Quarentena – 9º dia
- 27
- Dez
- 2012
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lc.26,27)
O anjo foi até uma virgem, que não se revelara apenas pura de corpo, por não haver coabitado com homem algum, mas que se salientava pela sua pureza interna… Não tinha maus olhos; não se permitira corromper por quaisquer circunstâncias.
Estamos em uma época em que a internet e as novas tecnologias, usadas de forma descontrolada, permitiram que a sociedade se deteriorasse, atingindo a Família, corrompendo, assim, os bons hábitos e costumes.
Muitas pessoas, desta forma, permitiram-se influenciar e, até mesmo, desvirtuar, por maus testemunhos de pessoas supostamente cristãs, mas cujos princípios estão igualmente corrompidos.
Têm permitido que as circunstâncias ditem as normas da sua fé.
Não vivem de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, mas consoante os costumes e situações externas.
E, a partir do momento que se começa a ver com maus olhos, perde-se a pureza… a virgindade, e “abraça-se” a malícia.
Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…
Mas são muitos os que se permitem influenciar pelas circunstâncias e pelas vozes do mundo, para desfazer a sua pureza inicial. E é disto que temos de nos salvaguardar… de tudo o que nos pretende contaminar.
O que é mais importante?
Deus… ou as pessoas que estão ao seu redor?
Se os demais não agem de acordo com a fé verdadeira, isso é motivo para eu deixar de ser “virgem” e pura? Não!
Mas muitos usam deste refúgio, para justificar o seu fracasso. Fazem disto o seu “bode expiatório”.
O nosso insucesso é fruto do que nutrimos interiormente.
É muito importante eu ver como eu sou… Assumir a minha postura, como “alma”, com defeitos e falhas. Se assim for, compreenderei, igualmente, porque motivo as outras pessoas erram; não compreendem ou agem de determinada forma…
Se em mim, eu não encontrei perfeição, não é correto impor perfeição aos demais.
É importante avaliarmos:
Normalmente, a mulher compara-se…
Fruto desta comparação, ou sente-se inferior ou julga. E isto, nada mais é, do que o reflexo de um problema na sua vida com Deus.
Porque se houvesse comparação com o que está escrito, priorizaria a Deus, mas como dá prioridade às pessoas, acaba por perder… Isto é puro egoísmo, pois nem se enxerga como uma pessoa errada.
Maria estava em Nazaré, num local simples…
Muitas pessoas anseiam estar em um lugar “alto”; habitar em palácios, mas o que Deus verdadeiramente procura, são aqueles que resguardam a sua virgindade espiritual.
Assim como a pureza do corpo físico, se conserva por intermédio de sacrifício e negação dos desejos carnais, assim também é em relação à nossa vida espiritual…
Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!
Guardamos com “unhas e dentes” a salvação; com todo o temor.
O que vai diferenciar, é exatamente quem eu priorizo: Deus, as minhas vontades ou as pessoas?
Nós temos o domínio; o livre arbítrio, justamente para decidir! E aqui reside a diferença: Somos nós que decidimos o que queremos.
E o que plantamos, sem dúvida, colheremos!
Em quem Deus vai investir, como fez com Maria?
Naqueles que negam a sua vontade; ainda que aparentemente “percam” para o mundo, “ganham” para Deus e chamam a Sua atenção.
Pese e avalie: O que tem priorizado? Tem-se mantido “virgem” num mundo onde o príncipe é o diabo? Onde tudo a faz pecar e é contrário à fé…
Aqui se destacam os que se fazem Escolhidos!
Josiane Calazans
Dezembro 28, 2012 às 13:36
D Vivi e D Luiza essa Quarentena tem mudado meu interior, fazendo toda a diferença na minha vida. É como as senhoras dizem a cerca das oportunidades. Tenho agarrado essa especialmente com todas as minhas forças, é um investimento na minha vida espiritual. Que só tem a acrescentar. Está valendo muito a pena todos os dias separar um tempo do meu dia para meditar e atentar a esses post’s diários. São palavras muito fortes que nos leva a refletir mesmo, olhar pra dentro de nós, engolir o orgulho, nos tirar do casulo do engano. É preciso ter coragem pra reconhecer que o erro está em nós. Analisarmos o que nos faz tropeçar e arrancar pela raiz. A verdade dói porém nos liberta. Está sobre nosso domínio a escolha de seguir a verdade. Puxa vida estou muito feliz sou muito grata por essa Quarentena… Tem que ter 365 dias do ano… Rsrsrs Muitos Bjos pra Sras.
Vanessa Rodrigues
Dezembro 28, 2012 às 13:32
Dona Vivi e Dona Luísa, hoje essa mensagem falou muito forte comigo, para mim mesmo. Como a senhora disse, a palavra de Deus corta aquilo que é ruim, e está cortando desde já! É uma grande oportunidade que nós recebemos, uma grande oportunidade mesmo! Mil beijos!!!
Juciene Sales de Paiva
Dezembro 28, 2012 às 13:21
bom dia D.Viviane, esse estudo tem me ajudado muito e quero através desses estudos crescer espiritualmente e exalar do perfume do nosso senhor Jesus.
keila
Dezembro 28, 2012 às 13:15
Bom dia amigas!!!
Que maravilhoso é poder logo pela manhã meditar na Palavra De Deus! Tenho feito assim: logo de manhã ouço e durante o decorrer do dia medito em tudo o que foi lido e dito, procuro trazer para a minha vida , para o meu dia, faço questão de parar tudo por alguns minutos para analisar a minha vida , para analisar a minha fé, para ver onde eu preciso mudar, e para traçar os meus planos para a mudança.
Hoje o que falou muito forte comigo foi que eu era exatamente assim: INTOLERANTE COM TODOS, não suportava um mal exemplo ou uma falha, quando alguem agia de forma errada e até com mal testemunho era como se eu riscasse aquela pessoa da minha vida!
Meu Deus!!! Que erro meu…
Daí começei a pensar se Deus agisse assim comigo? Onde estaria eu? com tantos pecados e erros , tantos que eu não consigo contar sequer, na verdade eu não era virgem “Pura” pois como numa mensagem que a D.Ester disse : quem tem os olhos puros vê pureza em tudo , mas quem tem os olhos maliciosos , vê malicia em tudo!
Obrigada mais uma vez.
bjos
keila
Nivaldine Carvalho
Dezembro 28, 2012 às 12:23
Bom dia D. Luísa e D. Vivi
Concordo com a definição de usar os limões para fazer limonadas.
Entendi o que significa ser virgem ao olhos de Deus. Não no sentido físico, mas no sentido espiritual: é não nos deixarmos corromper pelas coisas que há no mundo e que são muitas, existem às vezes em sítios onde nunca esperámos que pudesse existir algo de mal ou que não agradasse a Ele.
Há tanta coisa que nos coloca na eminência de nos afastarmos de Deus e estar na fé é estar constantemente num campo de batalha, a lutar contra tudo e todos e contra nós mesmas. É difícil mas não é de todo impossível.
Nunca tinha olhado para a dúvida e as inseguranças como oportunidades para provarmos a nossa fé mas sim como algo simplesmente mau.
É mesmo tudo uma questão de decisão, coragem e aproveitar as oportunidades.
Um abraço a todas 🙂
Bete Vieira
Dezembro 28, 2012 às 11:34
A graça de Deus foi achada em Maria porque ela se guardava para Deus, e o se guardar é vigiar a todo instante a sua conduta e ser agradável ao seu criador.