- 27
- Set
- 2023
QUEM É DEUS? QUEM É VOCÊ? – Episódio 3 : Como Deus age com Seu plano?
- 27
- Set
- 2023
Deus tem um plano, e o que Ele faz com o Seu plano? Será que Ele vive sozinho os Seus planos? Ele faz tudo sozinho?
Antes de Deus criar o mundo, Ele já tinha o Seu plano: fazer outros filhos. Mas para que esses filhos pudessem vir à existência, Ele teria que criar o homem à Sua imagem e semelhança. Então, Deus criou Adão e Eva.
Mas eles desobedeceram, e ao longo da história houve muitos problemas por causa dessa desobediência à orientação de Deus. Então, Deus enviou servos dEle, falou através dos Seus servos, mas todos falharam, foram usados por Deus, mas em um determinado momento falharam, erraram, porém, mesmo assim, Deus usou esses servos.
Então, o que aconteceu com esse plano de Deus?
“Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da Luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da Luz.” João 1:6-8
Vamos entender como Deus age. Deus não age sozinho. Se você perceber, em toda a história, desde que existiu o homem, Deus quis a participação do homem.
E quando Deus quer a participação, Ele dá oportunidade de o homem participar do Seu plano. Se você é responsável por um departamento no seu trabalho, se você é chefe de uma empresa, dono desta empresa, você precisa contar com pessoas, não é verdade? E existem aquelas pessoas que estão mais próximas de você, e aquelas que estão mais distantes.
O plano de Deus sempre foi de Se relacionar com o homem e com a mulher. Mas o que aconteceu? O homem desobedeceu e foi expulso do jardim do Éden. Ou seja, foi expulso daquela oportunidade de ter um jardim, um ambiente, onde todas as tardes Deus vinha e andava com Adão.
Quando ele desobedeceu, então não teve mais essa oportunidade de andar com Deus. Mesmo assim, ao longo da história, você vê Deus tentando sempre trazer alguém para ouvi-Lo e acatar todas as Suas ordens.
Antes do Senhor Jesus aparecer (Ele já existia nessa época de João Batista), Ele começou a preparar o caminho através de um servo de Deus, um enviado de Deus. Foi Deus que enviou João. Desde o seu nascimento no ventre de sua mãe, Deus já havia escolhido João.
E João veio com um propósito, ele veio para testemunho. Para que testificasse da Luz, como assim? Ele ia falar de Deus. Ele ia testificar dessa Luz que dá direção, que traz vida à pessoa.
A pessoa não fica desorientada, desmotivada, não! Ela tem luz! Mas essa luz não é uma luz humana, é uma Luz divina. Que traz o entendimento do que tem que ser feito, da verdade e essa Luz traz vida.
Então, João veio da parte de Deus para dar testemunho dessa Luz, para que todos cressem por ele. João, um ser humano normal, nascido de uma mulher, com pai e mãe, veio preparar o caminho para que Jesus viesse a aparecer, a começar o Seu ministério, mas João não era a luz, ele testificava da Luz.
O servo de Deus recebe a Luz que vem de Deus, ou seja, a direção. Ele não é a luz. Nós passamos a ser luz depois que recebemos a Luz. Nós passamos a dar luz para as pessoas quando recebemos a Luz.
Mas João apenas estava preparando o caminho para a vinda do Senhor Jesus, para que Ele aparecesse. Assim como o servo de Deus, ele fala de Deus, por exemplo, eu estou aqui falando de Deus, preparando caminho para aqueles que não conhecem a Jesus, só ouvem falar de Deus à distância, para que essa pessoa se chegue a Deus, receba Deus.
É muito interessante como Deus nos dá tanto valor! Ele sabe que nós somos pessoas complicadas, guardamos o passado, os acontecimentos que nos provocaram dor, decepção, muitas das vezes nós acreditamos mais nas consequências das coisas que aconteceram na nossa vida como verdade do que a proposta que Deus tem para nós.
Às vezes, há um servo de Deus falando para você que existe vida, e você está tão apegado ao que aconteceu na sua vida, que você não dá uma nova chance, uma oportunidade, você rejeita os servos que Deus tem enviado para que testemunhem da Verdade, da Luz, daquilo que vai trazer para você a direção, que é Deus.
Eu já tive tantas situações na minha que eu pensava que a verdade era aquele meu conceito, aquela minha ideia, aquilo que eu vivi no passado. Por exemplo, eu não tive problema na minha casa, na minha família, eu fui sempre bem acolhida, muito amada, protegida, cuidada, eu tive esse abrigo dentro da minha casa, mas quando comecei a ir para a escola, passei a sofrer com coisas que eu não sabia a meu respeito.
Eu não sabia que eu tinha um “idioma” criado por mim mesma, eu não sabia, porque a minha irmã sempre me entendeu, e eu falava apenas as vogais das palavras. E a minha irmã sempre foi muito compreensiva, porque ela vivia o tempo todo comigo, estávamos sempre juntinhas, brincávamos juntas, e tudo era maravilhoso para nós. Havia paz, uma dava atenção a outra, ela é mais velha um ano, e eu me sentia muito acolhida dentro de casa.
Mas quando comecei a ir à escola, ainda no jardim de infância, eu era rejeitada pelas pessoas. E na minha cabecinha, eu não entendia e pensava: “Por que as pessoas estão me rejeitando? Eu só quero ser aceita… Por que elas me tratam dessa forma?”
E aí comecei a sofrer bullying, nessa época nem tinha essa palavra, e as crianças coitadinhas, sem maldade, viam que eu tinha um defeito e achavam estranho, ficavam cochichando, e me tratando como se eu fosse uma pessoa diferente, com dificuldades.
E realmente eu comecei a ter dificuldades! Porque eu não tinha amiga, não tinha ninguém… enfim, eu recebia rejeição! Então, antes de ir à escola, eu não dava problema nenhum na minha casa, mas quando fui para a escola, comecei a sufocar minha mãe para que ela fizesse mais para mim do que para a minha irmã. Sem ela entender o que estava passando, porque eu nunca disse o que passava na escola.
Mas um dia a minha irmã viu que eu era diferente, eu era anulada na escola, e em casa eu era toda espertinha, engraçadinha, eu era viva, mas na escola era como se eu fosse uma outra Viviane, e ela me olhava e pensava: “Meu Deus, essa não é a Viviane que eu conheço dentro de casa”. E com aquelas agressões na escola, eu fui agregando coisas dentro de mim que eu não tinha antes.
E sabe como Deus trabalha? Ele sabe da sua história, Ele sabe exatamente da sua dor, como você viveu, como ninguém sabe! Ele viu tudo! E Deus envia servos dEle a fim de preparar para que você O receba. Veja o cuidado de Deus, veja como Ele entende que no meio de tantas coisas que você viveu, Ele tem o cuidado de preparar o caminho para que você O receba.
E é tão lindo, tão maravilhoso esse cuidado de Deus! Ele teve esse cuidado comigo. Eu passei a entender coisas, a entender Deus falando comigo, de forma particular, que nenhum ser humano ia fazer eu entender sobre a minha vida, mas Deus me fez entender. E assim Ele também vai fazer com você!
Apenas dê oportunidade de crer no servo que Deus enviou para testemunhar essa Luz. Essa Luz que eu recebi, essa Verdade, essa vida que Ele tem me dado, Ele quer passar para você. E Deus tem muita paciência, muito cuidado com você.
Você vai ver! Deus não é ansioso, Ele não briga com você, Ele vai fazer o possível para você entender aquilo que você precisa entender. Esse é o Deus Pai, Filho e Espírito Santo!
Permita que Deus faça essa obra na sua vida!
Olhe para você e para Quem Deus é!