- 23
- Jul
- 2024
12 – O REINO DE DEUS : O servir faz amar a um e odiar o outro?
- 23
- Jul
- 2024
O reino é aquilo que nos deixamos ser dominados, aquilo que está reinando dentro de nós, os nossos pensamentos, nossos sentimentos, aquilo que nós olhamos.
E Jesus disse:
“Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6:21-23
Mas de que forma seus olhos podem ser maus? Quando você faz para servir ao seu egoísmo, e não para salvar a sua alma. Os seus olhos passam a ser maus quando você
quer servir dois senhores, e é sobre isso que nós vamos falar aqui hoje.
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:24
“Mas como assim, Viviane? Eu tenho um problema na minha casa, com meu marido, eu estou enferma, sem dinheiro para comprar comida, estou desesperada porque as coisas me vão de mal a pior…”
Pois é, mas por que você está tão afundada nesse problema? É porque você serve a esse problema! Exatamente isso! Você não pode servir a Deus e ao problema.
Quando você serve ao problema, você fica ansioso, irritado, mal-humorado, você murmura, até o seu corpo fica enfermo, tenso, isso porque você está se dedicando a servir a esse senhor, a esse problema.
Já reparou que quando você está tão preocupado com seu marido, com seu filho, com alguém que você ama, você fica mal? Você responde mal, você faz a vida da outra pessoa difícil, isso porque você está servindo a um senhor que não é o Senhor Deus dos Exércitos. E não tem como você servir a dois senhores.
Essa escolha é algo que você tem que decidir todos os dias, porque se existe um problema, é muito fácil servirmos aquele problema. E eu sei disso porque já vivenciei situações em que eu estava servindo aquele problema, e foi tão ruim para mim, eu vivi um inferno dentro da minha alma.
Eu ficava ansiosa, preocupada, com dúvida, com medo, com medo de perder aquilo, querendo demasiadamente proteger aquilo, e só me estressava.
Mas sabe, quem tem o Espírito Santo, tem a Voz dEle que nos guia. E Graças a Deus que eu ouvi a Voz do Espírito Santo, que me falava: “Isso aí está errado, olha como é que você está…”
Quem conhece a Deus sabe que essa característica de dúvida, de medo, de ansiedade, não combina com Deus, não agrada a Deus.
E sabe o que eu tive que fazer? Deixar de servir aquele senhor que estava querendo predominar na minha vida, e servir a Deus. Eu tive que corrigir isso, eu tive que entregar a Deus, porque é exatamente como está escrito: ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro.
Mas como estou odiando a um? Odiando a Deus? Sim! Porque estou defendendo esse problema, amando esse problema, me inclinando a esse problema, e olha como é que eu estou me comportando com esse problema?
Não tem como você se dedicar a Deus e ao problema, não! Você vai se dedicar ao problema ou a Deus, você vai desprezar o problema ou a Deus.
Veja como os seus olhos passam a priorizar aquilo que você dá mais importância!
Eu já me vi assim tão preocupada, tão ansiosa, que eu estava comprometendo a minha alma. Faz mal para mim, faz mal para você ficar preocupada, com medo, triste, mas por que isso acontece?
Porque nós somos humanos, nós sentimos, mas não precisamos ficar escolhendo ou sendo levados por aquilo que sentimos, podemos escolher servir a Deus. E isso acontece quando raciocinamos, Jesus disse assim:
“Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?” Mateus 6:25
Provavelmente você já ouviu isso, já sabe da Palavra de Deus, mas como você escolhe viver é que diz se você faz caso, se você recebe a Palavra de Deus ou não.
Se você recebe a Palavra de Deus, você se corrige, e neste exato momento você decide: “eu não vou mais ficar preocupado, vou levar lá no Altar essa preocupação, esse medo, isso que está dentro de mim. Eu vou colocar no Altar e nunca mais vou tirar de lá, porque eu decidi entregar.”
E quando você decide, já era! Não tem mais opção de tomar de volta, porque você sabe que, se você tomar de volta, vai viver o mesmo inferno que estava vivendo antes.
Está vendo como é fácil você priorizar as coisas que este mundo lhe oferece, e é difícil observar a sua alma? Porque a sua alma está sendo comprometida, a partir do momento em que você começa a se preocupar, a fazer desses problemas um senhor que está te destruindo. É aí que o seu corpo passa a ter trevas, passa a ter algo ruim.
Veja que a vida espiritual é uma coisa que temos que cuidar diariamente. Você tem que estar se observando o tempo todo para que possa usar do raciocínio, e não do que você sente. Porque se você for levado pelo que sente, você vai perder o alvo.
É muito fácil sentir, todos nós sentimos, mas quando temos responsabilidade com a nossa fé, nós não aceitamos servir outro senhor que não seja o Senhor da nossa alma, que é Deus.
Quando priorizamos Deus, nós priorizamos a nossa alma, porque Ele deu o Seu Filho para nos resgatar desse medo, dessa insegurança, dúvida, incerteza, preocupação, ansiedade.
Deus enviou o Seu Filho para que você não seja mais escravo, agora, se você quer ser escravo, Ele não pode fazer nada em relação ao que você escolhe, ao que você faz com seu livre-arbítrio.
Olhe para o Altar que é Deus e cuide dessa sua alma, que é o mais importante de tudo!
Acompanhe mais um episódio da série “O Reino de Deus”, que também está completa em nossos canais oficiais:
Spotify: https://open.spotify.com/show/1VXZpraGs3ANHbAFgPNlNj
Youtube: https://www.youtube.com/@vivianebfreitas
#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#ReinodeDeus#ReinodosCéus#JejumdeDaniel#Dia12