15 – O REINO DE DEUS: Onde construo a vida?

Viviane Freitas

  • 26
  • Jul
  • 2024

15 – O REINO DE DEUS : Onde construo a vida?

  • 26
  • Jul
  • 2024

Nós temos falado sobre o Reino de Deus, o Reino dos Céus. E o que Jesus fala para nós que vivemos um mundo em que somos muito vulneráveis?

“Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”. Mateus 7:24

Você já sabe que eu estou na igreja desde criança, nasci na Igreja Universal, e sempre ouvi dos meus pais os ensinamentos a respeito de Deus, e também na igreja, enquanto meu pai estava pregando, até que um dia eu conheci Jesus, recebi o Espírito Santo, e começou uma nova jornada na minha vida.

E com o tempo que você conhece Jesus, você vai conhecendo os pensamentos dEle, você vai entendendo a vontade dEle. Nós não entendemos tudo no início, quando somos batizados com o Espírito Santo, mas vamos entendendo aos poucos.

E em vários momentos, Deus não fez o que eu queria, e eu citei aqui recentemente o que mais me doeu, que mais foi difícil entregar, que eram as crianças que eu pensava que ia adotar, eu já tinha um carinho por elas, estava tudo direitinho, mas não aconteceu nada do que eu pensava.

E quando Deus não fez o meu jeito, Ele me revelou quem eu estava sendo, e naquele momento eu tive a escolha de amar a Deus, por Quem Ele tem sido na minha vida ou amar a minha vontade.

Obviamente, como eu já conhecia Jesus, eu escolhi amar a Sua Vontade. Porque quando você conhece a Jesus verdadeiramente, não é uma emoção ou um entusiasmo, é algo real.

E você passa a conhecer a Deus com o tempo, ainda mais, quando você passa pelas dificuldades, e aí você descobre que em si mesmo não há perfeição como você julga ter.

Você pensa que é uma boa pessoa, que quer servir a Deus, que está fazendo o que é certo, mas quando você é contrariado, aí é que vem o momento da verdade, em que você não sabe muito a seu respeito.

E esse momento de ser contrariada revela as minhas reações, o meu comportamento, eu ouço as minhas palavras, que não são normalmente ditas quando está tudo bem, e aí vou me conhecendo. E foram nesses momentos em que Deus me contrariou, que Ele permitiu que eu descobrisse que em mim não há perfeição, como eu penso ter, e que eu preciso dEle.

Então, quando eu dei de cara com o meu egoísmo, com a minha falta de fidelidade para com Deus, porque eu havia falado para Ele que eu ia servir só a Ele, e não a mim, e eu nunca imaginei que um dia eu ia chorar por querer predominar a minha vontade. Porque eu estava com a pureza de servir a Deus, mas passado o tempo, eu queria ser servida, meu Deus!

Mas aquilo só foi se revelar quando eu fui contrariada, e aí revelou também a quem eu amava sobretudo. Aquela verdade que estava sendo exposta sobre a minha pessoa, me revelou qual era a dor que eu tinha, a dor de querer a minha vontade. Porque até então, enquanto eu não via, não estava claro quem eu estava sendo, eu só estava sentindo a minha dor, mas quando Deus revelou quem eu era, então eu passei a sentir a dor de quem eu estava sendo diante de Deus, não mais diante da minha vontade. Eu queria servir a Deus, mas queria à minha maneira.

Então Jesus fala muito sobre isso: “Todo aquele, pois, que escuta estas Minhas palavras, e as pratica…”, praticar é colocar em ação, em sujeição, é você se submeter à vontade dEle.

“…assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;”. Mateus 7:24

Então, quem pratica, quem aceita é aquele que é humilde e reconhece as suas falhas, e essa pessoa é semelhante a um homem prudente que edificou a sua casa, ou seja, a sua vida sobre a rocha.

“E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.” Mateus 7:25

Quem ouve a Palavra de Deus e a recebe, essa pessoa não é “oba-oba”, ela não tem uma alegria de algo que faz por um tempo, mas ela aceita colocar em prática. Então ela vai construir a sua vida sobre a rocha.

E para construir sobre a rocha é mais difícil do que na areia, é algo que você tem que fazer força, você tem que colocar base da sua casa lá no fundo da rocha, então quando vem a chuva, os rios, os ventos, aquela casa não cai, porque a casa, a vida dela

está sobre a rocha, sobre Jesus. A rocha simboliza Jesus.

“E aquele que ouve estas Minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7:26, 27

Você vê, infelizmente, em noticiários, muitas casas que são destruídas, quando vem o vento, a chuva, isso porque a base dela não foi bem fundamentada, foi feita em cima da terra, foi algo rápido. E claro, quando vem os problemas, vem a chuva, aquela casa não aguenta. E mesma coisa acontece na sua vida com Deus.

Para mim, é muito forte pensar nisso, porque tantas e tantas pessoas que estiveram do meu lado, que aparentemente estavam indo muito bem, que a sua vida estava mudando, mas o tempo vai passando, e aí vamos descobrindo onde é que a pessoa edificou a sua vida, se foi sobre a rocha ou sobre areia.

E como você vai saber a diferença? Pelo resultado da vida dessa pessoa com o passar do tempo. No início, parece que tudo está direitinho, mas com o tempo só fica firme quem é realmente de Deus, aquele que realmente nasceu de Deus.

A pessoa que constrói a casa sobre a areia se ilude. Ela edificou uma casa, mas foi na areia, quer dizer, houve aquele tempo em que ela desfrutou daquela casa, só que quando vieram os problemas, ela não aguentou.

E repare que os problemas vieram tanto para quem construiu a casa sobre a rocha como quem construiu a casa sobre areia. E quem é que permanece? Aquele que construiu, edificou a casa sobre a rocha.

Edificar a sua casa sobre a rocha é a sua vida. Eu não estou falando sobre dinheiro, posição, conquista, mas estou falando sobre a sua vida, quem você é realmente, quem você é diante dos problemas.

Quando você enfrenta os problemas, quem você é? Se a sua vida está sendo construída sobre aquilo que você projeta, os seus sonhos, sobre se casar, comprar, então, a sua vida está sobre areia, e quando vierem os problemas, você vai ser contra aquilo que você mesmo disse paras pessoas, sobre o próprio sacrifício, o qual hoje elas estão contra. Mas isso só o tempo é que vai revelar quem é quem.

Sabe, em vez de você ficar preocupado com as coisas que este mundo valoriza, por que não olhar para quem você é? Porque quem você é vai dizer onde você está edificando a sua casa.

E todos os demais episódios estão disponíveis em nossos canais oficiais:

Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj

Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas

#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#JejumdeDaniel#Dia15

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*