Servas em alerta – Que tipo de alma você é?

Luisa Teixeira

  • 4
  • Jul
  • 2019

Servas em alerta – Que tipo de alma você é?

  • 4
  • Jul
  • 2019

A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo o amargo é doce – Provérbios 27.7

O que é essa alma farta?

É aquela que, tristemente, pensa que já possui tudo. Ou seja, não precisa aprender, ouvir repreensões, se submeter à direção que vem de Deus, desenvolver mais seu relacionamento com Deus, enfim, ela acha que já não necessita SACRIFICAR para Deus. Em seu íntimo diz: “já fiz tudo o que tinha que fazer; Já sacrifiquei muito; já tenho muitos anos de caminhada na fé; e outros tipos de conversas com ela mesma”

Veja que esse provérbio enfatiza que essa alma, denominada farta, pisa o favo de mel. Esse favo de mel é o mais precioso bem que o ser humano pode possuir: a Palavra de Deus. Esse bem nos alimenta, nos dá vida, vigor, força, alento e nos leva a ter um relacionamento íntimo com Deus todos os dias. 

Analisemos se, em algum momento da nossa vida, não estamos agindo de acordo com essa alma farta. Ou seja, estamos diante do desafio, mas pensamos que não tem mais nada para dar, sacrificar e nos deixamos levar, imprudentemente, pela acomodação espiritual.

E a alma faminta?

É aquela que tem fome da Palavra de Deus. É a alma que diariamente necessita da Sua Direção e do Seu Poder. A faminta não se cansa de procurar pelo alimento, pois precisa de ser saciada e nutrida pelo Espírito Santo. Logo, está disposta ao SACRIFÍCIO. Para essa alma, todo o amargo é doce, ou seja, nas dificuldades da vida, nos problemas inesperados, nas lutas e provações, ela enxerga oportunidades e consegue extrair o doce do amargo. Podemos afirmar que essa faz do limão uma limonada.

Posto isso, é importante fazermos uma avaliação da nossa alma.

Quem sou de verdade: uma alma farta ou faminta?

Cada um faça a sua própria reflexão!

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

5 comentários

  1. Muito forte. Vale a pena fazer essa autoavaliação todos os dias.

    Ver mais
  2. Se não estivermos alertas caímos nessaudades armadilha, que é a acomodação.

    Ver mais
  3. Fortíssimo essa palavra, qdo. Nossa alma e’ doutrina do sacrifício tudo e’ pouco. A maior das dificuldades..passando problema que aparentemente não se resolve, por uma luta que poucos suportariam, ainda assim a alma faminta consegue sorrir..e se alegrar no sacrifício..pq. entende que o altar e’ o melhor lugar pra se estar..pq. a oferta melhora..mas o sacrifício muda tudo!

    Ver mais
  4. Quão agradável é às palavras do mensageiro.Estamos vivendo um epoca de decisão, e não apenas o repetir, ppis novidades de vida Deus nos promete.Então olhemos pra Abraão que não se deixou intimidar, e façamos o nosso melhor.Amém

    Ver mais
  5. Muito forte. A pior tragédia na vida do cristão é achar que já sabe tudo, já fez tudo e se recusar a aprender. Nesse ponto a pessoa para de evoluir, de crescer com Deus e a soberba e orgulho faz com que se ela própria se perca pelo caminho. Passamos por muitas coisas no decorrer do tempo, mas nunca jamais devemos deixar o tempo nos vencer, pelo contrário nós que temos que vencê-lo todos os dias. Não sabemos de nada, temos algo a aprender todos os dias. Quem perde a visão do Altar perde a própria alma.

    Ver mais