Mudar de profissão

Viviane Freitas

  • 2
  • Mar
  • 2011

Mudar de profissão

  • 2
  • Mar
  • 2011

Mudar de profissão é uma tarefa que exige tempo, investimento e coragem para recomeçar do zero

Com pesquisa, planejamento e determinação é possível alcançar o cargo de interesse, afirmam profissionais da área de recursos humanos.

Seguem algumas dicas:

Autoconhecimento
O autoconhecimento é importante na hora da tomada de decisão, pois o problema pode estar na empresa onde o profissional atua, e não na profissão. De acordo com ela, muitas vezes a solução é uma simples troca de emprego.
“Deve-se identificar o que gera insatisfação, não se pode correr o risco de trocar de área e vivenciar problema similar”. Por vezes o descontentamento está associado à cultura organizacional. “A pessoa precisa saber se está infeliz com o trabalho, com a função ou com o chefe”, diz.
Riscos
É preciso saber que em toda mudança há riscos e, por isso, a transição deve ser muito planejada. Segundo ele, o sucesso dentro de uma carreira depende de três situações: estar preparado para o cargo, gostar do que faz e ter um mercado comprador.
Na hora da contratação, o mercado vai analisar qual é o conhecimento, a experiência e as habilidades que a pessoa tem para fazer a migração. Por isso, apenas fazer cursos e especializações pode não ser suficiente para a troca de área.
Para conseguir a tão almejada experiência, os especialistas indicam que as pessoas procurem trabalho voluntário ou atividades paralelas ao atual emprego, para não ter uma queda de renda tão brusca. Procurar profissionais do setor e manter relacionamento com eles também é importante.

Tempo
Não há prazo nem idade específica para fazer a transição de carreira, afirmam os especialistas, mas o quanto antes a mudança for feita, melhor. “Até os 30 anos geralmente ainda dá para brincar um pouquinho, depois fica mais complicado. Por isso é importante a autoanálise e saber se a mudança é factível ou uma fantasia”.

O importante,  é não abandonar a bagagem adquirida com a experiência anterior e transformá-la em uma capacidade no novo mercado. Um profissional que atua na área de tecnologia e pretende migrar para o mercado publicitário, por exemplo, pode procurar empresas de publicidade na área  da tecnologia.

Fonte: Mundo Mulher

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*