QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 9 : Jesus é simples
- 5
- Out
- 2023
Vamos entender hoje como o servo de Deus, o enviado de Deus age, e como Deus age com aqueles que vão até Ele.
“No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;” João 1:35
Os discípulos são aqueles que estão disponíveis para aprender, ou seja, eles estavam ali para aprender com João.
“E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus. E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.” João 1:36,37
Eles deixaram João, mas João não se importou. Porque João estava apontando Jesus, mostrando Quem era o cordeiro de Deus, Aquele que ia tirar o pecado do mundo. Obviamente, quando João falou isso, esses dois discípulos vendo Jesus passar seguiram Jesus.
“E Jesus, voltando-se e vendo que eles O seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com Ele aquele dia; e era já quase a hora décima.” João 1:38,39
Olha só que simplicidade do Senhor Jesus. Aqueles discípulos queriam sabia onde Jesus morava, começaram a ir atrás dEle. Eles seguiram a Jesus, e Jesus vendo, porque Ele percebe as pessoas que começam a segui-Lo, perguntou: “que buscais” . E eles disseram: “Mestre, onde moras?” Havia curiosidade, e Jesus com uma simplicidade disse: “vinde, e vede”.
E quem eram esses dois? Um deles era André, o outro a Bíblia não fala. Esses dois discípulos largaram João, mas não largaram não por maldade, largaram porque creram no servo de Deus. Quando nós cremos, nós somos simples, não vemos maldade, nós obedecemos.
“Era André, irmão de Simão Pedro… Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).” João 1:40-42
Veja que lindo! João, o Batista, estava com dois discípulos quando Jesus passou e ele falou: Este é o Cordeiro de Deus. E aqueles dois discípulos que estavam com ele seguiram Jesus. Não houve disputa, não houve ciúmes, porque a finalidade, o objetivo de João era apontar o Senhor Jesus como Salvador, como Aquele que ia tirar o pecado daqueles que O confessassem.
É uma coisa importante de se observar. Será que você observa quem é Deus? Como Ele age? Quem são os seus servos? E quem são os que O seguem e como eles seguem? Como o Senhor Jesus é simples para mostrar para revelar, tirar as dúvidas das pessoas, como aqueles dois discípulos de João que perguntaram onde Jesus morava, e Jesus tão simples, tão lindo foi lá e mostrou. Pense nisso. Será que você age assim? Simples?
Uma das coisas mais lindas que eu tenho aprendido com Deus é ser maleável, é a parte mais linda que Deus tem feito na minha vida. Ele tem me ensinado a ser flexível para aprender aquilo que eu não fiz bem. Ele com humildade me ensina.
No caso aqui, vemos que André creu imediatamente e passou a seguir Jesus. E a Bíblia fala de detalhes, que ele foi até o seu irmão Pedro para anunciar que havia encontrado o Messias, que significa o Cristo, o Ungido de Deus, ou seja, ele logo aceitou o que João havia falado.
E, às vezes, as pessoas têm tantas dificuldades para aceitar. Elas ouvem falar de Deus, mas dentro delas há aquela resistência. Eu entendo, porque já houve algumas vezes que estava sendo resistente, até que um dia Deus quebrou essa resistência, mas Ele quebrou, não foi me machucando, mas me fazendo enxergar a luz, com aquilo que eu estava buscando.
E eu resistia porque achava que o meu jeito, o que eu pensava era o certo, mas quando o Senhor Jesus me mostrou a verdade, então aquilo me quebrou, aquilo me fez entender que eu preciso dessa luz. E pelo fato do Senhor Jesus ser a luz, aqueles discípulos O seguiram.
É muito importante que você não seja um religioso, porque o religioso faz sem pensar. Faz sem se observar, e isso é tão feio. É tão feio porque não é sincero.
Quando a gente é observa as pessoas, a gente não se toca. E é mais provável que o ser humano observe os outros do que a si mesmo. Mas quem observa a si mesmo é aquele que é sincero.
Eu creio que quando o Senhor Jesus mostrou onde Ele morava, Ele viu também em André essa simplicidade, porque ele logo foi seguir Jesus. Lindo né? E Jesus foi tão simples, transparente, ou seja, não é orgulhoso, não tentou esconder, Ele foi bem transparente. Esse é o nosso Deus!