A vida de Jacó – 3º dia

Viviane Freitas

  • 27
  • Jun
  • 2013

A vida de Jacó – 3º dia

  • 27
  • Jun
  • 2013

Olá a todos. É um prazer muito grande estar aqui convosco diariamente a falar sobre a vida de Jacó.

Estava a consultar o significado da palavra “caráter” e percebi que também diz respeito a vícios e manias. Nunca imaginei que incluísse estas caraterísticas, mas, por aqui, podemos avaliar a profundidade do caráter humano. Aconselho-a a averiguar.

3º Dia – A reação de Jacó

“Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Esaú, meu irmão, é homem cabeludo, e eu, homem liso. Dar-se-á o caso de meu pai me apalpar, e passarei a seus olhos por zombador; assim, trarei sobre mim maldição e não benção.
Respondeu-lhe a mãe: Caia sobre mim essa maldição, meu filho; atende somente o que eu te digo, vai e traze-mos.” (Gn.27:11-13)

Jacó teve a escolha de dizer “Não!”. Mas, ao invés, preocupou-se com as circunstâncias em que ficaria, caso o pai descobrisse o seu engano. Preocupou-se em acarretar a maldição pelo seu ato, e não em agir mediante a fé, de acordo com o que seria racional.

E quando me refiro à fé, não o faço com base em religiosidade, pois, naquela altura, sequer existia a Bíblia. Mas ele tinha o exemplo do avô Abraão.

Veja que a fé é algo racional e justo, mas ele não foi justo com o seu pai. Aceitou o conselho de Rebeca, tendo esta assumido qualquer maldição que sobreviesse, fruto daquela atitude. Nem respeito tinha pelo seu marido! Veja que falta de consideração.

Interessante, que quando não damos conta das nossas atitudes, também não percebemos os detalhes Bíblicos. Sabe porquê? Porque, para si, já se tornou uma “história”. Já leu sobre Jacó e, por isso, nunca há novidade.
Quando tem consideração para com Deus, importa-se com os detalhes. Lê cautelosamente.

Rebeca desconsiderou todo o conselho que Isaque dera a Esaú. Fez exatamente o oposto!
Assim, se você ler a Bíblia de qualquer forma, também está a desconsiderar os valores inerentes à Palavra de Deus. E, através de algo tão simples, desconsidera, não apenas a homens, mas igualmente a Deus.

Além de tudo, Rebeca ainda gerou outro problema, pois a relação entre ambos os filhos, foi afetada. Veja que ela também gemeu, mas a sua história não refere que tenha lutado com Deus. Era indiferente à sua forma de ser.

E muitas pessoas também são indiferentes ao seu jeito de ser. Apenas os problemas dos demais lhes são nítidos, mas não os seus!
Por aqui, só têm perdido, e acabam por tornar-se frustradas dentro da Igreja. Conhecem e ouvem a verdade, e ainda aconselham outros a levarem uma vida “normal” e a trabalhar com a fé emotiva, ao invés de gerar vida.

Medite nisto.

Um grande abraço para todas vocês. Até amanhã!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

214 comentários

  1. OLÁ D, VIVIANE
    O QUE ME CHAMOU Á TENÇÃO É QUE DEVO TODOS OS DIAS EXAMINAR MEU CORAÇÃO MINHAS VONTADES E OMEU CARÁCTER SE DE FACTO ESTÁ DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS. SEMPRE DEVO AJIR PELA FÉ E NAO PELA IMPOLGÇÃO NEM PELO CENTIMENTO. QUANDO ME SURJE UM PROBLEMA EU DEVO OLHAR ELE COMO A SOLUÇÃO COM O SOLUCIONADOR DO MESMO QUE E O NOSSO DEUS TRASEMDO A BEMÇÃO NAS MINHAS MÃOS ,AI SIM NÃO A ENGANO NEM TROASSISES.TENHO QUE SER DETERMINADA ,SEGURA DECIDIDIDA SOBRE O QUE QUERO PARA SER A PROPRIS BENÇÃO OBRIGAD PEL ENCINAMENTO QUE CHEGOU ATÉ MIM DEUS ABENÇOE

    Ver mais
  2. Buenos días Sra Viviani. haciendo el seguimiento de la vida de Jacob, veo que tenia una idea errada era una historia mas,hoy todo de mi esta siendo cambiado, lo veia como bendiciones pero nuestro caracter va dando forma cuando somos llevados hacer un verdadero sacrificio perfecto. sin dejarnos influenciar de nada ni nadie. Dios bendiga a su familia. gracias

    Ver mais
  3. Olá Querida dª Viviane!

    Realmente tantas vezes li sobre a história de Jacó e não prestei atenção nos detalhes, nas entrelinhas! E através deste exemplo podemos tirar tanto para a nossa vida!

    Rebeca ordenou a Jacó que fizesse o que Isaque tinha pedido para Esaú, porém o quis livrar de todo o sacrifício. Ela não pensou nas consequências do que estava a fazer, ela apenas queria tomar posse daquilo que Deus lhe havia prometido. Foi contra o seu marido, contra o próprio Deus. Jacó poderia ter dito que não, mas ele deixou-se levar pela mãe, pensando que aquele engano poderia dar certo.

    Mas será que nós também não agimos assim? Quando Deus nos pede algo e fazemos de qualquer jeito ou optámos por seguir um caminho mais fácil para nós?

    Rebeca era indiferente a quem ela era e aquilo que ela fazia. Jacó também foi assim por um bom tempo. Mas quando ele encarou quem ele era, quando assumiu a sua verdadeira identidade, quando foi transparente com Deus, Ele mudou a sua história. Ele cansou-se de ser quem ele era, ele sacrificou tudo, todos e o seu eu, e lutou até alcançar a mudança de vida. Ele não tinha nada a perder e por isso lançou-se por inteiro, sem reservas.

    Assim teremos que fazer. Assumir quem somos, sacrificar tudo, todos e o nosso eu e lutar até que Deus nos traga a sua resposta.

    Atenta aos mínimos detalhes.

    Ver mais
  4. Jacó não estava a sacrificar, por isso teve tempo para se preocupar com detalhes, e mesmo percebendo que o que estava a fazer não era o certo não quis escolher o caminho do sacrifício.
    por algumas vezes em prol das minhas manias, daquilo que eu pensava também fiquei parada a preocupar-me com o que era menos importante e deixei de agir a fé, hoje vejo quão importante é o sacrifício, pois por meio dele alcançarei a realização do meu sonho.

    Ver mais
  5. e vdd os detalhes fazem toda a diferença….

    Ver mais
  6. Muito forte quando a senhora diz que quando não damos atenção aos mínimos detalhes ao que lemos na palavra de Deus, estamos a desconsiderar á Deus!

    Porque quando existe essa falta de atenção, mostra da nossa parte indiferença com relação a Deus.
    Bjx..

    Ver mais
1 30 31 32 33 34 36