A COBIÇA – Episódio 24: A cobiça comete homicídio

Viviane Freitas

  • 11
  • Set
  • 2023

A COBIÇA – Episódio 24 : A cobiça comete homicídio

  • 11
  • Set
  • 2023

Como a cobiça é sutil! Ela começa com a vontade de possuir ou adquirir algo. É aquela vontade que não deixa a pessoa sossegada, enquanto o seu desejo não é cumprido, ela não sossega.

Vive pensando naquilo que quer, e às vezes ela tem um sentimento de vingança, enquanto não dá o troco pelo mal que sofreu, não sossega. Faz da sua vida um inferno porque seu alvo é matar, cometer o homicídio.

Quantas mortes, quantas pessoas são assassinadas diariamente em todo o mundo? E para quê? Simplesmente, na maioria dos casos, são resultados de sentimentos malignos, que não foram removidos. Provavelmente, a pessoa teve até tempo, mas aquele tempo não trouxe reflexão do que estava acontecendo dentro de si, mas a cada dia que se passava, mais ódio. O mal alimenta o outro mal, e assim, as obras da carne.

A Bíblia fala que:

“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis…Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios…” Gálatas 5:17-21

Imagine, para uma pessoa chegar a matar outra pessoa, é porque o sentimento foi aumentando com o tempo, em vez de ser resolvido.

Como foi o caso do primeiro homicídio que houve na Bíblia, na vida da humanidade, com Caim, que matou o seu irmão.

Olha só, o que acontece com a situação da pessoa que chega a cometer homicídio. Vamos saber o que aconteceu para que Caim tivesse o ódio do seu irmão.

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.” Gênesis 4:3-5

Ou seja, Caim não fez o melhor, e ficou chateado porque Deus não aceitou, não atentou para a sua oferta, e irou-se.

Quer dizer que você não faz o que é certo e fica irado? Querendo se igualar com alguém que fez o melhor? Não, não, não! Isso seria uma injustiça. Se alguém faz o melhor serviço no seu trabalho, por exemplo, o que você faz? Você se atenta para aquele trabalho que foi eficiente, que foi o melhor, então você aprecia. Não é verdade?

Mas por que você fica indignado quando não é aprovado? Interessante, não é? O pecado se faz de vítima, sempre quer que outros entendam aquele que não fez o melhor.

“E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?

Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” Gênesis 4:6,7

Deus está falando, justamente, que se não fizer o que é certo, o pecado jaz à porta, ou seja, já está aí batendo no seu peito, batendo dentro de você aquele desejo de ser aceito de qualquer forma, mas sobre ele você deve dominar.

O pecado teve seu tempo para a pessoa raciocinar, mas ela foi aceitando aquele pensamento, aquela ideia, aquela vontade de que fosse do seu jeito. Não interessa o que é justo, o que é certo, o que é bom, mas interessa o que ela quer. E Deus fala sobre dele, “deves dominar”, ou seja, a pessoa pode dominar.

Caim podia dominar, mesmo que ele não fosse batizado com o Espírito Santo, ele podia raciocinar, ele podia optar por não fazer o que estava sentindo, mas não, não foi o caso.

Bem, pense sobre as suas atitudes. Será que você não está impondo o seu jeito, as coisas que estão acontecendo? Você acaba sendo a vítima e as outras pessoas injustas? Será que isso teria acontecido? Porque a fé emotiva sempre é a vítima. E todo mundo é o mal.

O mais interessante é que o pecado vai aumentando, o tempo vai passando e aquilo vai crescendo dentro da pessoa, porque ela não domina, ela não observa como algo que está influenciando-a para o mal.

Se você escolhe o mal, você escolhe o diabo, você convida o diabo na sua vida.

Mas se você escolhe o bem, você convida Deus, você escolhe Deus.

“E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” Gênesis 4:8,9

Olha só, a pessoa faz errado, dá qualquer coisa de presente para o Criador, depois fica chateado que não foi aceito, depois mata o seu irmão, e aí Deus pergunta! Incrível, porque Deus falou com Caim, antes de ele matar, ensinando para Ele. Mas o que Caim fez? Guardou o que não presta, focou no que ele queria e não deu importância ao cuidado de Deus. Ele queria porque queria se vingar, e conseguiu!

Depois do que ele fez, Deus de novo fala com Caim: “Onde está Abel, teu irmão? E ele disse, não sei. Sou eu, guardador do meu irmão”. Em outras palavras: “Eu sou babá? O Senhor está querendo que eu fique cuidando do meu irmão?”

Quer dizer, ele estava revoltado com Deus. Fez errado, depois matou, e depois ficou chateado quando Deus perguntou do seu irmão. E Deus perguntou, justamente, para que ele tivesse a oportunidade de dizer: “Olha, eu errei!” Só que ele ainda estava na defensiva.

A cobiça é assim, tem as suas defesas, tem os seus pensamentos, seus argumentos, tem resposta para tudo. E Deus não pode fazer nada para o ser humano que insiste em fazer a sua própria vontade. Ele tem o livre arbítrio, então ele escolhe.

A cobiça tem levado muitas pessoas a cometerem erros, e como diz a Bíblia, as obras da carne são manifestas, são evidentes, elas estão aí, há sinais de que a pessoa está mal, mas ela não aceita, ela continua olhando para a sua cobiça.

A cobiça quer o que não é para ela, e não se atenta para o que ela precisa, que é de Deus, que é mudar, que ela não pode ser levada pelo que sente, que ela pode optar.

A cobiça não deixa a pessoa sossegada nem antes, nem depois de cumprir o seu desejo!

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#Cobiça#Verdade#RedeAleluia#Mulher#viralreels#viralpost#Instagood#Family#Faith#adulterio#impureza#idolatria#inimizade#ciumes#ira#perdão#peleja#dissensão#heresia#inveja#homicidio

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*