A VERDADE – Episódio 91: A verdade sobre a traição da fé

Viviane Freitas

  • 12
  • Jun
  • 2023

A VERDADE – Episódio 91 : A verdade sobre a traição da fé

  • 12
  • Jun
  • 2023

O que dizer de uma traição? Deslealdade, falsidade, hipocrisia, fingimento, infidelidade, adultério, emboscada, cilada, engano… é bem doloroso ser traído. Muito doloroso. Jesus foi traído por um dos Seus discípulos que O entregou.

Vamos saber como Jesus lidou com a traição, com algo que já estava determinado a acontecer.

“E, estando Ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos principais sacerdotes e pelos anciãos do povo.

E o que O traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-O.

E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo, Rabi; e beijou-O.

Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e O prenderam.

E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.” Mateus 26:47-51

É… não é fácil você ser traído por uma pessoa que se dizia ser seu amigo, que lutava suas lutas, que fazia tudo que você fazia. Ainda mais quando a gente nunca imaginou que essa pessoa faria isso.

No caso aqui, Judas já era um predestinado a trair. E por quê? Porque, na verdade, Judas nunca foi sincero, ele estava como discípulo do Senhor Jesus, mas não era sincero. Ele fazia tudo o que os outros discípulos faziam, e dava até “certo”, mas dentro dele, na sua mente, no seu comportamento e desejo, ele não seguia Jesus. Judas seguia os seus pensamentos, a sua opinião e não aceitava a orientação que Jesus dava, mesmo estando ali.

Por isso é importante avaliar como você é, quem você é, pelo seu comportamento, pelos seus pensamentos, por tudo o que tem acontecido na sua vida já existem sinais que provam quem você é, se você aceita a verdade ou se você é um desses que vão trair.

Só que existe oportunidade, e essa oportunidade está diante de você agora. Se você assumir a condição de quem você é, então você terá chance de ser mudado, de nascer de novo.

Ora, uma pessoa que tem essas características não é nascido de Deus, não é filho de Deus, mas tem aparência de filho de Deus, porque faz as mesmas coisas que os filhos de Deus fazem, só que no seu interior aguça, alimenta as suas razões, os seus motivos e as suas desculpas.

É muito difícil lidar com a traição, muito mesmo. E a traição é uma coisa que quem agiu de forma fingida, enganosa, fez uma cena de que estava tudo bem, quando não estava. E é assim que muitas pessoas estão lidando na sua fé, na sua vida com Deus, elas agem como se estivessem tudo bem, mas no fundo não está nada bem. Elas estão aceitando os seus pensamentos, as suas opiniões, os seus achismos, impondo a sua vontade, independentemente da justiça.

O Senhor Jesus foi entregue, mas como Ele lidou com a traição foi bem interessante:

“Jesus, porém, lhe disse: Amigo, a que vieste? Então, aproximando-se eles, lançaram mão de Jesus, e O prenderam.

E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.” Mateus 26:50,51

Veja que, na verdade, a primeira reação dos que creem em Jesus, dos que amam Jesus é de recompensar aquela dor com uma defesa. E um dos discípulos que o Senhor Jesus tinha, que era Pedro, pegou a espada e feriu a orelha do servo do sumo sacerdote, mas Jesus lhe chamou atenção:

“Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.

Ou pensas tu que Eu não poderia agora orar a Meu Pai, e que Ele não Me daria mais de doze legiões de anjos?” Mateus 26:52,53

Ou seja, o Senhor Jesus sabia que Ele teria que passar por aquilo, que Ele teria que ser entregue aos principais sacerdotes, que eram os religiosos naquela época, que odiavam a Jesus, porque Ele falava a verdade.

Mas Jesus deixou bem claro para os Seus discípulos que, mesmo sendo levado, sendo exposto a uma situação chata e triste, Ele tinha o Seu Pai como o Seu defensor, porém, o Seu Pai não O defendia naquele momento, porque fazia parte do que o Senhor Jesus ia passar.

É o que Ele disse:

“Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?” Mateus 26:54

Nós que servimos a Deus de forma sincera, vamos ter pessoas próximas que não andam de forma sincera. Pessoas que dizem ser de Deus, quando na verdade amam o dinheiro, têm seus projetos pessoais, querem ter sua vida pautada na sua vontade. Não querem se submeter ao desafio que é fazer a vontade de Deus.

Porque se você faz a vontade de Deus, na verdade, você está em um desafio e não pode projetar nada para si mesmo no dia de amanhã. Você tem que ficar na dependência de Deus.

Como, por exemplo, aqui o Senhor Jesus veio com uma missão, e aquela missão estava ali para se cumprir, mas como aconteceria se Ele não fosse traído? Isso fazia parte do que a Bíblia diz, e que simbolicamente mostra o que aconteceria com aqueles que são de Deus: que eles seriam traídos. E traídos por aqueles que se dizem de Deus. Assim como os religiosos que se diziam ser de Deus estavam ali prendendo o Senhor Jesus.

“Então disse Jesus à multidão: Saístes, como para um salteador, com espadas e varapaus para me prender? Todos os dias me assentava junto de vós, ensinando no templo, e não me prendestes. Mas tudo isto aconteceu para que se cumpram as escrituras dos profetas. Então, todos os discípulos, deixando-O, fugiram.” Mateus 26:55,56

É… o preço é muito alto!

E aqueles discípulos que se sentiam seguros com o Senhor Jesus, agora temeram e fugiram.

Fugiram porque eles também estavam em uma situação delicada, por serem seguidores do Senhor Jesus, não é verdade?

Então, eles não ficaram com Jesus o tempo todo, e isso aconteceu porque eles não eram batizados com o Espírito Santo.

Jesus teve que enfrentar só!

E essa é a verdade: o que a fé nos pede, precisamos fazer a sós.

Não adianta dependermos de ninguém, senão da nossa crença em Deus.

Se nós temos uma missão aqui na terra para servir a Deus, e vamos ser odiados por causa disso, então teremos um alto preço a pagar.

E você? Qual tem sido a qualidade da sua fé?

Será que você abandonaria o Senhor Jesus?

Ou você assumiria o Senhor Jesus diante das muitas adversidades?

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral#Family#Faith#Traição#Judas

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*