A COBIÇA – Episódio 6: A cobiça tem o seu próprio caminho

Viviane Freitas

  • 16
  • Ago
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 6 : A cobiça tem o seu próprio caminho

  • 16
  • Ago
  • 2023

Quantos vezes tivemos um pensamento, uma vontade própria que estava tirando a nossa paz? Uma preocupação excessiva com o familiar ou com uma pessoa específica… e quantas coisas deixamos passar desapercebidos da nossa pessoa?

Quantas atitudes e comportamentos estávamos tendo mediante a esse pensamento obcecado? Quantas exigências que tivemos ao longo da vida que nos trouxeram a amargura de vida? E por quê? Porque queríamos que as coisas fossem do nosso jeito, e como você sabe nem tudo sai do nosso jeito. E muitas vezes, acabamos nos esquecendo de valorizar o mais importante, que é a nossa alma, que é Deus.

A Bíblia fala o seguinte:

“São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” Provérbios 1:19

Quando você está preocupado de forma excessiva com algo, já percebeu que você está apegado àquilo que tanto se preocupa?

Quando lemos a Bíblia, quando meditamos, nós temos inúmeros exemplos de que Deus fala sobre a nossa entrega, o Senhor Jesus falou isso diversas vezes nos evangelhos.

E me vem à mente a passagem sobre aquele jovem rico, se lembra dele? Ele queria tanto a salvação, naquilo que ele “dizia querer”, porque você pode dizer uma coisa, mas as suas atitudes provam o que realmente você quer.

E quando Jesus disse: “Uma coisa ainda te falta: vai, vende tudo o que tem e dê aos pobres”, Jesus falou exatamente sobre aquilo que ele estava apegado.

Tudo o que estamos segurando, resistindo, apegados são coisas que a cobiça faz conosco. Às vezes, a gente não se dá conta disso, mas se você observar o que tem acontecido com as suas reações, com o seu comportamento, vai ver que você nem se lembra de Deus, já imaginou isso? E você diz tanto que ama a Deus, lá na reunião falou que entregava a sua vida, mas no seu dia a dia, você está dizendo outra coisa para Deus, você escolheu outra coisa, você está valorizando outra coisa.

Como diz aqui: “São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.” Provérbios 1:19

Eu já errei várias vezes, e tenho que estar vigiando, senão vou errar, vou me desviar novamente. Por isso que a fé inteligente é aquela fé que raciocina, que analisa os seus comportamentos, e também nos compara com o que está escrito, ela faz um balanço. Mas quem é que faz isso? Aquele que está procurando agradar a Deus.

Mas aquele que está com a cobiça, aquele que está obcecado por uma resposta, para resolver um problema, está perdendo a sua própria alma.

Quando penso na Palavra de Deus, isso me traz temor, cuidado e muita responsabilidade em observar a minha pessoa, o tempo todo. E é isso que é importante para você que quer servir a Deus, você que quer agradar a Deus, você que quer ser justa, fazer aquilo que é certo, aquilo que convém, aquilo que é puro. Se você deseja isso, então você deseja a Deus. Você realmente quer Deus. E isso acontece quando você medita na Palavra de Deus, em forma de busca.

Sabe quando você está procurando algo? Você insiste, pergunta, indaga outras pessoas, você fica com aquilo na sua cabeça, questionando, interessado em encontrar a resposta. E assim acontece com aqueles que querem agradar a Deus. Estão se olhando, estão se observando, estão buscando na própria Palavra de Deus a orientação do que fazer.

E observe o que diz a continuidade desse versículo:

“A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.

Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras:” Provérbios 1:20,21

Veja que a sabedoria parece uma pessoa que clama, que levanta a voz, que vai aos lugares, nas esquinas, ela brada nas entradas, nas portas, nas cidades…, ou seja, a sabedoria, que é Deus, o ensinamento, a Palavra dEle está falando, está clamando para você, para nós. Quem dá ouvidos? Quem aceita e recebe o que a sabedoria está propondo? Quem?

“Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?” Provérbios 1:22

A Bíblia está dizendo o seguinte: muitas pessoas gostam de estar com a vida desatenta. Não querem raciocinar. Gostam de viver descompromissada, sem responsabilidade, amam a simplicidade. Não querem raciocinar, não querem ler, não querem meditar, não querem procurar.

E a Bíblia continua:

“Atentai para a Minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do Meu Espírito e vos farei saber as Minhas palavras.”

Deus está falando: “Eu quero dar para você o Meu Espírito, a Minha mente, o Meu pensamento, de forma abundante, Eu quero que você saiba as Minhas palavras. Eu não quero que você saiba as palavras que o mundo tem te oferecido, que não tem levado você a resolver coisíssima nenhuma. Não tem levado você a entender coisa nenhuma. Ou seja, você está sendo levado de um lado para o outro, sem resultado algum. Mas eu quero fazer você ter vida.”

“Entretanto, porque Eu clamei e recusastes; e estendi a Minha mão e não houve quem desse atenção,” Provérbios 1:24

Veja o que acontece com a pessoa que tem cobiça. Ela tem interesse nas coisas que coloca os seus olhos, ela escolheu olhar para as amizades, para o dinheiro, para a sua reputação, ela não escolheu a verdade, ela está querendo coisas que são passageiras.

E Deus está querendo lhe mostrar sobre ter vida não pelo lado de fora, mas começando dentro de você. Mas para isso você tem que aceitar a verdade, a vida, a repreensão. Ele está repreendendo, mostrando para você o que não convém.

Mas as pessoas não têm aceitado, preferem o seu ponto de vista, os seus argumentos do que propriamente Deus.

“Antes rejeitastes todo o Meu conselho, e não quisestes a Minha repreensão,” Provérbios 1:25

Muito triste, né? Mas é isso que tem acontecido com muitas pessoas. E aí o resultado é essa vida triste, frustrada.

De repente, você fala assim: “Ah, eu quero mudar…”

E quando você ouve, você recebe, mas aí depois “você se esquece de tudo”.

E por quê? Porque você não tomou isso como responsabilidade sua. Você recebeu com emoção, você sentiu. Quando, na verdade, a decisão é racional. Quando você decide, você coloca como foco resolver o problema.

Pense sobre isso! E endireite as suas veredas, porque a cobiça tem o seu caminho, tem a sua vontade, tem o seu jeito. Será que não é o que está acontecendo com você?

Hoje, você pode tomar medidas, decisões, que provam que você realmente quer mudar. Mas prove para si mesmo que você não está agindo de forma emotiva, mas com uma fé inteligente e verdadeira, porque quando a fé é emotiva, ela é mentirosa e enganadora.

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Cobiça#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#viral

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*