A vida de Jacó – 3º dia
- 27
- Jun
- 2013
Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.
Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.
3º Dia – A reação de Jacó
“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)
Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.
E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.
Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.
Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.
Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.
Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.
E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.
Medite nisto.
Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!
Cátia Coelho Ferreira
Julho 10, 2013 às 9:06
Bom dia querida Dª Vivi
Além de tudo o que a senhora falou, que foi muito profundo e sincero, eu vejo que Rebeca agiu na ansiedade, queria ir pelo que ela achava e pensava. Muitas vezes as nossas atitudes são assim, querer fazer e fazer, sem consultar a Deus em primeiro lugar. Ir pela força do braço para mostrar que somos capazes de fazer algo, mas na verdade não somos nada, eu não sou nada. Para mudar a minha identidade tenho de ser humilde, esse é o pincípio.
Na fé de Jacó
Um grande abraço
Juliana Esteves - V. N. Gaia
Julho 8, 2013 às 23:32
Olá boa noite o que me chamou a minha atenção é eu ter temor e considerar a Deus.
Quando dou ouvidos a voz de Deus, eu estou a considelá.lo,com respeito e temor .
Por esse motivo isso irá se refletir no meu dia a dia, nas minhas atitudes diárias,a minha vida irá mostrar se u tenho considerado ou não!
Deus tem falado muito comigo nestes últimos dias,tenho refletido sobre como tem sido a minha vida,e creio que agora será a Minha Vez!
Deus abençoe.
Ana Raquel Pinho
Julho 6, 2013 às 16:21
Bom dia! Rebeca ela ja vivia a tanto tempo com Isaque e aprendeu muita coisa , mas nao pôs em pratica o que aprendeu e na hora de dizer: nao é a minha invade que vou fazer mas sim a de Deus! Ela nao fez isso! Ela influenciou o filho a tomar aquela atitude! El nem olhava as circunstancias , nem se preocupava com o e iria acontecer , ela so queria as coisas do seu jeito e nada mais importava. Muito forte! Bjs.
teresa moreira
Julho 5, 2013 às 14:05
boa tarde
sim é verdade isso já se passou comigo ver os problemas nos outros e em mim mesma e na minha familia achar que está tudo bem, mas hoje eu me dou conta dos problemas que eu enfrento diáriamente e claro luto por eles e não os escondo
dEus abençoe
Carolina Teixeira - Machico/Madeira
Julho 5, 2013 às 10:39
Assim que recebi o Espirito Santo minha vida mudou, fui curada interioramente, tenho caracter de guerreira, tenho uma felecidade dentro de mim.. Estou na presença do Senhor Jesus ..
Também venci a Mágoa !
Dalva-Leeds
Julho 5, 2013 às 2:52
dona Viviane a senhora falou tdo , mas ainda acrescento dizendo que o nosso caracter e que vai dizer quem nos proprios somos.
Deus abencoe