A fé é pura e não engana

Viviane Freitas

  • 4
  • Dez
  • 2023

A fé é pura e não engana

  • 4
  • Dez
  • 2023

Para que eu conheça e veja Deus na Sua perfeição, eu tenho que reparar a minha imperfeição. Essa é a realidade. Aí fica claro como Deus é Perfeito, e por que Ele deve ser honrado acima de todos nós.

Bem, continuando sobre a história que aconteceu com Rebeca, ela disse ao seu filho Jacó para se passar por Esaú diante de Isaque, que era seu marido, o pai de Jacó. Isso porque o seu marido ia abençoar o seu primogênito. E essa bênção era importantíssima. Rebeca e Jacó viam como importantíssima, mas a forma com que eles lidaram com a situação não foi da forma que a fé nos pede.

A fé não faz com que sejamos enganadores. A fé é algo puro, que nos faz ser verdadeiros, próximos e não algo superficial. E Jacó fez exatamente o que a sua mãe orientou, buscou o cordeiro lá no rebanho, e ela fez a comida para que Jacó apresentasse, como se ele tivesse caçado e feito aquele guisado de comida.

Vamos ver o que aconteceu:

“E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.” Gênesis 27:18-19

Jacó dizendo a seu pai que era Esaú, o primogênito, ou seja, tudo mentira!

“Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro. E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não.” Gênesis 27:20,21

Isaque percebeu que a forma de Jacó e as coisas que aconteceram tão rapidamente não eram algo que deveria ter acontecido. Então, ele queria apalpar o seu filho, que supostamente seria Esaú.

“Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú.” Gênesis 27:22

Isaque percebeu que a voz não era a voz de Esaú, mas as mãos eram, pois a mãe havia colocado pelos para que enganasse a Isaque, e ele pensasse que fosse Esaú.

“E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou.” Gênesis 27:23,24

Tudo uma mentira! Tudo de uma maneira inadequada!

Imagine, chegar diante de uma autoridade, no caso, Isaque era autoridade de Deus, era o filho da bênção, para abençoar o seu filho da maneira enganadora, não foi agradável. O seu pai não estava seguro, firme naquilo.

“Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu.

E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto.

Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” Gênesis 27:25-29

Deus estava vendo tudo que Rebeca e Jacó estavam fazendo. E Deus do céu não fez nada, não falou com Rebeca, não falou com Jacó, não Se apresentou a eles, não impediu, sabe por quê? Porque Deus assiste a cada um de nós, e permite que manifestemos aquilo que está dentro de nós, para que possamos reconhecer quem temos sido.

Será que você se enquadra no caso de Rebeca e Jacó? Tentando enganar de um jeito ou outro para alcançar algo que é de Deus, mas da forma errada?

Obviamente que isso trouxe consequências para Rebeca e Jacó. E você vai saber mais aqui no próximo episódio da série Quem é Deus?

#QuemÉDeus#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#RedeAleluia#Isaque#Rebeca#Esaú#Jacó#engano#bênção

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*