Quarentena – 9º dia
- 27
- Dez
- 2012
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lc.26,27)
O anjo foi até uma virgem, que não se revelara apenas pura de corpo, por não haver coabitado com homem algum, mas que se salientava pela sua pureza interna… Não tinha maus olhos; não se permitira corromper por quaisquer circunstâncias.
Estamos em uma época em que a internet e as novas tecnologias, usadas de forma descontrolada, permitiram que a sociedade se deteriorasse, atingindo a Família, corrompendo, assim, os bons hábitos e costumes.
Muitas pessoas, desta forma, permitiram-se influenciar e, até mesmo, desvirtuar, por maus testemunhos de pessoas supostamente cristãs, mas cujos princípios estão igualmente corrompidos.
Têm permitido que as circunstâncias ditem as normas da sua fé.
Não vivem de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, mas consoante os costumes e situações externas.
E, a partir do momento que se começa a ver com maus olhos, perde-se a pureza… a virgindade, e “abraça-se” a malícia.
Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…
Mas são muitos os que se permitem influenciar pelas circunstâncias e pelas vozes do mundo, para desfazer a sua pureza inicial. E é disto que temos de nos salvaguardar… de tudo o que nos pretende contaminar.
O que é mais importante?
Deus… ou as pessoas que estão ao seu redor?
Se os demais não agem de acordo com a fé verdadeira, isso é motivo para eu deixar de ser “virgem” e pura? Não!
Mas muitos usam deste refúgio, para justificar o seu fracasso. Fazem disto o seu “bode expiatório”.
O nosso insucesso é fruto do que nutrimos interiormente.
É muito importante eu ver como eu sou… Assumir a minha postura, como “alma”, com defeitos e falhas. Se assim for, compreenderei, igualmente, porque motivo as outras pessoas erram; não compreendem ou agem de determinada forma…
Se em mim, eu não encontrei perfeição, não é correto impor perfeição aos demais.
É importante avaliarmos:
Normalmente, a mulher compara-se…
Fruto desta comparação, ou sente-se inferior ou julga. E isto, nada mais é, do que o reflexo de um problema na sua vida com Deus.
Porque se houvesse comparação com o que está escrito, priorizaria a Deus, mas como dá prioridade às pessoas, acaba por perder… Isto é puro egoísmo, pois nem se enxerga como uma pessoa errada.
Maria estava em Nazaré, num local simples…
Muitas pessoas anseiam estar em um lugar “alto”; habitar em palácios, mas o que Deus verdadeiramente procura, são aqueles que resguardam a sua virgindade espiritual.
Assim como a pureza do corpo físico, se conserva por intermédio de sacrifício e negação dos desejos carnais, assim também é em relação à nossa vida espiritual…
Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!
Guardamos com “unhas e dentes” a salvação; com todo o temor.
O que vai diferenciar, é exatamente quem eu priorizo: Deus, as minhas vontades ou as pessoas?
Nós temos o domínio; o livre arbítrio, justamente para decidir! E aqui reside a diferença: Somos nós que decidimos o que queremos.
E o que plantamos, sem dúvida, colheremos!
Em quem Deus vai investir, como fez com Maria?
Naqueles que negam a sua vontade; ainda que aparentemente “percam” para o mundo, “ganham” para Deus e chamam a Sua atenção.
Pese e avalie: O que tem priorizado? Tem-se mantido “virgem” num mundo onde o príncipe é o diabo? Onde tudo a faz pecar e é contrário à fé…
Aqui se destacam os que se fazem Escolhidos!
Alice dos Santos
Março 30, 2013 às 23:59
A simplicidade de Maria chamou atenção de Deus. Tem vezes que eu quero ter o que fulana tem porque é bonito e chama atenção, ta na moda, todos têm , e não é por aí não adianta me exibir diante dos homens e não ter reacção diante de Deus, conclusão a simplicidade é algo que toda a gente pode ter basta querer! Querer é fazer !
Renata Sá - Porto/Portugal
Março 29, 2013 às 9:15
É contra os maus olhos que também tenho lutado, nessa semana já conversei com dois obreiros pedindo perdão, estou agindo contra os sentimentos. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6:22-23
Telma Patícia
Março 28, 2013 às 10:12
Bom dia…
Maria fez algo que já naquele tempo era dificil, manter-se pura espiritualmente falando…Já naquele tempo o pecado reinava, agora então é pior ainda… Maria chamou a atenção de Deus pelas suas prioridades, ela priorizava a Deus. Muitas de nós mulheres temos um problema grava, por sermos mais sentimantais que os homens deixamo-nos levar pelas emoções, circunstacias que os homens, o qe na verdade é um perigo para a nossa salvação. A todo os momento somos expostas a situações de risco na vida espiritual… diariamente temos de guardar a nossa salvação, contra os maus olhos, maus pensamentos, magoa, ódio, inveja, comodismo, orgulho, complexos, enfim uma serie de coisas… e muitas vão movidas pelas circunstacias, pelo que os outros fazem, ganham com o mundo mas perdem com Deus. Mas a mulher virtuosa, a verdadeira mulher de Deus, não é perfeita e ela sabe disso, por isso não exige essa perfeição das pessoas aos seu redor, ela não é movida pelas emoções, situações da vida ou por outras pessoas pois ela tem uma fé independente e sempre fará de tudo para guardar a sua salvação, ou seja para ser uma mulher que faz a diferença não nos podemos permitir contaminar por fofocas, pensamentos, duvidas, orgulho, medos, complexos… a cada dia enfrentaremos uma luta para manter a nossa salvação mas se perdermos para mundo, certamente ganharemos com Deus.
Beijinho
Deus aBençoe a senhora
Maira Santos (FJ Império)
Março 28, 2013 às 7:40
Para nos mantermos puras devermos ir na direcção contrária à deste mundo. Independentemente do que o mundo acha certo ou normal, a minha conduta deve ser pautada de acordo com a vontade de Deus e os seus mandamentos.
Joana Coelho
Março 25, 2013 às 22:37
Boa Noite!
É muito importante o que priorizamos, se priorizamos as outras pessoas ou priorizamos Deus.
Durante as aulas eu era muito apegada às minhas colegas eu não passava sem elas, não conseguia estar sozinha, até cheguei a faltar a aulas porque elas também faltavam e eu não queria ir sozinha!
No meio disso tudo sempre ouvia o pastor a dizer para não nos envolvermos em fofocas, etc mas eu não conseguia sair do grupo, não conseguia afastar-me.
Nestas últimas semanas, desde que iniciei esta quarentena eu ganhei força e finalmente me despeguei delas, não me envolvo mais em fofocas e não dependo de ninguém para ir a alguma aula ou a algum sítio.
O meu pensamento ultimamente tem sido, quando eu me sinto sozinha, “eu não estou sozinha Deus está aqui comigo”. Tem sido difícil, mas estou a conseguir e tem-me feito bem.
Obrigada por todas essas oportunidades,
Beijinhos
Ana Gomes
Março 25, 2013 às 15:02
Boa Tarde!
O que me chamou mais a atenção foi o facto de Maria ser escolhido para dar a luz o filho de Deus. Maria era pura interiormente e exteriormente. Eu fiquei pensando enquanto estava ouvindo, será que eu sou pura diante dos olhos de Deus ou me tenho deixado contaminar com as circunstâncias ao meu redor? Quando eu sou virgem espiritualmente não importa os problemas que eu estou passando porque Jesus esta em primeiro na minha vida e eu sei que nada me ira contaminar pois Jesus é o primeiro na minha vida, Foi muito forte o que foi falado, estava precisando escutar isso e me ajudou muito:)