A Aventura de uma Festa

Silvia Alvarenga

  • 3
  • Nov
  • 2010

A Aventura de uma Festa

  • 3
  • Nov
  • 2010

Você foi convidada para uma festa que ocorre continuamente.

No princípio como era tudo uma grande expectativa, você ia cheia de esperança e alegria. Existiam planos de preparação para a tal festa, mas pouco a pouco foi se perdendo o valor, pois como era algo contínuo deixou de ser novidade para se tornar em um ritual.
E com isso, não existia mais tanto ânimo e alegria. Aquela preparação começou a perder o verdadeiro significado.
Conciliar a festa e os compromissos, tornou-se um grande peso de responsabilidade, a ponto de perder o equilíbrio da dedicação. Foi sendo compreendido que todo ser humano tem limites, e que é aceito uma falta de controle sobre as diversas situações.
Assim aconteceu com Maria e José que anualmente participavam da celebração da Páscoa. Quando Jesus completou 12 anos, foi juntamente com eles, segundo esse costume. Mas algo de estranho aconteceu com os “pais”, que terminando a festa regressaram ao seu destino.
No entanto, ainda menino, Jesus permaneceu em Jerusalém.
Incrível! É que o menino não seguiu com seus pais sendo tão criança e dependente.
Porquê?
A ida aquela festa não era para Ele algo a ser cumprido mas sim algo extremamente desejado!!!!
Já os seus pais não desejaram da mesma forma que o menino Jesus. A euforia, a sensação de bem estar, a alegria, eram algo inevitável a tal ponto que não se deram conta da ausência do seu filho. Só depois de um dia de viagem é que O procuraram entre os parentes e conhecidos.
Agora analisando esses fatos, nos faz refletir como cada um lida com a “festa”. Para uns essa festa é apenas um costume. Algo comum. E para outros é uma oportunidade de se realizar interiormente e de agir a fé como novidade de vida.
É muito forte o objetivo de como vamos a festa.
É essencial conferir a própria fé que distingue entre ambos (Os pais e o menino). Apenas sendo um menino, que tinha sua própria fé inteligente e independente, não vivia da fé dos pais e nem dos demais.
A fé inteligente sabe o seu alvo. Sabe aonde chegar. E você?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

29 comentários

  1. Se no começo de tudo ao irmos a festa existia uma alegria , expctativa, um êxtase ,era feito uma grande preparação e depois tudo se tornou corriqueiro e pesado demais ,deixando a dedicação a desejar , significa que era tudo um entusiasmo emocional, e passou a deixar os outros fazerem o que era pra fazer assim como Maria que deixou ou pior ! Imaginava que o menino estava com os seus conhecidos e parentes , uma coisa que era de sua responsabilidade ela deixou para outros fazerem ,o Senhor quis estender aquela festa com ensinamentos de novidade de vida , já seus pais trataram de ir embora o deixando pra trás ,se agirmos assim não temos o objetivo focalizado na Fé e na salvação dos aflitos pois Ele tinha seu Alvo . Portanto procuremos nosso alvo !

    Ver mais
  2. Quando uma pessoa tem uma meta bem definida ela não se deixa envolver nas emoções (na festa). Ela sabe o quer, o que precisa fazer para alcançar e ela age na certeza, na razão, consisciente.
    A festa é apenas uma parte mas não é de todo o objectivo final!!!

    Ver mais
  3. O problema dos pais do Senhor Jesus é que eles subiram "segundo o costume" para a festa! Não foi algo feito ou movido por um objetivo forte, pelo Espírito,mas pelo habitual! E quando cometemos o erro de fazermos as coisas porque já estamos habituados, não damos o nosso melhor! Não damos o sangue! E isso é refletido nos resultados que obtemos! Tudo que fazemos, temos de o fazer de todo coração,com garra e força! Sem perdermos a visão da nossa meta! Sabendo que no Senhor o nosso trabalho não é vão! Temos de multiplicar! E ai sim veremos o sobrenatural em nossa vida e na vida dos que Deus nos deu para cuidarmos!
    Cláudia Branddão

    Ver mais
  4. Infelizmente para muitas pessoas buscar a Deus não é mais algo que lhe proporciona prazer e sim uma coisa que já se tornou rotina. Muitas pessoas hoje vão a igreja sem proposito, leem a bíblia sem proposito…fazem tudo sem proposito ou seja perderam o prazer que havia no inicio pelas coisas de Deus. É preciso voltar ao inicio de tudo e deixar de ser um religioso, um profeta velho, deixar de ser um profissional da fé e se tornar um praticante da palavra de Deus, pois só assim é que a glória D'Ele será vista em nossas vidas.

    Abraços D.Vivi

    Ver mais
  5. Olá Dona Vivi, muito forte esta mensagem!

    É a mais pura verdade! Temos que está a todo tempo vigiando para não nos esquecermos de Jesus na caminhada fé.
    Quantas são as pessoas que estão seguindo a Jesus, mais vivendo a mesmice do dia a dia?
    Passou um dia inteiro para Maria sentir a Sua falta, com certeza ela não estava no espírito, se não, ela não teria esquecido do Senhor e Salvador.
    E muitos estão vivendo assim, "distraidos" e se inclinando para a carne, para o colorido deste mundo.
    E nesta "distração" acaba negando até a fé com suas atitudes e comportamento. (Se esquecendo do Senhor e Salvador, e começando a ver tudo normal e natural), vivendo na fé emotiva.
    E isso dentro da propria igreja de Cristo!

    Um abraço a todos

    Vanessa Champi!

    Ver mais
  6. Confesso que no inicio passei por situações em que o fato de buscar a Deus , ja era algo normal para mim, e com isto não via mais nada acontecer em mim.

    Ate que um dia eu entendi que tinha que depender somente de Deus e da minha propria Fé. O Tempo é um grande inimigo, pois se a pessoa cai na rotina quando ela menos perceber ela ja esta longe de Deus , e ai ela vai ter que voltar o tempo perdido.
    O tempo que ela parou na fé e viu tudo normal , era para ela estar la na frente , mas agora ela vai ter que voltar para encontrar a Deus novamente .

    Não podemos perder o desejo de buscar a Deus e sempre quando ir a " Festa" tirar o maximo de proveito , para que não venhamos mais tarde nos arrepender por ter perdido as oportunidades!

    Um abraço
    Renata Costa

    Ver mais
1 2 3 5