Quarentena – 9º dia
- 27
- Dez
- 2012
“No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.” (Lc.26,27)
O anjo foi até uma virgem, que não se revelara apenas pura de corpo, por não haver coabitado com homem algum, mas que se salientava pela sua pureza interna… Não tinha maus olhos; não se permitira corromper por quaisquer circunstâncias.
Estamos em uma época em que a internet e as novas tecnologias, usadas de forma descontrolada, permitiram que a sociedade se deteriorasse, atingindo a Família, corrompendo, assim, os bons hábitos e costumes.
Muitas pessoas, desta forma, permitiram-se influenciar e, até mesmo, desvirtuar, por maus testemunhos de pessoas supostamente cristãs, mas cujos princípios estão igualmente corrompidos.
Têm permitido que as circunstâncias ditem as normas da sua fé.
Não vivem de acordo com o que está escrito na Palavra de Deus, mas consoante os costumes e situações externas.
E, a partir do momento que se começa a ver com maus olhos, perde-se a pureza… a virgindade, e “abraça-se” a malícia.
Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…
Mas são muitos os que se permitem influenciar pelas circunstâncias e pelas vozes do mundo, para desfazer a sua pureza inicial. E é disto que temos de nos salvaguardar… de tudo o que nos pretende contaminar.
O que é mais importante?
Deus… ou as pessoas que estão ao seu redor?
Se os demais não agem de acordo com a fé verdadeira, isso é motivo para eu deixar de ser “virgem” e pura? Não!
Mas muitos usam deste refúgio, para justificar o seu fracasso. Fazem disto o seu “bode expiatório”.
O nosso insucesso é fruto do que nutrimos interiormente.
É muito importante eu ver como eu sou… Assumir a minha postura, como “alma”, com defeitos e falhas. Se assim for, compreenderei, igualmente, porque motivo as outras pessoas erram; não compreendem ou agem de determinada forma…
Se em mim, eu não encontrei perfeição, não é correto impor perfeição aos demais.
É importante avaliarmos:
Normalmente, a mulher compara-se…
Fruto desta comparação, ou sente-se inferior ou julga. E isto, nada mais é, do que o reflexo de um problema na sua vida com Deus.
Porque se houvesse comparação com o que está escrito, priorizaria a Deus, mas como dá prioridade às pessoas, acaba por perder… Isto é puro egoísmo, pois nem se enxerga como uma pessoa errada.
Maria estava em Nazaré, num local simples…
Muitas pessoas anseiam estar em um lugar “alto”; habitar em palácios, mas o que Deus verdadeiramente procura, são aqueles que resguardam a sua virgindade espiritual.
Assim como a pureza do corpo físico, se conserva por intermédio de sacrifício e negação dos desejos carnais, assim também é em relação à nossa vida espiritual…
Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!
Guardamos com “unhas e dentes” a salvação; com todo o temor.
O que vai diferenciar, é exatamente quem eu priorizo: Deus, as minhas vontades ou as pessoas?
Nós temos o domínio; o livre arbítrio, justamente para decidir! E aqui reside a diferença: Somos nós que decidimos o que queremos.
E o que plantamos, sem dúvida, colheremos!
Em quem Deus vai investir, como fez com Maria?
Naqueles que negam a sua vontade; ainda que aparentemente “percam” para o mundo, “ganham” para Deus e chamam a Sua atenção.
Pese e avalie: O que tem priorizado? Tem-se mantido “virgem” num mundo onde o príncipe é o diabo? Onde tudo a faz pecar e é contrário à fé…
Aqui se destacam os que se fazem Escolhidos!
Marlisa Soares
Março 14, 2013 às 12:55
Olha a honra Deus o próprio Deus mandou o seu anjo ir ter com uma virgem, naquela altura virgens haviam bastantes mas Deus mandou a uma porque ela fazia a diferença entre todas as outras era firme e fiel a Deus vivo, mas além disso tinha noivo, um homem desconhecido “Gabriel” foi ter com ela, mas Maria não teve maus olhos por isso a sua diferença como serão teus olhos assim é o teu corpo, José noivo de Maria era da família do homem que tinha o coração de Deus, David se aqui é mencionado é porque tal como David, José era um homem integro a Deus.
Virgem é por causa da sua pureza, não ter maus olhos… muitas pessoas deixam de ser pura pelos outros, ou seja as circunstâncias formam a sua fé mas devia ser a fé a formar o tempo. Se deixar entrar maus olhos deixa de ser virgem começa com a malícia, pois deixa as suas vontades e egoísmo falar. Se os outros não agem conforme o carácter de Deus eu não vou fazer o mesmo, mas logo culpo o outro por eu estar assim. Tenho de me ver primeiro como alma e só assim entenderei os outros e não julgo os demais. Deus procura pessoas puras, pessoas que guardam a sua virgindade espiritual tal com a virgindade física nós guardamos e sacrificamos é assim que tenho de fazer com a virgindade espiritual, as lutas vão vir mas eu tenho de me guardar se essa for a minha escolha, pois sou livre. E vou plantar o que colhi.
Ana Rodrigues
Março 14, 2013 às 11:44
Cada dia que passa esta quarentena tem feito com que eu cresça espiritualmente.
É muito forte esta parte “Não fora apenas a virgindade física de Maria que chamara a atenção de Deus, mas acima de tudo, a sua pureza interior. Ela não se permitiu contaminar…” eu tenho falado com algumas pessoas e vejo que elas tem permitido se contaminar. Pessoas que saíram da igreja porque se deixaram contaminar. Peço sempre a Deus para que não me deixe contaminar com as circunstâncias. Para ter essa pureza não só física pois a pureza física terá quando houver a pureza interior e essa pureza interior se reflete no exterior.
Marta Xavier
Março 14, 2013 às 9:57
Bom dia Dona Viviane! Quando eu estava a meditar nesta passagem perguntei a Deus o que ele me queria dizer, o que significava aquele versículo, e Deus falou comigo que só escolheu Maria porque ela era diferente das demais mulheres, era pura em todos os sentidos. Maria achou graça aos olhos de Deus, fez se de escolhida, chamando a atenção de Deus. Quando li a quarentena Deus confirmou aquilo em que tinha meditado. O que mais me chamou à atenção nesta meditação foi a seguinte frase:”Somos colocados à prova; também passamos por momentos difíceis; pensamentos negativos ou maus olhos; a dúvida e insegurança, etc. Mas, quando guardamos a nossa “virgindade” não há o que nos atinja!”. Mesmo as que são escolhidas por Deus, passam por momentos difíceis, o diabo nos tenta a toda a hora, em casa, na escola, em todo o lado. O mundo está cada vez mais contaminado, tudo à nossa volta está sujo. Cabe-nos a nós resguardarmos a nossa pureza, não só a nível físico mas principalmente espiritual. Estas pessoas são as que Deus escolhe, as que chamam a sua atenção, as que se resguardam mesmo vivendo num mundo dominado pelo próprio diabo. Temos que “pesar” e ver o que é mais importante, o que as outras pessoas pensam ou o que Deus, o nosso Pai pensa. É por isso que é importante vigiarmos a todo o momento, por o diabo faz de tudo para tirar a nossa pureza. O que temos de fazer é colocar sempre Deus em 1º lugar, olhando para ele e agradá-lo acima de tudo.
Sandra Raquel
Março 14, 2013 às 9:10
D viviane É muito forte esta mensagem. Com ela descobri que me sentia inferior , que me sentia incapacitada de ir mais além porque a dúvida me acompanhava, e eu sem saber estava a pecar contra Jesus. Porque pecava na dúvida e a minha mente viajava nos pensamentos negativos colocados pelo diabo. E esta quarentena esta-me ajudar fundamentalmente neste problema, a minha comonháo com Deus está maior e eu tenho orado mais a Deus e a depender exclusivamente dele, porque só o autor da vida me pode ajudar. Também me tem ajudado muito mais no meu interior já me sinto mais forte e ja náo uso tanto a emoçáo, mas sin a cabeça
Obrigada pela mensagem. Beijinhus
Miquelli Pereira
Março 13, 2013 às 18:30
Olá D.Viviane, estava a pensar na palavra pureza, e essa palavra envolve inúmeras coisas que pode partir de um pensamento, uma atitude, etc. A pureza está na mente de cada um de nós, o mais difícil (eu digo por mim) é controlar, filtrar aquilo que passa na mente, estar atenta para que essa pureza espiritual permaneça, deixando de alimentar o que não presta para alimentar o que é bom…
Alzira Antunes
Março 13, 2013 às 7:12
Bom dia D. Viviane e D. Luisa,
Os maus olhos, algo que se estava a passar comigo, eu olhava para aqueles que se “acham” e dizia no meu intimo não quero ser como eles, por conta disso deixava de dar importancia a coisas maravilhosas que Deus me tinha dado só para não me assemelhar com a hipocrisia dos outros, na realidade eu estava com os meus olhos já contaminados, como falou neste post deixei de olhar para Deus, deixei a pureza, e estava a olhar para os outros.
Não é mau não seguir os maus exemplos, mas se olhar somente para Deus e para a sua palavra, então vou manter a minha pureza espiritual.
Obrigada 🙂