Quarentena – 9º dia
- 27
- Dez
- 2012
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lc.26,27)
O anjo foi até uma virgem, que não se revelara apenas pura de corpo, por não haver coabitado com homem algum, mas que se salientava pela sua pureza interna… Não tinha maus olhos; não se permitira corromper por quaisquer circunstâncias.
Estamos em uma época em que a internet e as novas tecnologias, usadas de forma descontrolada, permitiram que a sociedade se deteriorasse, atingindo a Família, corrompendo, assim, os bons hábitos e costumes.
Muitas pessoas, desta forma, permitiram-se influenciar e, até mesmo, desvirtuar, por maus testemunhos de pessoas supostamente cristãs, mas cujos princípios estão igualmente corrompidos.
Têm permitido que as circunstâncias ditem as normas da sua fé.
Não vivem de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, mas consoante os costumes e situações externas.
E, a partir do momento que se começa a ver com maus olhos, perde-se a pureza… a virgindade, e “abraça-se” a malícia.
Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…
Mas são muitos os que se permitem influenciar pelas circunstâncias e pelas vozes do mundo, para desfazer a sua pureza inicial. E é disto que temos de nos salvaguardar… de tudo o que nos pretende contaminar.
O que é mais importante?
Deus… ou as pessoas que estão ao seu redor?
Se os demais não agem de acordo com a fé verdadeira, isso é motivo para eu deixar de ser “virgem” e pura? Não!
Mas muitos usam deste refúgio, para justificar o seu fracasso. Fazem disto o seu “bode expiatório”.
O nosso insucesso é fruto do que nutrimos interiormente.
É muito importante eu ver como eu sou… Assumir a minha postura, como “alma”, com defeitos e falhas. Se assim for, compreenderei, igualmente, porque motivo as outras pessoas erram; não compreendem ou agem de determinada forma…
Se em mim, eu não encontrei perfeição, não é correto impor perfeição aos demais.
É importante avaliarmos:
Normalmente, a mulher compara-se…
Fruto desta comparação, ou sente-se inferior ou julga. E isto, nada mais é, do que o reflexo de um problema na sua vida com Deus.
Porque se houvesse comparação com o que está escrito, priorizaria a Deus, mas como dá prioridade às pessoas, acaba por perder… Isto é puro egoísmo, pois nem se enxerga como uma pessoa errada.
Maria estava em Nazaré, num local simples…
Muitas pessoas anseiam estar em um lugar “alto”; habitar em palácios, mas o que Deus verdadeiramente procura, são aqueles que resguardam a sua virgindade espiritual.
Assim como a pureza do corpo físico, se conserva por intermédio de sacrifício e negação dos desejos carnais, assim também é em relação à nossa vida espiritual…
Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!
Guardamos com “unhas e dentes” a salvação; com todo o temor.
O que vai diferenciar, é exatamente quem eu priorizo: Deus, as minhas vontades ou as pessoas?
Nós temos o domínio; o livre arbítrio, justamente para decidir! E aqui reside a diferença: Somos nós que decidimos o que queremos.
E o que plantamos, sem dúvida, colheremos!
Em quem Deus vai investir, como fez com Maria?
Naqueles que negam a sua vontade; ainda que aparentemente “percam” para o mundo, “ganham” para Deus e chamam a Sua atenção.
Pese e avalie: O que tem priorizado? Tem-se mantido “virgem” num mundo onde o príncipe é o diabo? Onde tudo a faz pecar e é contrário à fé…
Aqui se destacam os que se fazem Escolhidos!
Ana Pinto
Março 19, 2013 às 22:45
Pois é, é mesmo verdade eu recordo-me perfeitamente à um tempo atrás eu estava em alta a nível espiritual, só que não vigiei então perdi toda a minha pureza porque comecei a ver atitudes de certas pessoas com maus olhos e então perdi-me por completo porque alimentei o que não devia devido aos maus olhos, foi muito fácil cair levantar-me foi mais complicado, naquela época não priorizei a minha comunhão com Deus, mas sim priorizei as pessoas fui egoísta. Mas devido a esse erro comecei a vigiar ainda mais porque não quero voltar aquele ponto, agora a minha prioridade é Deus, desde então desvio-me de tudo o que me afasta dele!
Jaquilina Alves
Março 19, 2013 às 18:06
Olá Dna Vivi e Dna Loisa eu também concordo com o comentário que leu em ultimo até porque me identifiquei.
O serto é que Deus quer e tem me moldado a cada dia. Tem sido experiências muito boas e sempre estou ouvindo deu Falando comigo.
Me chamou a atenção também quando falaram sobre salvaguarda-nos para nossa fé sege pura. Salvaguardar-nos no dia a dia e até no meio que estamos e convivemos. Entendi que nem tudo que me da vontade de falar o devo fazer!
Beijos grandes
susana Fernanda
Março 17, 2013 às 22:35
O que mais me chamou atenção foi o sacrificar para me manter pura espiritual. O rejeitar tudo o que é o oposto ao que agrada a Deus. Acabo sempre por ver que estou constantementea olhar para dentro de mim, so assim consigo reconhecer os meus erros e deixo-me ser moldada pelo Oleiro o senhor Jesus. Só assim me mantenho virgem espiritualmente.
Ana Alves
Março 17, 2013 às 20:53
Ola d. viviane vou começar mais a olhar para os testemunhos que temos na biblia os bons, e começar a comparar-me com eles pois se Deus fez com que fossem lembrados então não ha melhor que seguir-los a eles . Pois é dificil encontrar um exemplo nos dias de hoje e se o encontramos nao conseguimos enchergar bem o que devemos ver.
Eu quero melhorar me a cada dia pois nunca pensei que tivesse tantas falhas como as que estou a encontrar em mim mas sei que as vou conseguir restaurar a todas. Obrigada 🙂
Joana Oliveira
Março 17, 2013 às 19:19
Boa tarde, eu sempre cobrava muito de mim, queria ser perfeita para agradar a Deus, quando falhava isso me atormentava imenso… trabalho num local onde tem muitas mulheres e então a fofoca é imensa. Eu não me afastava para não ser anti social, não comentava mas por vezes dava por mim a pensar naquelas coisa. Então decidi me afastar quando começa a conversa para não me corromper. Quero ser mais pura a cada dia que passa, e por isso tenho que ser mesmo diferente das minhas colegas.
Cínthia Varela Mêrces
Março 17, 2013 às 18:51
A quarentena desse dia falou comigo muito mesmo. Eu admirei muito assim como,também questionei o porque de Deus escolher justo a Maria para que desse luz a um filho que seria perfeito; mas aí, vi que não era mesmo pela pureza do fato dela nunca ter coabitado com um homem, mas pela pureza, virgindade do seu espírito; do seu interior. Olhei para mim, e vi o quão falha tenho sido, desejando muito manter ainda mais a pureza interior. Deus é o primeiro na minha vida, mas de uns dias para ca, vi-me numa situação em que Deus não deixou de ser o primeiro na minha vida e nunca deixará de o ser se eu fizer sempre o que lhe agrada; mas deparei-me com situações em que priorizei as minhas vontades, embora não tenha sido intencionalmente, mas também foi conscientemente, e pedi perdão a Deus por ter afirmado e assumido o compromisso de fidelidade para com ele e, ainda assim, ter dado vazão ás minhas vontades, sendo-lhe infiel ainda que nas coisas que o meu “eu” poderia ter “dito” que não é nada de especial, mas que conta e muito e que não posso me descuidar!