A Montanha, a Caverna e a Torre

Viviane Freitas

  • 15
  • Ago
  • 2011

A Montanha, a Caverna e a Torre

  • 15
  • Ago
  • 2011

Sei que o título deste post pode parecer mais uma sequências das Crônicas de Nárnia, mas não é.

Aconteceu com Israel e segue acontecendo nos nossos dias:

“… fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas.” Juízes 6:2

Quem fez para os israelitas covas para viver? Eles mesmos! Uéh, mas cova não é para quem está morto?
Sim, e eles estavam como mortos, porque deixaram de crer. Perderam a fé, e preferir “criar para si” covas no lugar de criar uma estratégia de Guerra para enfrentar seus inimigos. Covardia.

E quantas vezes fiz isso: fugir ou buscar a solução mais fácil.

E veja que existem diferentes “níveis”, ou classes de covas:
Podemos nos enterrar nas montanhas, no lugar mais alto. Mas a montanha sempre me foi apresentada como lugar de sacrifício….E agora, virou lugar de me esconder? Sim, eu posso também me esconder na montanha=altar, quando “participo” de uma campanha para cumprir com um papel religioso, não para sacrificar. Para amenizar minha consciência e quando os inimigos=problemas me atacarem dizer para todos, “mas eu sacrifiquei”.

Também posso ir pra caverna e manter em anonimato meus problemas. Para quem escolhe a escuridão, é mais fácil não ser sincera e manter uma aparência de que tudo está bem. Mas no frio e escuro buraco negro, no vazio que vai dominando o interior, vai conviver também com os animais peçonhentos que habitam ali, e acabará sendo “picada” pelo veneno do engano.

E a fortaleza? Será que não é seguro e inteligente construir uma fortaleza, uma torre de vigia para estar segura quando os inimigos vierem me atacar?

Veja só, para mim e para você que tem um “título”, uma “posição”, pode até se sentir protegida e privilegiada, pois existe uma aparente proteção, uma redoma que faz você se sentir segura, inatingível. Pode até viver por um tempo nesta falsa sensação de bem estar, vivendo nesta fortaleza, mas será tão escrava e tão covarde quanto os demais, pois não ataca, não persegue seus inimigos.

Para os que estão vivos, e querem permanecer assim, vale o refrão de quem é independente: “ A melhor defesa é o ataque”.

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

24 comentários

  1. A melhor defesa é o ataque, eu nunca vi ninguem conquistar nada ficando a espera, a gente nao pode ficar parado vendo a vida passar, temos que lutar dia apos dia, uma vida sem lutas eu nao considero vida, por isso digo que ficar parada eu nunca vi dar certo a gente tem que correr atras a gente tem que ser capaz de provocar milagres na nossa vida.

    B.V. benfica

    Ver mais
  2. dona vivi ,acesso sempre o seu blog e tiro grandes liçoes, como mais essa,obrigado

    Ver mais
  3. “Quem não mata, morre”. E se não estou disposta a largar tudo o que me faz permanecer “escondida”, como as minhas falhas interiores, acabarei por morrer sozinha, dentro do “buraco” que eu mesma construí.
    Não há alternativa para quem deseja conquistar; para quem está no campo de batalha – que é a vida – ou seguimos em frente, mesmo feridos e, aparentemente, fracos, ou o inimigo nos persegue até nos matar.

    Ver mais
  4. Este tipo de pessoa não deve ter paz por um só instante, já que vivem uma farsa. Não podem ser espontâneas, alegres, falar o que pensam porque, desta forma, deixaram suas máscaras caírem. Não há algo mais intolerável em uma pessoas do que a falta de sinceridade. Pior ainda quando ela não é sincera consigo mesma.

    Ver mais
  5. Nem monte, nem caverna, nem torre.
    Eu escolho ficar na frente de batalha, dar a cara aos inimigos.
    Pois de que vale ter um espirito inabalavel, o poder e a autoridade para pisar em serpentes e escorpiões se não uso desse poder?

    Obrigado pelo post despertador.
    Que Deus lhe use a cada dia mais, a ilumine.
    bjs

    Ver mais
  6. Sim vejo que se esconder nao é a melhor soluçao,as vezes tentamos nos esconder dos problemas, mais os problemas sempre nos acham.Sempre que leio suas mensagens aprendo um pouco obrigada.

    Ver mais
1 2 3 4