60 – O REINO DE DEUS: Seguir não é ter controle

Viviane Freitas

  • 18
  • Out
  • 2024

60 – O REINO DE DEUS : Seguir não é ter controle

  • 18
  • Out
  • 2024

Muitas pessoas sabem que Jesus é maravilhoso, que Ele é o Deus que traz à existência o que não existe, restitui família, molda o nosso caráter, e isso faz com que as pessoas fiquem muito gratas e queiram seguir Jesus, foi o que aconteceu com um homem, veja:

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-Te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” Lucas 9:57,58

Observe que as pessoas olham para Deus, para o Senhor Jesus e pensam assim: “Ah, o Senhor é Filho de Deus, o Senhor é Deus aqui na terra, e se eu segui-Lo, tudo será mais fácil, não terei que sacrificar nada…”

Mas Jesus fala, em outras palavras: “Eu não tenho uma moradia fixa, Eu vim aqui para servir a Meu Pai.”

Então isso, obviamente, não agrada todo mundo. As pessoas que têm fantasias em servir a Deus para seus próprios interesses, ficam assustadas, porque exige sacrifício.

“E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.” Lucas 9:59,60

Às vezes, você pensa que você está fazendo tudo que é a Vontade de Deus, mas quando Deus te chama para um objetivo, você tem as suas desculpas. Mas veja que Jesus falou bem direto ao ponto, em outras palavras: “Olha, deixa aos mortos enterrar os seus mortos, você sabe que o seu pai não está mais ali, o corpo está, mas a alma foi levada, porém, você vai e anuncia o Reino de Deus, porque, enquanto você está lá velando pelo seu pai, que não está ali, na verdade, isso não faz te traz vida, mas te faz como morto, porque você está cultivando uma coisa que já passou, seu pai não está mais ali.”

Não há nada de mal você ir ao enterro, mas se você pensar bem, cá para nós, você vai se dar conta de que está indo ali para sentir a emoção e sair dali triste, e não fazer o seu papel. No caso aqui desse homem, que Jesus o chamou para seguir, ele deu essa desculpa.

Você tem dado desculpas para Deus, dizendo que está ocupado? Porque se você quer seguir Jesus, se você é chamado para seguir Jesus, você não vai ter direito de ter o controle.

“Como assim, Viviane? Deus é mau?”

Não! Mas seguir Jesus implica em colocar o seu foco nEle, e não no seu reino, não no que você acha.

O normal seria aquele homem ir lá e enterrar o pai, mas Jesus estava falando que ele deveria anunciar o Reino de Deus para tantas pessoas que estavam mortas, aparentemente estão vivas, mas estão como mortas-vivas.

Se você anunciar o Reino de Deus, você vai aproveitar mais o tempo em servir, do que você ficar sentindo as suas dores.

Muitas pessoas dizem que querem seguir Jesus, mas na verdade, no fundo, querem seguir suas ideias, o seu ponto de vista, a sua maneira. Elas querem ter o controle em vez de seguir Jesus.

“Disse também outro: Senhor, eu Te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o Reino de Deus.” Lucas 9:61,62

Olha que forte isso! Porque as pessoas querem lidar com o seu mundo, mas Jesus aqui foi mais fundo ainda.

Sabe, já aconteceu comigo, e eu me lembro disso como se fosse hoje. Nós estávamos em Portugal e eu estava com um problema assim de cansaço mental, e em todas as viagens que fazíamos me desgastava muito, o meu corpo já estava muito cansado, e meu marido falou assim: “Vamos para o Porto?” E eu disse: “Vamos, vamos!”, mas estava cansada, muito cansada.

E ele falou: “Olha, se você não quiser, não precisa ir, eu vou lá e volto no dia seguinte.” Porque ele sabia do meu estado físico, mas eu falei: “Não, eu vou com você.” Porém, dentro de mim, eu falei para mim mesma: “Ai meu Deus, eu ia fazer isso amanhã, eu ia organizar essa área aqui da minha casa, para receber visita, deixar tudo nos conformes…”

Olha só, eu estava falando dentro de mim, no meu pensamento, e enquanto isso, eu estava arrumando a mala, e na verdade, desejando sabe o quê? Estava querendo seguir os meus planos, ainda que, fisicamente, eu estivesse me aprontando para viajar, colocando a roupa na mala para ir, na verdade, dentro de mim, eu estava decidindo sonhar os meus sonhos.

Mas o Espírito Santo, que nos guia a toda a Verdade, falou comigo naquele momento, e me falou justamente sobre essa passagem. Ele me fez lembrar desses versículos, que, bem sinceramente, eu já havia lido, mas na prática nunca havia entendido, eu nunca havia visto essa necessidade, nem que eu falhava nessa parte, porque eu achava que estava sempre cumprindo a Vontade de Deus.

Então, o Espírito Santo me mostrou, naquele momento, o meu pensamento, resumindo tudo: “É, minha filha, se você desejar ficar, você não está Me seguindo, não está Me servindo. Você está querendo fazer da sua maneira.”

E eu nunca tinha visto isso na minha vida. Meu Deus! Eu fiquei impactada!

E foi assim que Deus fez, eu me libertei daquela mentira que eu estava pensando, e disse: “Agora, eu vou servir a Deus!” Eu estava servindo a Deus no Altar aparentemente, mas quando veio a ideia da minha vontade, eu estava querendo seguir os meus ideais, o meu plano, o meu sonho, a minha vontade.

E seguir Jesus não é seguir a sua vontade, entenda isso.

Seguir Jesus implica em olhar para Ele e ir aonde Ele mandar, aonde Ele for.

É isso que implica servir, seguir Jesus.

Você está pronto para isso?

Todos os episódios da série “O Reino de Deus” estão disponíveis em nossos canais oficiais:

Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj

Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Jesus#Servo#Episódio60

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*