46 – Quem é Verdadeiro Discípulo
- 29
- Ago
- 2014
“Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo.8:31)
Para ouvir este áudio, é porque está interessado nas coisas de Deus e existe em si uma crença. Mas não basta apenas crer. O Senhor Jesus disse aos judeus que criam n’Ele: “Se vós permanecerdes na minha palavra …”. Há uma condição para permanecer na crença; o crer requer que sejamos constantes, firmes na Palavra do Senhor Jesus.
Na realidade, Deus observa que, muitas vezes, guardamos o passado. Somos conduzidas pelos traumas ou palavras que nos machucaram; situações às quais, talvez, estejamos apegadas, sem dar conta. E quando existe uma crença em Deus esta exige que creiamos n’Ele, e não naquilo que se passou.
Eu posso crer em Jesus, professar, pregar a respeito d’Ele, mas se como cristã, não permaneço nas palavras e ensinamentos que Ele me deu, os quais consistem em guardar o meu coração, os meus olhos, não viver ansiosa, etc., serei dominada pelas circunstâncias.
Se, por outro lado, revelar a crença, confiança, segurança e dependência na Sua Palavra, então, aquele passado ou palavras que me feriram, não me causarão dano algum, mas serão passageiros, porque permanecerei naquilo que disse o Senhor Jesus, e não me basearei em circunstâncias.
E isto exige de mim ser constante e vigilante, relativamente ao que estou a sentir, a viver, como estou a agir.
Quando permaneço em Jesus e expulso todo e qualquer sentimento que vou encontrando no caminho, tenho a capacidade de me desfazer disso, a partir do momento que permito que a Sua Palavra me lave. Eu assumo a condição que o Senhor Jesus me ensina. Desta forma, torno-me verdadeiramente seu discípulo. Não agirei pelo meu impulso, mas vou-me disciplinar; expulsar aquilo que quero sentir ou “defender”, para permanecer na Palavra do Senhor Jesus.
“…e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Muitas pessoas crêem que a verdade é unicamente para quem precisa de libertação, mas não é assim! Na realidade, passamos a conhecer a verdade quando permanecemos na Palavra de Jesus. Aí sim, a conheceremos.
“Então quer dizer que eu, que ainda tenho maus olhos, ainda me quero justificar, sou ansiosa, egoísta e orgulhosa, vou conhecer essa verdade, e esta vai libertar-me?” Precisamente! O saber a verdade não é para a ofender, mas para libertar. Então, ao longo dos dias que meditar e encontrar situações a seu respeito, não desanime, não se sinta ofendida ou inferior. Deve sentir-se valorizada, porque a verdade vai fazê-la reagir da forma correta. Vai ter noção do “estrago” interior que nutria e, agora, sabendo a verdade, lutará contra isso. Fará “Guerra” contra os seus sentimentos e vai libertar-se através da materialização da crença no Senhor Jesus.
Gostaria que vocês, internautas, escrevessem a esse respeito. Deixe um pequeno comentário (Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, por isso é que não ficam imediatamente visíveis).
À medida que comentar e disser o que está a viver, e o que pensa, permite que eu a conheça. Diga o que está a acontecer dentro de si, e teremos o prazer de ler e de vos seguir, acompanhando os vossos comentários.
Tenha objetivo, seja constante e permaneça. Tenha um horário definitivo para ouvir os audios. Após, faça a sua oração e materialize o que está dentro de si.
Um grande abraço. Estaremos de volta na segunda-feira.
Elisabeth Esteves - Bruxelas
Setembro 2, 2014 às 9:59
Olá D. Viviane,
A crença requer vigilância, exercício da fé em atitudes, em sacrifico, disciplina própria para que ser liberta de mim mesma e ser como Ele é.
Toda situação passada, presente e futura veio e virá, para ser gerada à Sua semelhança.
De quem é a culpa? Quem pecou?
Como um dia perguntaram a Jesus em relação aquele homem cego de nascença.
Ele respondeu de ninguém, mas tudo sucedeu, para que se manifestasse nele as obras de Deus.
Assim creio e vivo, tudo foi proporcionado para que a Gloria de Deus seja vista em mim e venha a conhece-Lo em verdade.
Isso me motiva disciplinar-me a mim mesma, buscando ser constante e permanecer até ao fim.
Um forte abraço!
Helaine Assis
Setembro 1, 2014 às 18:45
Boa tarde Dona Viviane,
Realmente esta mensagem me ajudou muito. O segredo para vencermos as nossas guerras interiores e exteriores é permanecer no Senhor Jesus e sempre perseverar na fé. Não é fácil, mas a renúncia e o sacrifício nos fazem ter mais comunhão com Deus!
Tamiris
Agosto 31, 2014 às 0:14
Nossa.. Tão forte esse versículo, falou tão fortemente comigo.Sinceramente quando eu fui ouvir não imaginei que seria como um flecha,mas foi realmente devemos permanecer no senhor Jesus e não no passado e naquilo que fizeram conosco!
Fernanda
Agosto 30, 2014 às 22:12
Olá querida dona Vivi, como é bom saber do cuidado de Deus conosco.
Mesmo sem nos conhecermos, Deus a usa como uma verdadeira amiga, que fala aquilo que precisamos ouvir e não o que queremos ouvir.
O audio de hoje era tudo que eu precisava ouvir, pois, tenho percebido em mim vários erros e falhas, mas como a senhora disse é para me libertar, para que eu mude e não aceite mais estes erros.
Obrigada, que Deus a abençoe cada dia mais.
Fer
Gabriela Freitas - Cabo Verde
Agosto 30, 2014 às 17:35
Ola Dona Vivi,
Para mim hoje descobrir falhas nao tem sido mais um problema!
antigamente eu nao queria nem enxerga-las, pois me trazia muita vergonha e me sentia humilhada…
Quando aprendi a usar a fe inteligente tenho feito das falhas e erros uma oportunidade de amadurecer e fortalecer meu relacionamento com Deus.
Nao e facil eu me ver, mas somente eu estando atenta as minhas reacoes eu poderei buscar ser aperfeicoada atraves da limpeza que a Palavra de Deus faz no meu interior, quando tomo a atitude de nao ficar sentindo mas permanecer crendo !
beijo grande para a senhora! tem sido de grande valor para mim todos os audios e ensinamentos
Que o Espirito Santo abencoe mais e mais a sua vida e sua familia.
Joana Albuquerque
Agosto 30, 2014 às 13:08
Olá Dn. Viviane,
É isso mesmo que acontece comigo, quando não tenho essa permanência me torno feia, de dentro para fora. Mas quando sou contante na minha fé e no meu proceder, tudo se torna diferente, aqueles sentimentos que num momento me deixaram sem a visão de Deus, são arrancados. Ontem dn. Vivi, passei um dia muito corrido, com vários compromissos, mas digo para a sra, que em cada momento, lembrava do que foi dito no áudio passado: Jesus o que é da Sua vontade eu fazer? Aonde o sr quer me usar ? Sai do meu mundinho, para caminhar ao Seu lado!
Um grande abraço a sra!
Joana – Joinville/SC