Quem prioriza a bênção de Deus?

Viviane Freitas

  • 18
  • Dez
  • 2023

Quem prioriza a bênção de Deus?

  • 18
  • Dez
  • 2023

Quem é Deus é uma série em que falamos desde o início do livro de Gênesis, e se você perdeu algum episódio, eles estão disponíveis em áudio nas principais plataformas de podcast e também no meu blog vivianefreitas.com.

Agora estamos na parte de Esaú, o primogênito de Isaque.

Um homem que era caçador, e tinha apreciação do seu pai, porque ele conquistava e chamava atenção pelo seu jeito de ser.

Porém, por causa disso, Esaú não sentia a necessidade da bênção do seu pai. E era tão verdade isso, que um dia ele chegou da caça com muita fome, e Jacó estava preparando uma comida cheirosa, e ele pediu um pouco. E Jacó falou pra ele: Esaú, vende-me o seu direito de primogenitura. E ele disse assim: Está bem, de que me serve esse direito? (Gênesis 25:29-34)

Ou seja, as palavras de Esaú e o valor que ele deu para aquela lentilha, aquela comida de Jacó, revelava que ele pouco se importava com a bênção do seu pai. Porque Esaú tinha as qualidades, as qualificações de uma pessoa que seria muito bem-sucedida. Tinha apreciação do pai, o pai o amava, o admirava, e ele percebia isso.

E assim acontece com muita gente. Porque ela vai muito bem no seu trabalho, tem aceitação do seu pai, da sua mãe. Ela foi criada muito amada ou até mesmo tudo que ela faz é bem caprichoso, é uma pessoa muito trabalhadora e sempre muito produtiva no que faz.

Então, muitas vezes, esse tipo de pessoa não sente a necessidade de Deus, não vê que a bênção de Deus, o Espírito Santo, por exemplo, é uma necessidade, porque ela faz e acontece, e tudo sai como agrada aos seus olhos.

Essas pessoas deixam de buscar a Deus, e investem na sua vida pessoal, no seu sucesso, no que acha que é o melhor para si mesmo.

Esaú foi esse tipo de filho. Até que chegou o dia que o pai o chamou para abençoá-lo, porque o pai não via o que Deus via, o pai via as características de Esaú do lado de fora, o sucesso, o que talvez Isaque não era o seu filho era, um homem destemido e valente, que ia à caça.

Esaú era muito atraente aos olhos de Isaque, além de ser o seu primogênito. E Isaque ficou cego, e Deus permitiu essa cegueira justamente para que ele não abençoasse Esaú, porque ele não tinha as características de uma que apreciava a bênção que vinha de Deus. Ele apreciava as coisas, os valores do lado de fora.

E agora Esaú estava falando para o seu pai:

“…Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção?

Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?” Gênesis 27:36-37

Jacó tinha tomado a bênção. E ele vivia ao lado de sua mãe Rebeca, era um filho muito caseiro, muito companheiro. E Rebeca trabalhou com Jacó, o ensinou. Obviamente que Jacó não se sentia assim poderoso como Esaú, mas ele queria o que a mãe dele ensinou: a bênção de Deus.

E Deus viu isso, a sua intenção, e permitiu que acontecesse.

“E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.” Gênesis 27:38

Talvez você veja uma pessoa ser batizada com o Espírito Santo, uma pessoa que prioriza a Deus, mas você priorizou as coisas deste mundo, investiu toda a sua vida nas coisas deste mundo. E quando chega um determinado momento em que você quer ser aprovado por Deus, você é reprovado. Porque toda a sua vida você valorizou coisas supérfluas, vãs, mesmo que tenha tido a oportunidade de valorizar o espiritual, mas você escolheu por si próprio as coisas passageiras.

Foi isso que aconteceu com Esaú. O seu pai não pôde mais abençoá-lo, porque na verdade Esaú nunca valorizou a bênção de Deus. Ele valorizava a posição da bênção que o pai ia dar, mas não a bênção de Deus.

E, às vezes, você tem buscado a posição que a bênção de Deus vai te dar. Você vai ser um obreiro, vai poder dizer para todo mundo que foi batizado com Espírito Santo, mas na verdade você não O valorizou.

Mas ainda há tempo de você dizer assim: “Meu Deus, eu valorizei tudo e todos. E eu quero mudar minha maneira. Eu reconheço as minhas falhas. E eu quero valorizar Quem o Senhor é, a bênção de Deus. E eu quero encontrar esta bênção. Me perdoa, meu Pai. Me perdoa pelo meu egoísmo, pela minha cegueira. Eu quero encontrar com o Senhor, eu quero ter a Sua bênção, a Sua aceitação, meu Pai.”

Seja sincero! E você vai ver que tem como alcançar, mas você tem que assumir isso. Pense sobre isso e faça a sua parte, porque Deus ama quando você é sincero. Porque quando você é sincero, você faz a sua parte, assume a sua realidade e busca de fato de verdade.

#QuemÉDeus#BlogVivianeFreitas#ProgramaTardeMusical#RedeAleluia#Isaque#Rebeca#Esaú#Jacó#engano

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*