- 15
- Ago
- 2011
A Montanha, a Caverna e a Torre
- 15
- Ago
- 2011
Sei que o título deste post pode parecer mais uma sequências das Crônicas de Nárnia, mas não é.
Aconteceu com Israel e segue acontecendo nos nossos dias:
“… fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas.” Juízes 6:2
Quem fez para os israelitas covas para viver? Eles mesmos! Uéh, mas cova não é para quem está morto?
Sim, e eles estavam como mortos, porque deixaram de crer. Perderam a fé, e preferir “criar para si” covas no lugar de criar uma estratégia de Guerra para enfrentar seus inimigos. Covardia.
E quantas vezes fiz isso: fugir ou buscar a solução mais fácil.
E veja que existem diferentes “níveis”, ou classes de covas:
Podemos nos enterrar nas montanhas, no lugar mais alto. Mas a montanha sempre me foi apresentada como lugar de sacrifício….E agora, virou lugar de me esconder? Sim, eu posso também me esconder na montanha=altar, quando “participo” de uma campanha para cumprir com um papel religioso, não para sacrificar. Para amenizar minha consciência e quando os inimigos=problemas me atacarem dizer para todos, “mas eu sacrifiquei”.
Também posso ir pra caverna e manter em anonimato meus problemas. Para quem escolhe a escuridão, é mais fácil não ser sincera e manter uma aparência de que tudo está bem. Mas no frio e escuro buraco negro, no vazio que vai dominando o interior, vai conviver também com os animais peçonhentos que habitam ali, e acabará sendo “picada” pelo veneno do engano.
E a fortaleza? Será que não é seguro e inteligente construir uma fortaleza, uma torre de vigia para estar segura quando os inimigos vierem me atacar?
Veja só, para mim e para você que tem um “título”, uma “posição”, pode até se sentir protegida e privilegiada, pois existe uma aparente proteção, uma redoma que faz você se sentir segura, inatingível. Pode até viver por um tempo nesta falsa sensação de bem estar, vivendo nesta fortaleza, mas será tão escrava e tão covarde quanto os demais, pois não ataca, não persegue seus inimigos.
Para os que estão vivos, e querem permanecer assim, vale o refrão de quem é independente: “ A melhor defesa é o ataque”.
Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616
Nayeli Ochoa (México)
Agosto 18, 2011 às 18:00
Pero como fue con Israel, es con nosotros: escondernos no resuelve nada, sólo deja el problema avanzar. A veces es un problema pequeño, pero los miedos lo alimentan y se hace un gigante (con todo no más grande que Dios).
Es cierto, no debemos tolerar los problemas, ellos no deben ser parte de nosotros porque ya pertenecemos al reino de Dios y en su reino sólo manda Él, no Satanás.
Bruna
Agosto 18, 2011 às 16:21
Nós seres humanos temos o péssimo habito, de dedicar o nosso tempo e esforços procurando formas de fugir ou esconder o nossos problemas, quando enfrenta-los poderia ser até mais rápido e menos doloroso.
kami silveira
Agosto 17, 2011 às 22:02
Boa noite Dn VIVIANE
Na maior parte do tempo muitos por enfrentarem muitos problemas esconden-se nas cavernas,perdem a fe e a força de lutar, mas de nada adianta pois os problemas enfrentan-se e so assim poderemos vencer atacando e enfrentando os nossos inimigos
Kivya Bhrenda
Agosto 17, 2011 às 18:05
Oi Dna. Vivi,
Verdadeiramente muitas vezes se torna mais facil , se esconder dos problemas do que os enfrentar. Imagina que fugir ou deixa-los de lado é a melhor solução – engana-se quem pensa assim – nunca foi e nunca será essa a melhor solução. Como a senhora mesmo citou : ” A melhor defesa é, e sempre será o ataque.” Os covardes nunca tiveram vez e nunca fizeram história.
E, desde o tempo de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
Mateus 11:12
Viviane
Agosto 16, 2011 às 22:31
Olá dona Viviane
Em nossa vida temos escolhas o mais fácil séria esconder se na caverna mas Deus nos capacitou para sim enfrentar os problemas e vivermos sempre na posição do ataque pois essa é nossa melhor defesa.
Kelly Azevedo
Agosto 16, 2011 às 20:59
Boa Tarde
D.Viviane
E o que acontecer muito hoje em dia as pessoas não buscam conhecimento e essa palavra sacrificio para elas são disconhecida.Gosto muito do seu blog pois tiro aprveito de tudo que a senhora publicou.