A VERDADE – Episódio 99: A verdade sobre como resistir ao mal

Viviane Freitas

  • 23
  • Jun
  • 2023

A VERDADE – Episódio 99 : A verdade sobre como resistir ao mal

  • 23
  • Jun
  • 2023

O mal está em todo lugar, tentando, trazendo ideias e lembranças, para que você esteja sempre nas garras dele. Mas como resistir ao mal? Como ser forte contra o mal? Como posso ser maior do que aquilo que me tenta? Como posso ser maior do que aquilo que ataca a minha mente?

A Bíblia diz o seguinte:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7

Preste atenção! Uma coisa que você tem que observar é que o mal não quer que você use o raciocínio, porque se você ouvir, se você se atentar de forma racional, vai entender as artimanhas e ciladas dele.

Por isso a Bíblia diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus.” Para que eu me sujeite a Deus, eu tenho que prestar atenção no que Ele diz. Tenho que me atentar e inclinar os meus ouvidos a Deus. Há muitas vozes falando, muitas ideias, muitas opiniões, e eu desprezo todas as opiniões para dar valor ao que Deus diz.

“Ah, Viviane, é fácil você dizer assim: resista ao diabo. Mas, na hora do vamos ver, sabe o que acontece? Eu sou fraca, eu fico deprimida, inclusive estou nesse momento assim.”

Ah é? Pois então, preste bastante atenção, porque se você obedecer, se você atentar, apelar para a sua inteligência, você vai sair dessa situação hoje, agora!

Como é que eu vou resistir ao diabo? Como é que ele vai fugir de mim? Ah, é isso que você precisa saber, a Bíblia diz assim:

“Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós…” Tiago 4:8

Quem se chega a Deus somos nós, inclusive quando Ele disse assim: “Vinde a Mim todos os que estais cansados e sobrecarregados…” (Mateus 11:28), Ele está convidando exatamente esse tipo de pessoa para ir até Ele.

Então, nós precisamos chegar a Deus. E de que maneira?

Sabe, às vezes você vai à igreja, você até fala com Deus, mas você não se chega a Ele. Preste atenção e use essa fé inteligente, para se libertar daquilo que está amarrando a sua vida.

“Chegai-vos a Deus, e Ele Se chegará a vós…” Tiago 4:8

Ah, então quer dizer que se eu chego até a Deus, Ele vai chegar até mim. E o mal? Como é que vai ser? Ah, o mal sabe que você está ameaçando-o, então ele vai querer te atacar para que você não raciocine, não se livre dele, porque ele quer te escravizar. Pois, uma vez, escravizando você, ele estará ferindo a Deus.

“…Limpai as mãos, pecadores;…” Tiago 4:8

Então, seja inteligente, chegue-se a Deus. Sabe, são as mãos que tocam, que exercitam, que trabalham, são com as mãos que pegamos as coisas e trazemos até nós. E, de repente, as coisas que você traz até si são as más amizades, as informações indevidas, você vive procurando informações de fofoca, do passado, de lembranças… sendo assim, como você vai limpar as suas mãos?

Isso só vai acontecer quando você deixar de sujá-las, de trazer informações e coisas sujas até você…

“…e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” Tiago 4:8

Sabe quando uma hora você quer, outra hora não quer? É quando você está vulnerável, indefinido, sendo manipulado pelas suas emoções, porque as emoções são exatamente assim, tem altos e baixos.

Mas agora quero que você se livre disso!

Aí, onde você está, busque um cantinho, um lugar reservado, e fale com Deus. Leve sua mente até Deus, você vai decidir chegar até Ele, inclusive você pode dizer assim: “O Senhor convidou os sobrecarregados, os amargurados… o Senhor disse: “Eu vos aliviarei”!”

Veja que, dessa forma, para se chegar até Deus, você estará usando a própria Palavra dEle, o convite dEle, para trazer à memória de que você pode se chegar até Ele! Faça isso agora!

Todas as vezes que você tem uma questão, uma dor na alma, um problema, uma aflição, é isso que você tem que fazer, porque você está diante do mal. O mal está carregando a sua mente de pensamentos negativos, mas você tem que se achegar a Deus.

É dessa forma que resolvemos problemas. Não é esperando que alguém se achegue a Deus por nós. Somos nós que temos que nos achegar a Deus. Somos nós que temos que expressar o que está acontecendo dentro da nossa mente, do nosso interior.

Todas as vezes que você se achegar a Deus, de forma sincera, você está elevando a sua mente àquilo que você quer. Você quer o livramento, você quer Deus, você quer paz, então achegue-se a Deus! Como? Limpando as suas mãos, ou seja, falando com Deus, trazendo a Deus aquilo que está acontecendo com você.

Agora, preste bastante atenção, o que acontece com muitas pessoas que, de repente, não estão desesperadas, mas estão até tolerando o mal, na verdade, no fundo da alma delas, existe uma agonia, uma frustração, mas sabe o que elas fazem? Elas disfarçam. A pessoa busca se distrair, trabalhar, fazer algo que distraia a sua mente da sua miséria. Ou seja, em vez de resolver o problema, ela está iludindo a si mesmo.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

“Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.” Tiago 4:9

Sabe, quantas pessoas neste mundo estão frustradas, e tudo que elas fazem é se empenhar no trabalho, justamente para não encararem aquilo que está dentro de si.

E só quando a pessoa coloca a sua cabeça no travesseiro, ou vai dormir, descansar à noite, é que vem essa dor na alma, essa tristeza. Mas, se ela consegue dormir, ela volta para o próximo dia, disfarçando esse dilema.

E a Bíblia fala de forma direta para todos nós, para realmente nós tomarmos as nossas misérias como responsabilidade nossas. E não há como fazer isso, nos esquecendo, nos iludindo… nós temos que assumir que existe uma miséria na nossa vida.

E a única forma de assumirmos isso é quando tomamos para nós essa responsabilidade de resolver com Deus. E a Bíblia diz assim:

“Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará.” Tiago 4:10

Às vezes, você fica se orgulhando daquilo que faz, daquilo que já fez… em vez de retratar a miséria, quem você sido realmente como pai, como esposa, como mãe, como filha, filho, funcionário, chefe…

Você tem visto as suas atitudes e sabe que tem algo errado dentro de você, mas você faz vista grossa. E é dessa forma que você abre a porta para o mal, porque não encara a sua verdade, a sua realidade. Você se autoengana dizendo que está tudo bem, quando está tudo mal.

Seja humilde, humilhe-se para Deus.

Deus está esperando você assumir o que está acontecendo com você, e que você tem visto. Mas é o que muitas pessoas fingem não ver.

Bem, se você está disposto a encarar as suas misérias, e chorar, e converter o seu riso em pranto, quer dizer, assumir a sua realidade, que essa é a sua verdade, então agora você tem essa condição.

Basta você ir até um lugar e falar com Deus. Está certo?

Esse problema não é meu, é seu, e é você que tem que se despojar diante de Deus. É você que tem que se humilhar diante de Deus. E é isso que eu sempre faço quando tenho que encarar aquilo que está me deixando miserável, ou seja, me escravizando. Faça isso você também para que você se livre.

Resista ao mal, achegando-se até Deus!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*