32 – O REINO DE DEUS: Prestar contas

Viviane Freitas

  • 3
  • Set
  • 2024

32 – O REINO DE DEUS : Prestar contas

  • 3
  • Set
  • 2024

Você gosta de prestar conta do que você fez?

Tem gente que se sente ofendida em prestar contas, e ainda diz: “Você me confiou a responsabilidade, então confie sempre, não precisa prestar conta de nada, não porque eu sou uma pessoa de confiança, você está me ofendendo…”

Mas o que acontece no Reino dos Céus, vamos saber o que Jesus diz:

“Por isso o Reino dos Céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.” Mateus 18:23-25

Então, esse rei, que representa Deus, chama todos os seus servos para a prestação de contas daquilo que ele deu, de todos os ensinos, todas as orientações, tudo que ele fez por aqueles servos, e Deus fez pelos Seus servos e, por isso, Ele tem como pedir contas.

Quando ele começou a fazer contas, foi apresentado um servo que devia 10 mil talentos, quer dizer, um desses servos estava devendo a Deus, e não tendo com que pagar, o seu senhor mandou que ele, sua mulher e seus filhos fossem vendidos com tudo quanto tinha para que a dívida se lhe pagasse.

Sabe, quando você chegar no fim da sua vida, e eu também, e Deus fizer as contas com tudo o que eu fiz com o que Ele me deu, a Palavra dEle, o Espírito dEle, o Nome de Jesus, a Verdade, o ensino, a orientação, o cuidado, o que o Senhor Jesus fez, Ele nos comprou para que sejamos mais escravo do pecado.

Então, Deus pode cobrar, porque Ele fez por onde, Ele nos deu condições para superarmos os nossos problemas, as nossas dificuldades, para não sermos mais escravos.

“Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu conservo, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele, porém, não quis, antes foi lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.” Mateus 18:26-30

Ou seja, aquele servo havia sido perdoado pelo rei, uma dívida que era muito maior, 10 mil talentos, teve íntima compaixão com esse servo, porque esse servo pediu, e agora esse servo se encontra com outro que está lhe devendo, mas o que ele fez? “Lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.”

Quantas não são as pessoas que neste momento estão nessa situação, elas não estão lançando mão fisicamente, mas estão sufocando as pessoas, inclusive as pessoas que ela ama, como o pai, a mãe, o filho, o patrão, quem quer que seja, e está sufocando porque no fundo, no fundo, ela fica pensando: “Poxa, essa pessoa aqui nunca fez isso por mim, nunca me deu crédito…”

E ficam olhando como se estivessem lhe devendo algo, porque a pessoa foi boa para elas.

Na verdade, muitos agem assim como este servo, que em vez de ter compaixão como Deus teve a Sua misericórdia para com ele, poderia ter manifestado o mesmo para com esse conservo, que também rogou-lhe para que fosse generoso, ele não quis. A Bíblia cita isso “não quis”, ou seja, era uma opção, mas antes preferiu lançá-lo na prisão até que pagasse a dívida.

Será que você está agindo assim com alguém? Com algum parentesco?

Bem, é com você agora, a sua consciência, porque um dia todos nós vamos prestar contas do que fomos ensinados, do que tivemos a oportunidade de fazer.

“Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu conservo, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia. Assim vos fará, também, Meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.” Mateus 18:31-35

Veja que todos nós nos ofendemos por alguma coisa desagradável que outra pessoa fez, mas quando guardamos aquela ofensa, nós sufocamos a outra pessoa.

Inclusive, a mulher tem muito disso, de sufocar o outro com aquele jeito difícil, com aquela pirracinha, com aquela cara emburrada, porque sente que a outra pessoa está lhe devendo atenção, consideração, enfim, algo que ela está esperando da outra pessoa.

Muitas pessoas agem assim, inclusive um dia eu me vi assim. Eu também me vi colocando essa ofensa nos meus olhos, quer dizer, quando eu olhava para a pessoa, eu demandava que ela fizesse muito por mim, porque eu esperava aquilo dela. No entanto, Deus me fez ver exatamente essa parábola do servo incompassivo, que a meu ver foi uma revelação para mim.

Nós não nos damos conta até que Deus abre os nossos olhos, e você está tendo oportunidade de ver agora a sua reação. Como você reage com uma pessoa que você espera muito? Talvez você tenha muitas expectativas com a sua mãe, com o seu patrão, professora ou outra pessoa, e por isso tem agido dessa maneira, como o servo malvado.

Deus perdoou os seus pecados e não lhe condenou por tudo o que você tem feito, pelo que você fez no seu passado, no entanto, você se esquece da benignidade que Deus teve, da misericórdia que Ele te apresentou, que você não merecia, mas você tem sido incompassivo com o seu semelhante. Olha que triste!

E quantas não são as pessoas que, aparentemente estão bem, ela tem uniforme de obreira, ela faz a obra, ela está ativa nos grupos, mas trata o seu semelhante com essa ofensa de que está lhe devendo, e tenta e sufocá-lo com essa expectativa, com essa maneira que tem tratado as pessoas.

Veja que o rei, que representa Deus, foi misericordioso com aquele servo, mas ele não foi misericordioso com seu conservo, então o que o rei fez? A Bíblia fala que o rei fez com que ele pagasse a dívida.

Não pense que Deus fica feliz em te entregar ao diabo, Deus não tem esse prazer, Ele fica indignado, porque você teve a oportunidade de aprender com o seu Senhor.

Então, perdoe o seu irmão enquanto você tem a oportunidade, porque você pode ser entregue aos atormentadores até que você pague o que deve!

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#Salvação # Episódio32


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /var/www/html/vivianefreitas.com/wp-includes/comment-template.php on line 1616

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*