eu que tenho que tenho que resolver o MEU problema, resolver os meus conflitos internos!

    Ver mais
1 4 5 6 7 8 10