QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 34: O que há em você?

Viviane Freitas

  • 9
  • Nov
  • 2023

QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 34 : O que há em você?

  • 9
  • Nov
  • 2023

Às vezes, consideramos Deus bem longe, e nós aqui sofridos, coitadinhos, vítimas do problema, da situação que estamos vivenciando aqui na terra. Mas você já parou para pensar na história, na realidade que tem acontecido na sua vida e o que você tem feito?

Acontece tanta coisa na nossa vida para o mal, e nós deixamos passar. Um problema que está nos atrapalhando, mas não fazemos nada a respeito, pois, às vezes, acabamos nos conformando com o problema, convivendo com ele.

Mas o que Deus faz a respeito do nosso conformismo? Ele também espera, porque Ele não pode agir ou intervir na nossa vida quando não O convidamos, não O incluímos na nossa vida, não O buscamos. Então, Deus nos respeita, e nos deixa vivenciar aquilo que estamos escolhendo viver.

A Bíblia fala que Jesus:

 “Chegando, pois, à Galileia, os galileus O receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.

Segunda vez foi Jesus a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.” João 4:45,46

Se ele era oficial do rei, ele tinha condições, autoridade, mas ele tinha um problema: o seu filho estava enfermo.

“Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galileia, foi ter com Ele…” João 4:47

Às vezes, nós estamos vivenciando um problema e não vamos a Deus. Quantas famílias estão destruídas, problemas de casamento, problemas entre pais e filhos, irmãos e irmãs, e essas pessoas estão aí, sabendo o que Jesus faz, mas não fazem nada a respeito.

Simplesmente, cumprem o seu papel religioso de ir à igreja nos dias que normalmente vão, e falam com Deus por falar, mas não falam para compartilhar, para desabafar, entregar algo que está doendo, para expor uma situação, não!

Vai lá na igreja, canta, lê a Bíblia, ouve a mensagem, mas a pessoa entra e sai neutra, porque ela não manifesta a fé. Mas esse homem, oficial do rei, que tinha uma postura muito importante, ele tinha um filho enfermo e foi ter com Jesus:

“… e rogou-Lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.” João 4:47

Ele não usou a autoridade dele como oficial do rei, não! Ele rogou a Jesus que curasse o seu filho, e ele fez isso porque a situação estava crítica. O filho já estava à beira da morte!

Quando chega o momento crucial na nossa vida, não relevamos mais o problema, não ficamos esperando as coisas acontecerem, mas provocamos a mudança, porque há dentro de nós uma sinceridade, uma esperança, uma reação de fazer algo em prol daquele que amamos.  

E às vezes você não faz nada em relação ao seu problema sentimental, por aquela pessoa que você ama, seu marido, sua esposa. E fica aí ouvindo testemunhos, mensagens, e até sente uma alegria, mas você não toma atitude!

Quantas vezes estamos passando por uma situação, temos questionamentos, mas não compartilhamos com Deus, não rogamos, não falamos de forma incisiva, sincera aquilo que está dentro de nós? Ou seja, estamos vendo coisas acontecendo, tanto do lado de fora das pessoas, o problema em si, como também o que estamos vendo a nosso respeito, a nossa reação, que muitas vezes não sabemos o que fazer.

Esse oficial do rei rogou que Jesus descesse e curasse o seu filho que estava à beira da morte. E Jesus lhe disse:

“Se não virdes sinais e milagres, não crereis.” João 4:48

Jesus enxergou aquele oficial como alguém que precisava ver um milagre para crer. Ele já ouvia falar de Jesus, que havia transformado a água em vinho, mas aquele ouvir não o sustentava. Até pela forma como ele rogou a Jesus mostra que ele estava desesperado, e estava batendo na última porta que tinha como esperança.

“Disse-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.” João 4:49

Em outras palavras, “agora não é tempo do Senhor falar que eu preciso ver milagres, sinais, maravilhas para eu crer, o problema é sério, meu filho está morrendo!”

“Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.” João 4:50

Veja que Jesus só disse uma palavra, Jesus não colocou a mão, não foi lá ter com o filho, e o homem creu, ou seja, decidiu aceitar o que Jesus falou. Porque crer é isso, é quando você aceita, acata, recebe aquela palavra.

“E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.” João 4:51-53

Jesus fez o milagre na vida daquele oficial, mas uma observação que muitas vezes não fazemos é que não rogamos para tirar as nossas dúvidas, para Deus nos atender. E quando não fazemos a nossa parte, isso quer dizer que não somos humildes, que não estamos procurando, que não estamos nos esforçando, que não estamos aptos para fazer qualquer coisa e resolver aquela situação.

Talvez você esteja nessa situação, você não tem manifestado a sua fé, talvez você nem tem ido à igreja, fica só ouvindo mensagens, sente-se melhor, mas atitude que é bom, você não tem tomado. Atitude mesmo que muda a sua vida, você não toma!

É hora de você tomar para si a sua responsabilidade, e não ficar colocando nas costas de Deus para que Ele faça tudo e você não faça nada. Use a sua fé inteligente, faça a sua parte e creia!

Aquele homem fez a parte dele, rogou, pediu, insistiu e creu, e Jesus curou. Por que você não faz a sua parte?

Deixe uma mensagem

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*