Experiência : Só se vence o que se enfrenta
- 6
- Set
- 2014
O medo é uma reação natural dos seres humanos e dos animais.
Ele avisa do perigo e não permite ir além da capacidade do cérebro em distinguir uma ameaça.
Mas para os seres humanos, o medo em muitas ocasiões passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
Mas para os seres humanos o medo, em muitas ocasiões, passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
O “medo-sentimento” não avisa do perigo, ao invés disso, cria a ilusão de um perigo que não existe. Esse sentimento é o freio que impede muita gente de avançar na vida.
O medo da mudança, o medo de encarar a verdade, o medo de pedir perdão, o medo que uma decepção do passado se repita no futuro, o medo do novo, o medo do velho, o medo do desconhecido, o medo de acreditar em si mesmo, o medo de acreditar nos outros, enfim… Medos não faltam e, com o dia a dia, novos são criados.
E como vencer o medo? Essa é a questão que para muitos, não tem resposta, não porque ela não exista mas pelo fato de que o convívio com o medo nublou a capacidade de se enxergar a si mesma. Para todo o “medo-sentimento” existe uma solução: Enfrentar. Só se vence o que se enfrenta.
Para quem tem Deus como escudo e base da vida, os medos vêm, mas eles são vencidos. Transformam-se em oportunidades. O futuro é desconhecido para toda a raça humana, mas para os da Fé ele é a oportunidade de dias melhores, desenvolvimento e vida Eterna. Por isso, que venhamos a ser ousados, intrépidos, fortes, confiantes, corajosos, de Fé.
Seja forte e muito corajoso. (Josué 1:7 NTLH)
Portanto, a escolha é nossa: Conviver com a ilusão do medo, ou viver a verdade da Fé.
Obs: Venci um “medinho” hoje, finalmente criei coragem e usei delineador azul. Eu sempre achei lindo nos outros, mas ficava com medo de ser algo deselegante para mim. Ousei e gostei! Desafio-a hoje a vencer pelo menos um “medinho” insignificante como este. Quem sabe, vencendo algo assim, não cria coragem para vencer algo muito maior?
Eu creio que sim, na minha vida e na sua. E você?
Isabela Samara
Outubro 13, 2014 às 21:09
Como me ajudou, estou vencendo um medo na minha vida neste momento, o medo do NOVO. Pensar que a minha vida iria começar a mudar, e a mudar drásticamente, comecei a me assustar, e quase ia desistindo de um futuro diferente, um futuro que irá me proporcionar muitas experiências, tanto de vida como com Deus. E nessa nova jornada de enfrentar esse medo, tenho obtido muitas experiências com Deus bem mais do que quando estava “quietinha no meu canto”.
Nathalia Parti de Lima
Outubro 13, 2014 às 3:48
A unica solução para vencer os nossos medos é através da fé, devemos usar a nossa fé para enfrentar todos os medos por menores ou mais profundo que sejam….
caroline
Outubro 10, 2014 às 22:10
realmente o medo nos aprisiona! e somente enfrentando-o é que conseguimos vencer. como disse uma esposa ” não adiantará jejuar, orar, e fazer corrente contra ele” você terá que enfreta-lo! Devemos sair da nossa zona de conforto, zona de medo, colocar Deus na frente e crer que vamos conseguir! pq Deus não desampara um justo.
Nadja
Outubro 9, 2014 às 13:43
É VERDADE O MEDO É INSIGNIFICANTE E PODE SIM SER VENCIDO,BASTA ENFRENTARMOS COM TODA FORÇA.
EU VENCI O MEDO DE FALAR EM PÚBLICO,SE EU DISSER QUE FOI FÁCIL ESTOU MENTINDO MAS TAMBÉM NÃO FOI IMPOSSÍVEL PRA MIM.
A CADA DIA TEMOS QUE VENCE-LO, POIS SEMPRE ELE APARECE.
ELE NÃO É INVENCÍVEL. 😀
EDIRLEIA DE LIMA R. DOS SANTOS
Outubro 9, 2014 às 3:21
É EXATAMENTE ASSIM O MEDO SENTIMENTO, CRIA ILUSÕES DE UM PERIGO QUE NÃO EXISTE, É COMO AQUELE VERSÍCULO QUE FALA ” OQUE MAIS TEMIA ME SOBREVEIO”, POR ISSO DEVEMOS TER CORAGEM PRA ENFRENTAR OS MEDOS E POR FIM NELES!!!
Vanella Uamba
Outubro 8, 2014 às 22:15
O medo é algo que nos impedi de agir e para ser vencido é necessário que se enfrente e enfrentado, descubriremos mas oportunidades com esses medos que na verdade são psicologicos. Muito forte. Ajudou.