33º Dia – Quem são os que Escandalizam?
- 12
- Jul
- 2014
“Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza? Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair. E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.” (Jo.6:60-65)
Os que se escandalizam, são os que vivem a murmurar, não porque condenam, mas porque sabem que é necessário sacrificar.
Quando se escandaliza com as palavras de Jesus, quem sai a perder, é a própria pessoa, porque aquilo que Ele pede para sacrificarmos, é o que tem sido pesado na nossa vida. Por exemplo: Se está apegada ao filho, às coisas materiais, à posição ou “glória”, existe uma preocupação para mantê-las e até usa de engano, com medo de as perder, porque, aos seus olhos, são um tesouro.
Quando alguém murmura, é porque entendeu o que precisa sacrificar, mas não quer fazer a sua parte.
O Senhor Jesus diz: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita…”. Aquilo que não pretende sacrificar, é porque o assume como algo sustentável na sua vida, que lhe traz gozo, segurança, mas que, na verdade, de nada lhe aproveita.
“…as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”
Uma vez que obedece e pratica, traz à existência esta palavra na sua vida, materializando-a através da sua conduta e atitude. Nesse momento, sai o peso de preocupação e fica na total dependência de Deus.
Está a chegar o dia, em que levaremos o nosso sacrifício ao altar, e existirão os que realmente sacrificaram, e aqueles que não o fazem, porque não querem dar o que lhes é pedido… precisamente o que se tem feito pesado em suas vidas. E, por incrível que pareça, após ter passado a oportunidade, até o que têm, lhes será “tirado”: O filho que tanto amam, o trabalho que tanto desejam, a posição que tanto valorizam…
Deus não castiga ou pune, mas teve a sua oportunidade de ouvir a verdade e, ao invés de praticar, revelou medo ao diabo, mostrando-lhe o seu caráter e o seu espírito.
Mostramos o nosso espírito com a nossa atitude, conduta, dependência ou independência de Deus.
Aqui revela muito bem, que aqueles que murmuravam, é que estavam pesados. E o Senhor Jesus prosseguiu: “…ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.”
Em outras palavras: sou eu que preciso, e se eu não aproveitar a minha oportunidade, o Pai não me vai escolher. E quando é que me escolho? Quando me interesso, ajo mediante aquilo que ouvi e fui ensinada, em que tive a oportunidade de crer e de me lançar. É aí que me faço presente e sou apresentada ao Senhor Jesus.
Eu, se fosse você, que não crê, estaria desesperada: “Deus, por favor escolhe-me! Eu quero fazer-me próxima, pois tenho vivido o peso do meu trauma, as palavras negativas que ouvi dos meus companheiros e familiares e vivo com essa frustração, até hoje. Sinto-me insegura, e nunca acho que vou vencer na vida. Mas, a partir do momento que eu decido, sabendo que tenho esse poder, eu quero esse objetivo, essa promessa e achegar-me a Ti. Eu aceito a proposta, entrego tudo! Eis-me aqui… Diz-me o que preciso entregar, pois estou disposta a fazer o que tem que ser feito!”
Uma vez que toma esta atitude de risco, rendendo-Lhe a sua vontade e os seus medos, você mesma, se sente forte, porque está decidida a deixar de pertencer àqueles que murmuram.
Já reparou nas pessoas que ficam a murmurar? Que coisa chata! Dá vontade de sair de perto. Se você é assim, não suportarei estar ao seu lado. Como aquelas pessoas que sempre me pedem: “Ore por mim, está a ser tão difícil, mas tão difícil…”. Mas e a sua oração, não vai funcionar?! Se vier falar comigo, vai ouvir a verdade, e não “paninhos quentes” para aliviar a sua dor. Ouvirá o que tem de fazer: O sacrifício!
Aja de acordo com a sua fé inteligente, porque a fé emotiva não a levará a lugar algum.
Um grande abraço e até amanhã.
Marta Xavier Gaia
Julho 12, 2014 às 21:54
Boa noite! Eu mostro quem sou com as minhas atitudes, vejo se obedeço ou não a Deus; se Ele me pedir algo e se eu reclamar, estou a desobedecer! Porém quando dou algo que por muito que doa, Deus vai se agradar!
Eu antes perguntava sempre, ou quase sempre, ao pr ou esposa acerca do sacrifício, se era correto fazer se não, mas vi que aquilo fazia com que não dependesse de Deus! Vi isso e mudei, pois sacrifício é individual!
Quando obedeço há certeza, e é nessas atitudes que eu vejo quem eu sou realmente! Quando escolho ficar na dependência de Deus, aí eu obedeço e há resultados!!
beijinho**
Susana Palha
Julho 12, 2014 às 21:43
Boa noite Dª Vivi
Quando consigo perceber que o meu único tesouro é a presença de Deus e o meu objectivo é Ser uma com Ele nada pode impedir sacrificar. Porque renunciar o eu, onde o coração está apegado, perceber que nada pode ocupar ou ser mais importante que esse alvo faz com que haja força no sacrifício. No altar estou a colocar essa força, lhe dando e renunciando tudo para Nascer tudo novo em mim, para que Ele seja o Autor de tudo o que aconteça em minha vida. Esta é a minha oportunidade de sacrificar e provar a Deus minha crença; dar tudo de mim para receber tudo, o Extraordinário e surpreendente de Deus. É assim que quero desafiar-me para me descobrir e deixar Deus agir rasgando de mim tudo o que tem de ser mudado e transformado. É nesta fé que me lanço no altar porque tudo o que o altar me tem dado permanece, é eterno, o sacrifício no altar me tem restituído Vida!!
Bjs
joana silva fortes
Julho 12, 2014 às 20:56
Boa noite dna Vivi eu ja partecipei em tantas campanhas mas eu sei direitinho que Deus abencoe mais e quando nos sacrificamos o nosso tudo nao so dinheiro mais as nossas vontades ,quando voce esta no sacrificio voce vai a fundo sem ter medo de nada ,porque se voce sentir dor sacreficando entao voce pode ter a certeza que a vitoria e ainda maior ,eu ja murmurei tbm tive o meu tempo eu nao conhecia Deus mas hoge nao quando eu nao tenho a resposta que eu quero ,eu fico furiosa com mim mesma porque eu falo Joana voce nao fez oque tinha que ser feito ,da outra vez vou fazer o meu melhor e tudo ou nada ,essa e minha fe nessa campanha ,eu nao sou mais aquela que murmura mas sim aquela que sacrifica com muita alegria .
MARILENE SANTOS / BRASIL / RJ
Julho 12, 2014 às 20:53
OLÁ, Dª VIVIANE FREITAS
AINDA FALANDO SOBRE A PALAVRA RESTAURAR,ME VEIO A MENTE,O HINO DO BENO CESAR: AO CHEIRO DAS ÁGUAS.
ELE COMEÇA ASSIM:” DEUS É O SENHOR QUE RESTAURA A COMUNHÃO,É O QUE TEM MISERICÓRDIA,DÁ PERDÃO.E APANHA TEUS CAMINHOS INCERTOS.ELE É QUEM FAZ DO TEU DESERTO MANANCIAL,FAZ BROTAR DA TERRA SECA FRUTO IGUAL.AO QUE É REGADO PELAS ÁGUAS DA CHUVA.AO CHEIRO DAS ÁGUAS,SE FAZ TUDO NOVO, DAS CINZAS RENOVO.RESSUSCITAM-SE SONHO.AO CHEIRO DAS ÁGUAS, TUDO O QUE FOI CORTADO,NO CHÃO FOI DEIXADO.ELE LEVANTARÁ,ONDE O RIO PASSAR,TRAZENDO VIDA. ONDE O RIO PASSAR, VAI LEVAR MÁGOAS ANTIGAS.E TUDO VIVERÁ,AO CHEIRO DAS ÁGUAS,ONDE O RIO PASSAR.VAI CURAR DORES SECRETAS.ONDE O RIO PASSAR,VAI SACIAR ALMAS DESERTAS.E TUDO VIVERÁ,AO CHEIRO DAS ÁGUAS.
DIANTE DESSA LINDA PROMESSA,EM FORMA DE CANÇÃO,FICA DIFÍCIL MURMURAR.
ENTÃO,PROPONHO A MIM:CANTAR E RESTAURAR,AO CHEIRO DAS ÁGUAS!
FALA QUE EU TE ESCUTO.
NA FÉ ,DE FÉ E PELA FÉ.
alice
Julho 12, 2014 às 20:49
Ola dna Vivi, muito forte o audio e me chamou atenção onde a sra fala que quem se escandaliza é quem entendeu e nao quer fazer, tenho vivido uma luta muito grande entre minha carne e meu espirito, ni final tambem acho que devemos confiar mais, crer que minha oraçao pode e vai me ajudar, evitsr depender da fe do pastor ou da missionaria, ou di obreiro, pk eles nem sempre estaram perto e é impossivel que eles alcancem a salvacao pra mim é individual, na fe
silvania
Julho 12, 2014 às 20:33
Ola Viviane eu era assim mas gracas a Deus tomei atitude e so sei agradece pois hoje eu me fiz escolhida para a gloria de Deus um grande abraco !