Experiência : Só se vence o que se enfrenta
- 6
- Set
- 2014
O medo é uma reação natural dos seres humanos e dos animais.
Ele avisa do perigo e não permite ir além da capacidade do cérebro em distinguir uma ameaça.
Mas para os seres humanos, o medo em muitas ocasiões passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
Mas para os seres humanos o medo, em muitas ocasiões, passa do instinto e vira sentimento. E é aí que realmente está o perigo.
O “medo-sentimento” não avisa do perigo, ao invés disso, cria a ilusão de um perigo que não existe. Esse sentimento é o freio que impede muita gente de avançar na vida.
O medo da mudança, o medo de encarar a verdade, o medo de pedir perdão, o medo que uma decepção do passado se repita no futuro, o medo do novo, o medo do velho, o medo do desconhecido, o medo de acreditar em si mesmo, o medo de acreditar nos outros, enfim… Medos não faltam e, com o dia a dia, novos são criados.
E como vencer o medo? Essa é a questão que para muitos, não tem resposta, não porque ela não exista mas pelo fato de que o convívio com o medo nublou a capacidade de se enxergar a si mesma. Para todo o “medo-sentimento” existe uma solução: Enfrentar. Só se vence o que se enfrenta.
Para quem tem Deus como escudo e base da vida, os medos vêm, mas eles são vencidos. Transformam-se em oportunidades. O futuro é desconhecido para toda a raça humana, mas para os da Fé ele é a oportunidade de dias melhores, desenvolvimento e vida Eterna. Por isso, que venhamos a ser ousados, intrépidos, fortes, confiantes, corajosos, de Fé.
Seja forte e muito corajoso. (Josué 1:7 NTLH)
Portanto, a escolha é nossa: Conviver com a ilusão do medo, ou viver a verdade da Fé.
Obs: Venci um “medinho” hoje, finalmente criei coragem e usei delineador azul. Eu sempre achei lindo nos outros, mas ficava com medo de ser algo deselegante para mim. Ousei e gostei! Desafio-a hoje a vencer pelo menos um “medinho” insignificante como este. Quem sabe, vencendo algo assim, não cria coragem para vencer algo muito maior?
Eu creio que sim, na minha vida e na sua. E você?
karine da silva Oliveira
Outubro 19, 2014 às 1:39
É a pura verdade o medo faz a gente ficar travada, confesso que preciso ser mais ousada, pois já me vi em várias situações em que eu poderia ter sido mais usada por Deus, mais por medo de errar acabava ficando parada ao em vez de enfrentar o medo, que vinha por eu ser insegura, graças a Deus hoje eu aprendi enfrentar o medo mais como disse no inicio ainda preciso ser mais ousada.
juliana
Outubro 19, 2014 às 0:59
O segredo temos a nossa resposta,para creser espiritualmente e vencer nos mesmos,vencer nossos medos,pensamentos negativos e termos consciencia de que Deus e com agente e com ele podemos tudo ! 😀
Márcia Gabi
Outubro 18, 2014 às 21:46
O medo é algo que não pode ser ignorado, não é um problema que podemos resolver depois e de diversas formas, o medo é algo que quando nos confrontamos com ele, aquilo mexe conosco, a principio até nos paralisa, e só podemos vence-lo de uma forma indo contra ele, enfrentando por maior que seja o nosso medo.
Jaine Almeida
Outubro 18, 2014 às 21:25
Muiito bacana este post, me fez lembrar da tarefa do rush de vencer nossos medos, vencer nossos medos n é uma tatefa fácil, para vencer é preciso ir contra ele… Foi o que fiz na minha tarefa… Ainda tenho muito o q vencer, mas tenho certeza que vou conseguir.
Ana Oliveira
Outubro 18, 2014 às 3:53
Verdade! Realmente só podemos vencer quando enfrentamos, muitas vezes temos medos que talvez sejam insignificantes, mas acabamos tornando esse medo como uma grande bola de neve nos impedindo de enfrentá-lo e até mesmo de ousar com a nossa fé!
Aceitei o desafio e durante essa semana também enfrentei dois medos:” Medo da independência”, sempre tive medo de fazer as coisas sozinha, precisava de alguém para fazer qualquer coisa, minha mãe ou até mesmo com uma amiga, pois sempre dependi de opiniões alheias, uma coisa que também estou trabalhando em mim o “medo de ter opiniões próprias”. Eu saí para pagar contas e fazer compras sem precisar de que alguém me desse uma opinião sobre o que eu escolheria, com isso descobri que eu posso fazer ótimas escolhas tendo uma opinião própria.
Camila Gomes
Outubro 18, 2014 às 3:47
Isso foi uma descoberta para mim.
Nunca tinha pensado dessa forma.
A frase chave desse estudo: O “Medo-sentimento” não avisa do perigo, ao invés disso cria a ilusão de um perigo que não existe.
E realmente, esse conflito interno é constante, o diabo cria em nos o tempo todo o medo de diversas coisas, afim de neutralizar a nossa fé. Portanto temos que nos manter vigilantes porque se o diabo não consegue usar coisas do mundo para nos fazer parar irá usar outros meios inclusive nos colocar contra nós mesmos. Então temos que ser fortes e não deixar nada abalar a nossa fé, inclusive e principalmente o medo.