A vida de Jacó – 3º dia

Viviane Freitas

  • 27
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 3º dia

  • 27
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.

Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.

3º Dia – A reação de Jacó

“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)

Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.

E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.

Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.

Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.

Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.

Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.

E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.

Medite nisto.

Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

214 comentários

  1. Boa tarde querida dona Vivi!

    Muito importante esta Palavra. Verdade, quando a dona referiu que: ”Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano.” Porque muitas das vezes o engano precisa de ser encoberto, então a pessoa procura artimanhas para que o engano não seja descoberto, e chega ao ponto de mentir cada vez mais. O que quer dizer que quando a pessoa não se arrepende , ela continua cometendo uma sucessão de erros prejudicando a todos ao seu redor. O mais importante de facto é atentarmos para os ensinamentos Bíblicos e praticarmos os bons princípios que o Senhor Jesus deixou para nós seguirmos.

    Deus abençoe.

    Ver mais
  2. Olá!
    D. Viviane
    Rosy de Lins
    São Luís MA Brasil

    Muito forte!
    A atitude de Rebeca revela aquilo que as pessoas praticam quando não tem um encontro com Deus, por não conhecê Lo induzem de forma errada outras pessoas.
    Rebeca estava tão convicta de passar por cima da vontade de Isaque que mesmo Jacó vendo que não era uma atitude correta ao invés de mudar ,preferiu lançar só sobrou só a maldição do erro.
    Tenho que ter cuidado em observar e obedecer a vontade do meu Senhor para que não esteja trazendo sobre mim maldição querendo fazer do meu jeito.

    Ver mais
  3. Alguém pode induzir a pessoa até a fazer o que é errado, assumindo as consequências e tudo, mas quem vai sofrer é ela.
    Quantas pessoas já foram até presas apenas por aceitar um ideia “banal” e delinquente em consideração a alguém que acha legal. Por isso as escolha das amizades são determinantes para escolha de atitudes.

    Ver mais
  4. Mas Esaú desprezou seu direito de primogenitura. Tanto que vendeu-o por um prato de comida. Se Jacó tivesse contado a seu pai, este teria transferido de bom grado para Jacó a benção que era direito natural do primogênito? E por que Deus consentiu nessa trapaça? Iaac, por sua vez, também trapaceou ao dizer a Abimelec que Rebeca era sua irmã. Acaso não confiava que Deus poderia livrá-lo da morte pela mão dos filisteus? É… O jeitinho não é só brasileiro.

    Ver mais
  5. muito forte,
    que adianta a pessoa não ser sincera com Deus transparente? Deus sabe tudo.Isso e
    orgulho na pessoa. Tenho que ser sincera com Deus e isso eu tenho aprendido e a minha cegueira espiritual tem saido

    Deus abençoe

    Ver mais
  6. Palavras para que?
    Agora e agir, tudo o que a D.Vivi fala e muito tao forte, mas tao forte que entra para não mais sair, se tem algo que me faz ficar muito atenta e o meu carater, porque aquilo que sou para os outros e o que sou para Deus, e se o carater não for bom não adianta fazer o que for porque não vai dar certo.
    Beijos tenho aprender a cada dia mais com este blog amo muito…

    Ver mais
1 32 33 34 35 36